Feira de Natal na Plaza Mayor

Peço desculpa antecipadamente, mas até o dia 25 vão rolar vários posts sobre o Natal! Decoração, atrações, tradições… não que o Natal madrilenho seja o máximo, mas já que estamos aqui vamos aproveitar o que ele oferece.

Madrid, como muitas cidades europeias, também tem suas feirinhas de Natal – chamadas por aqui de mercadillos de Navidad – e a mais tradicional é a de Plaza Mayor, que abre oficialmente amanhã, mas já está funcionando. Para quem não conhece, a praça está bem no centro, pertinho de Sol, e é um dos principais pontos turísticos da cidade, com uma história que remonta ao século XVI.

Mercadillo de Navidad na Plaza Mayor

Mercadillo de Navidad na Plaza Mayor

Eu acho essa feirinha um pouco sem graça e ficaria #chatiada se fosse turista porque como ela está espalhada em volta de toda praça, fica impossível tirar uma foto geral da Plaza Mayor sem que ela apareça. O jeito é fazer com ela seja mais uma das atrações…

Outra coisa que faz com que eu não seja apaixonada é que não tem comes e bebes. Poxa, com o frio que faz agora seria perfeito passear na feirinha tomando chocolate quente (ou vinho quente, que saudade) e comendo umas tapas. Mas a visita vale a pena (se você vem como turista, a visita à Plaza Mayor é obrigatória!) e tem umas coisas bacanas pra ver. Metade das barracas vende Papai Noel made in china, mas a outra metade tem produtos artesanais principalmente para presépios, chamados aqui de “Belén”.

Tem de tudo para o presépio

Tem de tudo para o presépio

O Belén é uma tradição na Espanha e na feira é possível encontrar um “kit-Belén”, como costuma ser vendido no Brasil; e os artigos vendidos separadamente. Dá pra comprar grama, areia, ovelhas, pastores, vacas, reis magos, etc., e montar um Belén como quiser, do tamanho que quiser. Tem até uns personagens que se movimentam, como o “padeiro” colocando o pão pra assar – o braço que carrega o pão se movimenta até o forno.

Tem até bonecos que se movimentam!

Tem até bonecos que se movimentam!

Mesmo que não seja pra comprar nada (duvido não sentir vontade de comprar alguma coisa pra dar de presente pra vó – eu sempre sinto, rs!), é um passeio bacana pra conhecer a tradição espanhola e é gratuito! Só não esqueça do casaco, porque a praça é aberta.

Besito!

Mercadillo de Navidad – Plaza Mayor

Pido disculpas anticipadamente, pero hasta el día 25 habrá varios posts sobre Navidad. Decoración, atracciones, tradiciones… no es que la Navidad madrileña sea increíble, pero ya que estamos aquí vamos a disfrutar de lo que ella ofrece.

Madrid tiene sus mercadillos de Navidad y el más tradicional es el de Plaza Mayor, que abre oficialmente mañana, pero ya está funcionando. A los que no conocen la plaza, ella está en el centro de la ciudad, cerca de Puerta de Sol, y es uno de los principales puntos turísticos, con una historia que empieza en el siglo XVI. Ese mercadillo no me hace mucha ilusión y creo que si fuera turista me enfadaría un poco porque él impide sacar buenas fotos panorámicas de la plaza. La salida es tornarlo una de las atracciones más de la plaza…

Mercadillo de Plaza Mayor

Mercadillo de Plaza Mayor

Otro punto que hace que no sea una enamorada de ese mercadillo es que no hay cosas para comer y beber. Con el frío que hace en esta época del año, sería perfecto pasear por el mercadillo tomando un chocolate caliente y comiendo unas tapas.

Aun así, la visita merece la pena (si eres un turista en Madrid, tienes que ir a Plaza Mayor!) y hay muchas cosas guays para ver. La mitad de las ‘tiendas’ vende Papá Noel y otros productos made in China, pero la otra mitad tiene productos artesanales principalmente para Belenes.  El Belén es uma tradición en España y en el mercadillo es posible comprar uno completo o los artículos separadamente. Es posible comprar césped, arena, ovejas, vacas, pastores, reyes magos, etc., y montar el Belén como quieras. Hasta hay unos muñecos que se mueven, como el panadero que pone el pan para asar – el brazo que lleva el pan se mueve hasta el horno.

Muñecos que se mueven!

Muñecos que se mueven!

Mismo que no sea para comprar nada (dudo que no tengas ganas de comprar alguna cosa para regalar a la abuela – yo siempre tengo!), es un paseo interesante para conocer la tradición española y es gratuito! No olvides el abrigo porque la plaza es abierta.

Besito!

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: