Provando pintxos (não é o que vocês pensam!)

(ATUALIZADO EM JULHO/15)

Quer ficar mal acostumado? Vem pra Espanha tomar uma cerveja num bar. Toda vez que você vai pede uma bebida, você ganha uma tapa. Às vezes é algo bem simples (pipoca, amendoim ou batata chips) e outras vezes te servem algo um pouco mais elaborado, como empanada de atún, tortilla feita na hora, etc.. Alguns restaurantes vendem tapas que são mais elaboradas, chamadas pinchos (ou pintxos), uma especialidade do País Vasco.

Por recomendação de uma amiga do mestrado, fui a um bar-restaurante de tapas e sempre levo as visitas que recebo em Madrid até lá para que conheçam o que é um pintxo de verdade – mas sem gastar muito. O Lateral tem um ambiente agradável e quem olha de fora talvez pense que é caro, mas os preços são acessíveis. Já são seis unidades em Madrid, mas por alguma razão só fui até agora na unidade da calle Fuencarral – tinha um garçom brasileiro muito simpático.

Não espere matar a fome com só um, cada pessoa come uns três ou quatro; e cada pintxo custa a partir de 3,5€ . O problema é que dá vontade de provar todos! Se você não tem frescuras (nem restrições), uma boa dica é a degustação de pintxos, que já vem com sete pintxos bem diferentes entre si, com duas unidades de cada e custa 16,7€. Os de brie com jamón e de queijo de cabra com pimento de piquillo são MUITO bons!

Pintxos: impossível comer só um!

O restaurante também têm porções para dividir (detalhe: aqui as porções se chamam raciones!!), saladas e sobremesas a preços bem camaradas. As bebidas são um pouco mais caras que em um bar, mas nada que assuste.

O atendimento é um assunto a parte. Quando fui a primeira vez, achei um pouco lento, mas depois percebi que o serviço a la española é diferente do brasileiro, especialmente do paulista! Então, não pense em ir com muita pressa e se prepare para esperar um pouco se for jantar porque normalmente tem fila e eles não aceitam reservas.

São várias unidades em Madrid e você pode ver qual é a mais próxima a você no site oficial.

Anúncios

um comentário

  1. […] Provando pintxos (não é o que vocês pensam!) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: