Tradições espanholas nas festas de fim de ano

Morar em outro país significa estar sempre aprendendo coisas novas e se surpreendendo. Depois de mais de um ano na Espanha, eu ainda me vejo em situações em que me surpreendo muito – e me divirto na maioria delas.

A noite do dia 24 de dezembro foi uma dessas situações. Em espanhol, essa noite é chamada de “Noche Buena”, enquanto a noite do dia 31 é a “Nochevieja”. Em um jantar rodeada SÓ por espanhóis, fiquei observando tudo, provando todas as comidas, falando um pouco sobre o Brasil e as tradições natalinas por lá. Olho no relógio e faltavam menos de 10 minutos pra meia-noite. Fico naquela expectativa! O tempo vai passando, passando e… nada! Por aqui, não tem essa de se abraçar e desejar “feliz Natal” à meia-noite. Ainda bem que eu não me empolguei e gritei antes, senão ia ficar todo mundo sem entender nada.

E se no Brasil a gente gosta de festa, aqui eles gostam ainda mais. Além do Natal e do Reveillón, a família toda se reúne no dia 06 de janeiro, “día de los Reyes”. Na tradição espanhola, são os Reis quem trazem os presentes e não Papai Noel, embora isso esteja mudando um pouco. Por conta disso, é depois de dia 06 de janeiro que começam as promoções nas lojas; apesar de a crise ter antecipado algumas promoções para até antes do Natal.

Doces típicos de Natal

Doces típicos de Natal

Na “Nochevieja” de Madrid, a maior festa acontece em Puerta del Sol, o centro da cidade. Diante de um grande relógio, as pessoas esperam pelas 12 badaladas e, em cada uma das badaladas, tem que comer uma uva pra ter sorte o ano todo. Quem está em outra parte da Espanha pode assistir pela televisão.

Não há nenhuma tradição de cor para Reveillón e o branco é, com certeza, o menos usado porque estamos em pleno inverno. Há pouco tempo começou uma moda de usar vermelho, mas não é algo tão comum quanto o onipresente branco do Reveillón do Brasil.

Para terminar: o canal de televisão Neox lança a cada ano uma ideia “fora do convencional” para celebrar a chegada do Novo Ano. No ano passado, por exemplo, eles promoveram uma festa em Puerta del Sol igualzinha a que acontece no dia 31, só que no dia 30! Esse ano, a surpresa ainda não foi revelada, mas está nas mãos de Cecilia, a senhora de Borja que fez a restauração do quadro que ficou famoso no mundo inteiro. Dá uma olhadinha no teaser:


Tradiciones españolas en las fiestas del fin de año

Vivir en otro país significa estar siempre aprendiendo cosas nuevas y sorprendiéndose. Después de más de un año en España, todavía me veo en situaciones en que me sorprendo mucho – y lo paso bien en la mayoría de ellas.

La noche del 24 de diciembre fue una de esas situaciones. En una cena acompañada sólo de españoles, me quedé observando todo, probando de todo, hablando un poco sobre Brasil y sus tradiciones navideñas. Miro el reloj y quedaba poco menos de 10 minutos para las doce de la noche. Me quedo ansiosa! El tiempo va pasando, pasando y… nada ocurre! En España, no hay la tradición, como en Brasil, de abrazarse y desear ‘feliz navidad’ a las doce. Por suerte no dije nada a las doce, si no nadie lo entendería.

Y si en Brasil nos gusta la fiesta, aquí les gusta aún más. Además de Navidad y Nochevieja, la familia se reúne el día 06 de enero, día de los Reyes. En la tradición española, son los reyes quienes traen los regalos y no Papá Noel, aunque eso esté cambiando un poco. Por eso, es después del día 06 de enero que empiezan las rebajas en las tiendas; aunque la crisis haya anticipado algunas rebajas para hasta mismo antes de Navidad.

En la “nochevieja” de Madrid, la principal fiesta es en Puerta del Sol, el centro de la ciudad. Delante de un gran reloj, las personas esperan por las 12 campanadas y, en cada una de ellas, hay que comer una uva para tener suerte todo el año. Los que están en otra parte de España pueden ver todo eso por la tele.

No hay tradición de usar un color específico para nochevieja, pero hace poco empezó a ponerse de moda el rojo, aunque no sea tan común como es el blanco en Brasil.

Para terminar: el canal de tele Neox lanza a cada año una idea ‘fuera del tradicional’ para celebrar la llegada del nuevo año. El año pasado, por ejemplo, ellos promovieron una fiesta en Puerta del Sol igual a la que ocurre el día 31, pero el día 30! Ese año la sorpresa todavía no fue revelada, pero está en las manos de Cecilia, la señora de Borja que hizo la restauración del cuadro que se quedó famosa en todo el mundo. Echa un vistazo en el teaser arriba.

Anúncios

2 Comentários

  1. […] já disse no post anterior, é tradicional passar a virada da Nochevieja en Puerta del Sol. Depois, todos os espanhóis farão […]

  2. […] Tradições espanholas nas festas de fim de ano […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: