Usando o trem em Madrid

Agora que estou usando o trem todos os dias para ir ao trabalho (yeaaaah!), achei que poderia dar umas dicas de como e quando usar o trem em Madrid. Em SP, usei o trem umas três vezes na vida, mas tinha aquela impressão de ser meio caótico, sempre lotado e demorado. Aqui em Madrid, o trem não é nem uma coisa nem outra, mas está longe de ser perfeito!

Trem "tranquilito"

Trem “tranquilito”

Para quem é turista, o trem é uma maneira eficiente e muito gostosa (porque tem vistas lindas, o trem é confortável) de ir a cidades vizinhas, como Ávila, Segóvia ou o Escorial. Também é possível ir de trem para qualquer canto do país, mas as passagens são caras e as viagens, longas, então acaba compensando mais usar os voos da EasyJet ou Ryanair. E para quem fica só em Madrid mesmo, o melhor é usar o metrô ou ônibus. Agora que já sei usar o trem, eu definitivamente o recomendaria como meio de transporte do aeroporto para o centro da cidade (desde que você se hospede em algum lugar próximo à estação, para não ter que pegar o metrô ou ônibus depois, senão o metrô continua sendo uma boa opção).

(clique nas imagens para ampliá-las)

Sei que a foto está uma porcaria, mas dá pra ver as montanhas cobertas de neve lá no fundo? <3

Sei que a foto está uma porcaria, mas dá pra ver as montanhas cobertas de neve lá no fundo? ❤

Uma das vantagens do trem está no conforto, quase nunca está lotado, no máximo eu tive que ir uma ou duas estações em pé, mas sem aperto ou empurrões. Para quem chega ou vai ao aeroporto, também tem maleteiros que facilitam. O preço do bilhete de trem varia de acordo com as regiões (chamadas zonas) percorridas. O mais barato custa 1,60  euro/viagem e o mais caro, quando se percorrem sete zonas, custa 5,30. É o que se pagaria saindo de uma estação no centro de Madrid e indo até o Escorial, uma viagem que leva cerca de uma hora.  No mapa abaixo estão as estações dividas por zona.

renfe3

Por outro lado, o trem tem algumas desvantagens, que são:

–  falta de pontualidade. Os trens têm horários definidos que você pode checar na página da Renfe, mas ele não é sempre pontual, embora os atrasos também não costumem ser tão longos;  no máximo, uns 10 minutos. Pode parecer pouco, mas se você tem que trocar de linha e um tempo curto para fazer essa troca, isso pode ser um problemão. Para ir ao trabalho, por exemplo, eu tenho que trocar de linha em Chamartin. Se meu trem atrasa e o outro já saiu, tenho que esperar uns 15-20 minutos pelo próximo!

Painel informa horário dos trens e plataforma

Painel informa horário dos trens e plataforma

– frequência. O intervalo entre trens varia durante o dia. Quando saio do trabalho (um horário que tem pouca gente), o intervalo entre um trem e outro é de 20-25 minutos. Se não é usuário frequente, o melhor é checar no site os horários para não ter que esperar muito.

– confusão na hora de pegar o trem em grandes estações. Em Chamartim param não só os trens que vão para outras regiões de Madrid (que estão no mapa acima), mas para todo país. São umas 20 plataformas. O problema é que os trens não param em uma plataforma fixa e muitas vezes só avisam em que plataforma seu trem vai passar quando falta um minuto. Isso significa muita correria!!!

Comprar o bilhete

Os bilhetes são vendidos em todas as estações e a máquina sempre estabelece aquela estação como a origem da viagem. Você só tem que colocar o destino e se quer que o bilhete seja só ida ou ida e volta.

Dica

Usar o trem em Madrid não é difícil, assim como o metrô é só se guiar pela linha que tem que usar e a estação final, para saber o sentido. Os trens costumam ter ‘televisores’ que avisam o trajeto e a parada seguinte, além de avisar em alto-falante também (em espanhol e inglês). É só ficar atento e aproveitar a viagem!

DSC01009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: