Onde encontrar: Pão de queijo

Quando me preparava pra vir pra Espanha, uma das coisas que mais preocupava era engordar. Eu já tinha vindo pra cá e sabia o quanto a gastronomia espanhola era incrível, mas cheia de coisas que engordam muito. Pão e batata são os primeiros da lista! Quando cheguei, me entupi de tanto comer tudo aquilo que adorava e não encontrava no Brasil (ou não era tão bom), como a tortilla de patatas, a paella, as magdalenas (tem que ser as quadradas da marca Bimbo!), as napolitanas de chocolate…

Durante as primeiras semanas foi aquela alegria, mas depois, é claro, acabei me acostumando. Continuava gostando de tudo isso e de outras coisas que fui descobrindo, mas comecei a sentir saudade das coisas do Brasil, especialmente as mais “gordinhas”. Morro de vontade das coisas da cafeteria que tinha em frente ao meu trabalho, como o pão de batata de requeijão, croissant de presunto e queijo, pão de queijo. Sem falar a comida de casa, os almoços da minha bisa (o que, é óbvio, não é só a comida, mas toda a experiência do almoço de domingo com a família), os bolos das festas de aniversário, etc.

Graças à globalização é possível encontrar muita coisa por aqui (a comida da minha bisa ainda não, infelizmente). Guaraná Antarctica, por exemplo, tem em toda esquina. Outras coisas só podem ser encontradas em lojas latinas, mas elas também não são poucas em Madrid. Faz umas duas semanas comprei pão de queijo da Yoki para fazer em casa (se não me engano, custou 1,90€) e domingo finalmente foi pro forno. É super fácil de fazer: só precisa misturar meia xícara de água e dois ovos, depois mexer tudo, fazer as bolinhas e colocar no forno depois de proteger a bandeja com papel alumínio para não ficarem grudadas.

Parece pequeno, mas cresce muito. Dá para fazer menorzinho!

Pra matar a vontade MESMO ainda passei um pouquinho de requeijão depois de estarem prontos. O meu chef de cozinha fez alguns com recheio de queijo ralado e nozes e ficou muito bom (mas os pãezinhos abriram e um pouco do queijo vazou).

Nostalgia total

Pra falar a verdade, o pão de queijo que fizemos aqui não é tão bom quanto o daí (eu não gosto muito quando fica tipo uma farinha em cima), mas dá pra matar a vontade, não é caro e agora no inverno é ótimo pra comer numa tarde debaixo das cobertas vendo filme. Se já fizeram alguma receita própria de pão de queijo ou colocaram outros recheios, me mandem! Se já encontraram pronto para comer ou outras lojas que vendem, me avisem também.

Beijo!

Onde tem pão de queijo Yoki:
– Carrefour (só nas lojas grandes, aquelas pequenas de bairro não têm).
Delicias Latina: Calle Castrogeriz, S/N Centro Comercial Puerta Bonita, local 45 (perto do metro Vista Alegre)
– Loja de produtos latinos em Callao (Calle Miguel Moya, 4). Não sei o nome, mas tem também um locutório, é bem grandinha!
Intertropico: Calle de los Reyes 17 (metro Plaza de España – Noviciado)

Pan de queso

Cuando me preparaba para venir a España, una de las cosas que más me preocupaba era engordar. Ya había venido antes y sabía como la gastronomía española era (y es) increíble, pero llena de cosas que engordan mucho. Pan y patata son los primeros de la lista. Cuando llegué, comí mucho de todo lo que me encanta y no encontraba en Brasil (o no era tan bueno allí), como la tortilla, la paella, las magdalenas (tienen que ser las cuadradas de la marca Bimbo), las napolitanas de chocolate…

Durante las primeras semanas fue una alegría, pero después, por supuesto, me acostumbré a tener todo eso, que me continuaba encantando, pero empecé a echar de menos las cosas de Brasil, especialmente las más “gorditas”. Tengo ganas de las cosas que encontraba en la cafetería cerca de mi curro en Brasil, como pan de patata, croissant de jamón y queso, pan de queso. Sin mencionar la comida de casa, las comidas de mi bisabuela (lo que, por supuesto, no es solo la comida, sino toda la experiencia de la comida de domingo con la familia), las tartas de fiestas de cumpleaños, etc.

Gracias a la globalización es posible encontrar muchas cosas brasileñas en Madrid. El Guaraná Antarctica, por ejemplo, hay en toda parte; otros productos sólo se pueden encontrar en tiendas latinas, pero ellas tampoco son pocas en Madrid. Hace un par de semanas compré pan de queso de la marca Yoki para hacer en casa (que me costó, si recuerdo bien, 1,90€).

Caja con 250 gramos de polvo para hacer pan de queso

Para quien no lo conoce, el pan de queso es un típico “bollito” brasileño, específicamente de la región de Minas Gerais. Así como la tortilla, es algo que se puede comer a cualquier hora, en el desayuno, en la merienda – y en Brasil es posible encontrarlo en cualquier cafetería o panadería de tamaño pequeño (para comprar de acuerdo con el peso) o más grande, para comer sólo uno.

El domingo finalmente pusimos el pan de queso en el horno. Es bastante fácil de hacer: sólo tienes que echar media taza de agua y dos huevos al polvo que viene en la caja, después hacer las pelotitas del tamaño que quieras (pero sin olvidar que ellas crecen mucho!) y poner en el horno después de proteger la bandeja con un papel plata para que no se peguen.

Mi chef de cocina personal hizo algunos rellenos de queso rallado y nueces y se quedaron muy buenos (pero los panecitos se abrieron y un poco del queso acabó saliendo). El novio de una amiga que hace muchas invenciones en la cocina llegó a hacer una vez pan de queso relleno de gambas fritas en el “aceite de dende” (un aceite típico del Norte/Nordeste brasileño) – yo no lo probé, pero ellos me dijeron que estaba buenísimo.

Si vosotros intentáis alguna receta con pan de queso, enviádmela. Si habéis encontrado pan de queso ya listo para comer en alguna parte, avisadme también.

Hasta pronto!

Donde encontrar pan de queso Yoki:
– Carrefour (sólo disponible en las tiendas más grandes, en la sección de productos latinoamericanos)
– Delicias Latina: Calle Castrogeriz, S/N Centro Comercial Puerta Bonita, local 45 (cerca del metro Vista Alegre)
– Tienda de productos latinos en Callao (Calle Vicente Moya, 4). No sé el nombre de la tienda, pero también es un locutorio)
– Intertropico: Calle de los Reyes 17 (metro Plaza de España – Noviciado)

Anúncios

5 Comentários

  1. Muito obrigada! Ha anos moro,aqui e nunca me interessei em procurar uma loja brasileirinha! Morei em Londres 3 meses e lá tem loja brasileira em vários lugares e acessível!

    1. Oi, Ana! De nada… aqui no blog já tem alguns posts com o tema “onde encontrar” alguns produtos brasileiros. Ah! Outro lugar que já começou a vender algumas coisas do Brasil é o mercado Lidl, mas são poucos produtos. 🙂

  2. Oi, somos da antiga Delicias Latina, agora Kibom produtos do Brasil, temos varios produtos do Brasil, seguimos no mesmo endereço, e somos os mesmo.Nossa web http://www.kibom.es

    Muito obrigado Larissa, por lembrar de nós 😉

  3. Layse · · Responder

    Hola!
    O endereço da loja em Callao está errado não? Não seria Calle Miguel Moya? Estudo espanhol ali do lado e nunca reparei que tinha uma loja tão perto!! Vou prestar atenção segunda. Obrigada pelas dicas 🙂

    1. Oi, Layse! É isso mesmo, Miguel Moya. Obrigada pelo toque, já corrigi! 😀
      Para quem vê de fora, nem dá pra perceber que é uma loja de produtos latinos, porque parece que é só um locutório, mas na verdade é as duas coisas.
      Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: