Qual a melhor época para visitar Madrid?

A cidade é linda o ano inteiro e cada estação tem os seus atrativos, além disso cada ano é diferente. No ano passado, por exemplo, choveu muito menos que esse ano durante o inverno e o frio chegou tarde. Mas, no geral eu recomendaria o outono e a primavera, ou seja, entre setembro e dezembro e entre abril e junho.

DSC08109

Para quem não sabe, Madrid é uma cidade bem seca. Por isso, na hora de arrumar as malas coloque sempre hidratante para a pele e para as mãos e hidratante labial. Chegando aqui, ande sempre com uma garrafa d’água. Em um ano e meio acho que presenciei uns três temporais, daqueles que rolam todo final de tarde de verão em São Paulo. No geral, é só uma chuva fraquinha.

Fuja do verão, principalmente julho e agosto. Por quê? Porque faz um calor insuportável, chegando aos 40 graus! E de noite não tem descanso: o sol brilha até umas 21h30 e as noites são muito quentes, com temperaturas em torno dos 28 graus. E o pior é que não tem praia para refrescar. É incrível como a cidade fica vazia de “locais”, que têm férias nessa época e viajam para o litoral. A vantagem de estar em Madrid nessa época é que se pode aproveitar muito à noite, sair com vestido, regata e camiseta, fazer pic-nic no parque ou botellón (que são proibidos por lei e podem render uma multa super cara, mas todo mundo faz!). Já seguir um roteiro turístico de horas de caminhada por dia fica meio difícil.

Fritando em Madrid! (só um pinguim desse pra resistir)

Fritando em Madrid! (só um pinguim desse pra resistir)

O inverno é longo, mas não tão rigoroso quanto em outras partes da Europa. Como eu já tinha dito nesse post, não costuma nevar em Madrid (esse ano nevou um ou duas dias), mas faz frio, em torno dos 3 a 8 graus, entre final de fevereiro e começo de março. Se o frio não é um problema pra você, vá em frente! Como não chove muito, não há risco de atrapalhar seu passeio.

Parque del Retiro no inverno (incrível como ele é lindo em qualquer estação!)

Parque del Retiro no inverno (incrível como ele é lindo em qualquer estação!)

Já a primavera tem um clima perfeito, começa em março com um friozinho (de 10/12 graus) e a temperatura vai subindo até chegar ao ápice, em julho. Os meses de maio e junho são, para mim, os mais gostosos da estação, quando faz calor, mas dá para aguentar numa boa. E é incrível como o humor das pessoas mudam e todo mundo sai pra tomar cerveja nas “terrazas”, além de ficar tudo super florido (atenção aos alérgicos a pólen!).

O Parque del Retiro fica assim... lindo!

O Parque del Retiro fica assim… lindo!

O outono é, sem dúvida, minha estação preferida, porque depois de fritar com 40 graus, nada melhor do que um friozinho confortável. Da segunda quinzena de setembro até o final de novembro, o clima costuma estar muito bom, com frio, mas gostoso para passear e cheio de folhas cobrindo os parques.

Final do outono no Parque del Retiro

Final do outono no Parque del Retiro

E até eu, que amo frio, já não vejo a hora de a primavera chegar de vez! 🙂

Confira também o post: Madrid mês a mês.

¿Cuál es la mejor época para visitar Madrid?

La ciudad es linda todo el año y cada estación tiene sus puntos, además cada año el clima cambia un poco. El año pasado, por ejemplo, llovió mucho menos que este año durante el invierno y el frío llegó tarde. Pero, en general, yo recomendaría entre el otoño y primavera, o sea, entre septiembre y diciembre y entre abril y junio.

A los que no lo sepan, Madrid es una ciudad bastante seca. Por eso, a la hora de hacer las maletas, pon hidratantes para la piel y manos e hidratante labial. Al llegar aquí, lleva siempre una botella de agua. En año y medio aquí, creo que vi unos tres temporales, pero en general la lluvia es flaca.

Huye del verano, principalmente entre julio y agosto. ¿Por qué? Porque hace un calor inaguantable y la temperatura llega a los 40 grados. Por la noche, el calor sigue: hay sol hasta las 21h30 y las noches son muy cálidas, con temperaturas alrededor de 28 grados. Lo peor es que no hay playa para refrescar. Es increíble como la ciudad queda vacía de madrileños, que salen de vacaciones y van a la playa. La ventaja de estar en Madrid esa época es que se puede aprovechar mucho por la noche, salir con vestido, camiseta y pantalones cortos, hacer picnic o botellón (lo que es prohibido por ley, pero todos lo hacen).

El invierno es largo, pero no tan riguroso como en otras partes de Europa. Como yo ya había dicho en ese post, no suele nevar en Madrid (ese año nevó un par de días), pero hace frío, alrededor de 3 a 8 grados, entre febrero y principio de marzo. Si el frío no es un problema para ti, ¡adelante! Como no suele llover mucho, no hay riesgo de molestar tu paseo.

Ya la primavera tiene un clima perfecto, empieza en marzo con frío (de 10/12 grados) y la temperatura va subiendo deprisa. Los meses de mayo y junio son, para mí, los mejores de la estación, cuando hace calor, pero uno se siente confortable. Y es increíble cómo cambia el humor de la gente  y todos salen para tomar cañas en las terrazas.

Primavera

Primavera

El otoño es, sin duda, mi estación preferida, porque después de  los 40 grados del verano, no hay nada mejor que un poco de frío. De la segunda quincena de diciembre hasta el final de noviembre, el clima suele estar muy bueno, con frío, pero uno se siente a gusto para pasear.

Y hasta a mí, que me encanta el invierno, me entran ganas de que la primavera llegue de verdad! 🙂

Anúncios

2 Comentários

  1. Monikinha · · Responder

    Reblogged this on Quero viajar…..e agora?e comentado:
    O parque Del Retiro é lindo realmente! Adorei este lugar quando estive aí!

  2. Mônika, eu sou suspeitíssima para falar, rs! Obrigada por ter colocado esse post na sua página! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: