Aeroporto de Barajas – dúvidas comuns

Há algum tempo fiz um post sobre Barajas, mas vi que tem vááárias dúvidas sobre o tema que não foram respondidas naquele post (disponível aqui).

Como já tinha dito, embora seja o único aeroporto de voos comerciais de Madrid, Barajas é dividido em quatro  terminais, três deles funcionam no mesmo “edifício” e o T4, mais novo, fica a uns três quilômetros do T1-T2-T3.

Então vamos a umas perguntinhas (e respostas) sobre Barajas.

1- Como eu sei de qual terminal sai ou chega meu voo?
Se o seu bilhete não informa o terminal, você pode checar no site do próprio aeroporto  nos dias que antecedem o voo ou no próprio dia da viagem.

2- Os terminais T1-2-3 estão conectados com o T4?
Sim, tem um ônibus gratuito que conecta os terminais e leva só cinco minutinhos!

Bus gratuito que conecta os terminais 1-2-3 ao T4

Bus gratuito que conecta os terminais 1-2-3 ao T4

3- O aeroporto está conectado com a cidade por meio de transporte público?
Sim, e sobre isso eu escrevi aqui.

4- As lojas do duty free valem a pena?
Acho que quem está vindo para a Europa deveria deixar as compras para a volta por dois motivos:
– quando você chega, está naquela ansiedade pra desembarcar e conhecer a cidade, enquanto na volta, você é obrigado a perder umas duas horinhas esperando depois de fazer o check-in, ou seja, tem tempo livre para fazer as compras.
– os preços de muitas coisas é bem próximo ao praticado no duty-free, isso porque os impostos que são super altos para algumas coisas no Brasil não são tão altos nos países europeus, ou seja, na Europa perfumes ou roupas de marca são naturalmente mais baratas (também porque muitos deles não são importados).

Duty-free em Barajas

Duty-free em Barajas

A minha recomendação então é comprar por aqui e, se faltar alguma coisinha, deixar pro duty-free. Mas se você precisar, encontra de tudo no duty-free: roupa, perfume, brinquedo, bebidas, comidinhas, produtos típicos. Com um porém: as lojas não são 24 horas como em Guarulhos (quer dizer, acho que é assim em Guarulhos, porque já cheguei de madrugada e estava aberto). Por aqui, as lojas funcionam entre cerca de 8h da manhã e 22h. Se seu voo é noturno, não deixe suas compras pra madrugada.

IMG-20130601-WA0001

5- Que lojas têm no duty-free?
Isso varia de acordo com o terminal, mas no site do aeroporto também está disponível uma lista completa com as lojas.

6- O controle policial é tão restritivo como se diz?
De novo, isso varia de acordo com o terminal. Isso porque eles estão organizados de maneira que os voos de países vindos de outros continentes (ou de companhias de outros continentes) tenham embarque e desembarque no mesmo terminal – o 4.  E é ali onde o controle policial é “mais restritivo”, digo isso porque há, efetivamente, um controle com policiais, independente do dia e horário.
Já peguei alguns mais simpáticos, mas alguns que te fazem mil perguntas pra te deixar mesmo nervoso. O jeito é ter tudo a mão. Por outro lado, quando minha mãe e minha avó vieram, elas apresentaram os passaportes (ainda em branco) e eles as deixaram entrar sem fazer sequer uma pergunta.

Terminal 4 de Barajas

Terminal 4 de Barajas

Em outros terminais, por exemplo, no T1, que é por onde chegam os voos da Ryanair, não tem controle policial. Você desembarca, pode pegar sua malinha e sair numa boa. Meus amigos que vieram via Porto, com a TAP, também não passaram pelo controle, assim como eu quando vim através de Paris com a AirFrance.

7- É difícil se localizar no aeroporto de Madrid?

O aeroporto é beeem grande, mas bem sinalizado. Se bater aquele nervosismo antes, o melhor é  imprimir o mapa que eles disponibilizam no site, assim como uma lista que explica o que significa cada símbolo (por exemplo, o de chegadas, saídas, táxis, metrô, etc).

Se alguém tiver vindo para Madrid com a TAM e puder dar um up nesse post, as dicas serão bem-vindas.

DSC00905

Anúncios

3 Comentários

  1. […] O post sobre o aeroporto de Barajas é o mais lido aqui no blog e muita gente chega aqui buscando sobre ele no google, então aproveitei a ida ao Brasil para ver se conseguia responder algumas das perguntas e tentava solucionar alguns dos “mistérios” que não foram respondidos aqui e aqui. […]

  2. rebeca · · Responder

    quer dizer que o terminal 1 não é para imigração?

    1. Oi, Rebeca. Acho que não entendi bem sua pergunta… o que comentei no texto é que não passei pelo controle policial no 1. Não sei se não há ou se eu tive sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: