Siesta: verdade ou lenda?

Confesso que eu pensava que a siesta era um desses estereótipos dos espanhóis, assim como a ideia de que todos são toureiros e comem paella todos os dias; ou seja, um exagero que não corresponde à realidade. Mas, surpresa!, a siesta não é uma lenda. Quer dizer, é praticamente 100% verdadeira.
Explico: com exceção dos centros das grandes cidades,  das grandes empresas e dos mercados, praticamente tudo fecha entre 14h e 17h, o que inclui comércios e pequenos prestadores de serviço. Isso não significa que todo mundo obrigatoriamente dorme depois de almoçar, embora essa seja uma possibilidade. Vale ressaltar que a siesta não significa trabalhar menos, porque quando voltam ao trabalho no período da tarde, eles costumam ficar até às 20h, 20h30. Para os turistas, a siesta não tem muito impacto porque praticamente tudo no centro fica aberto, incluindo lojas, museus, centros comerciais, restaurantes, cafés, etc.

Já imaginou ter esse horário de trabalho?

Já imaginou ter esse horário de trabalho?

Quando cheguei, achava a siesta a coisa mais estranha do mundo. Primeiro porque em São Paulo isso seria impossível, não dá pra imaginar todo mundo saindo do trabalho e voltando pra casa pra voltar ao trabalho depois de três horas porque é simplesmente inviável, perderíamos essas três horas indo e vindo, rs! Segundo porque eu SEMPRE esqueço da hora da siesta e saio pra comprar alguma coisa e dou de cara com tudo fechado, como papelaria, livraria, lojinha do bairro, etc. Terceiro porque é surreal ter que ir pra faculdade, voltar pra casa e fazer hora pra depois voltar pra faculdade e ter mais aula.

Maaaas… depois de um tempo é inevitável se acostumar um pouco ao estilo de vida espanhol, muito mais tranquilo que o brasileiro, e confesso que não tem coisa melhor do que uma soneca depois do almoço. Aliás, não sou eu que digo isso, há estudos que comprovam!

spanish1 (1)

Siesta: verdad o leyenda?

Confieso que pensaba que la siesta era uno de los estereotipos españoles, así como la idea de que todos son toreros y se come paella todos los días, o sea, una exageración que no es realidad. Pero, sorpresa!, la siesta no es una leyenda. Digo, es algo casi 100% verdadero.

Explico: con excepción del centro de las grandes ciudades, grandes empresas y mercados, practicamente todo se cierra entre las 14h y las 17h, lo que incluye comercio y prestadores de servicios. Eso no significa que todos se vayan a casa, coman y se acuesten, aunque sea una posibilidad. La siesta tampoco significa que se trabaja menos horas, porque al volver al trabajo por la tarde, los españoles se quedan en la oficina hasta las 20h, 20h30. Para los turistas, la siesta no tiene tanto impacto porque todo sigue funcionando en el centro de Madrid.

Al llegar a España, la siesta me parecía la cosa más rara del mundo. Primero porque en Sao Paulo eso sería imposible, no se puede imaginar todos saliendo del curro, volviendo a casa para luego volver al curro después de tres horas porque es simplemente inviable, se gastarían esas tres horas en el tráfico, jajaj! Segundo porque SIEMPRE me olvido de la siesta y salgo a comprar algo y todo está cerrado. Tercero porque es surreal ir a la uni, volver a casa, comer, esperar un par de horas e volver a la uni para las otras clases.

Peeeero… después de unos meses es inevitable acostumbrase un poco al estilo de vida español, mas relajado que el brasileño, y confieso que no hay nada mejor que echar la siesta después de comer. Bueno, no soy yo que lo digo, hay estudios que lo comproban!

Anúncios

um comentário

  1. […] como trabalho/escola, hora de dormir, horário de bancos e outros prestadores de serviço – e até a “siesta”. Lembro que eu tinha aula até às 14h no mestrado e morria de fome! Agora já acostumei com isso, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: