Verão em Madrid – dicas

E o verão FINALMENTE chegou. Depois de um longo inverno e uma primavera um tanto instável, o verão chegou e já faz bastante calor em Madrid, com temperaturas máximas na casa dos 30 graus (esperem porque em julho e agosto faz ainda mais calor).

O resultado depois de meses de frio é uma “loucura” coletiva: todo mundo fica mais feliz e quer aproveitar cada raio de sol até a última hora do dia, o que costuma acontecer às 22h!!!

Palacio de Cibeles às 21h30 no verão!

Palacio de Cibeles às 21h30 no verão!

Pensando nisso e na sugestão de um leitor, decidi fazer um post com dicas do que fazer no verão de Madrid. Coloca a água na mochila (item mais do que obrigatório porque em Madrid o tempo é super seco e seu corpo exige água) e vem aproveitar o verão:

1- Parques.
Se o shopping é a praia do paulista, sem dúvidas, os parques são as praias do madrilenhos. O Retiro é o maior deles e é bem comum ver o pessoal de biquíni tomando sol ou simplesmente relaxando, lendo, jogando frescobol, fazendo picnic, namorando… o desafio é encontrar uma sombra!

2- Terracitas

Nada de ficar dentro dos bares e restaurantes. O melhor é buscar aqueles que tenham uma “terracita” (área externa) com direito a sombra, é claro. Muitos bares e restaurantes têm essa área externa. Uma recomendação? A charmosa Plaza Dos de Mayo, em Malasaña, que conta com uns cinco bares. As mesas são bem disputadas, mas dá para passar um bom tempo ali tomando uma cerveja ou tinto de verano, que é outra boa dica da estação. O tinto de verano nada mais é do que vinho e água com gás gelada.

3- Gazpacho
Se você nunca comeu, pode soar um pouco estranho, mas eu garanto que é uma delícia! O gazpacho é uma sopa fria que tem como base o tomate e pode incluir cebola, alho, pepino e pimentão. Sério, é uma delícia, refrescante e super light!

20130624_152501

4- Trocar o dia pela noite
O verão pode ser esgotador porque faz MUITO calor. Então a minha sugestão é aproveitar as noites, quando faz calor, mas dá para aguentar numa boa. Ou seja, aproveite as horas mais quentes do dia (que, ao contrário do Brasil, aqui costumam ser entre às 15h e 18h) para ir a museus ou outros ambientes fechados e poder relaxar com o ar-condicionado e deixe as longas caminhadas para mais tarde, quando ainda há sol,  mas já está mais agradável.

5- Cinema a céu aberto
Essa dica se relaciona com a anterior. Durante o verão, dormir é um desafio para quem não tem ar-condicionado porque faz muito calor. Então a prefeitura de Madrid realiza várias ações no período da noite e um deles é o Fescinal, festival de cinema de verão, com exibições a céu aberto no Parque de la Bombilla (metrô Príncipe Pio). As entradas custam 6 euros, as exibições acontecem todos os dias e a programação completa está na página.

Fugindo do calor com cinema a céu aberto (foto: divulgação)

Fugindo do calor com cinema a céu aberto (foto: divulgação)

5- Passeio de bicicleta.
Infelizmente Madrid não é uma cidade que oferece muitas opções para ciclistas nem conta com uma grande ciclovia na região central. Mas há algumas opções para quem quer conhecer mais a cidade com a magrela:

a) Bicicum: aluguel de bicicletas oferecido pela Universidad Complutense de Madrid, mas aberto a todas as pessoas. O local para alugar e retirar a bicicleta é no campus, na estação de metrô Ciudad Universitaria. A desvantagem é que, ao contrário de Paris, o serviço não é automatizado e você tem que retirar e devolver a bicicleta no mesmo lugar, que é no campus, localizado na estação de metrô Ciudad Universitaria. A vantagem está no preço: custa só 2 euros a diária!

b) Madrid Rio: o rio Manzanares corta a cidade e há uma ciclovia paralela ao Rio. Uma ótima oportunidade de conhecer uma parte da cidade pouco explorada. Uma das empresas que aluga bicicletas pertinho da ciclovia é a Pangea, perto do metrô Pirâmides. O Complexo Madrid Rio engloba tudo que está ao redor do rio, como espaços de lazer, miradores, pistas de patins, quadras de tênis, etc.

c) Casa de Campo. Algumas empresas estão próximas à Casa de Campo, uma região verde da cidade que era efetivamente a casa de campo real. Uma delas é a EcoMoving Sports, que aluga não só bicicletas, mas também patins e até bicicletas para duas pessoas (chamadas de Tándems).

Madrid Río

Madrid Río

5- Parque aquático
Essa é só para quem está com calor e tem muito tempo na cidade. O Aquópolis é um parque aquático a cerca de quarenta minutos de Madrid (tem ônibus saindo de P. Pio e Moncloa que passam por lá) e a entrada custa 19,90 na página.  Fomos no ano passado e achei bem bacana, especialmente para quem gosta de tobogãs e atrações do tipo (tem algumas que dão medo MESMO!). Para crianças também uma boa opção porque tem uma piscina cheia de “brinquedos”.

Ufa, acho que é isso! Obrigada, Arnaldo, pela dica de tema pro post.

Anúncios

5 Comentários

  1. Delicia de post! Ótimas dicas. Obrigado.

    1. Que bom que você gostou, Arnaldo. Na verdade foi bom porque eu também acabei descobrindo coisas que eu não conhecia para fazer durante o verão.

  2. Aproveitando para abusar mais um pouco de você, Larissa, eu te pergunto: O que é melhor, o Gazpacho ou o tal do Salmorejo? E entre o Vino de Verano e a Sangria, qual você escolhe?

    1. Ainda não comi o Salmorejo, acredita? Como a ideia do gazpacho é emagrecer, ainda não aderi ao salmorejo pelo fato de ter jamón. Mas vou provar (pelo bem da informação) e te conto, rs! Já em relação à segunda pergunta, prefiro a Sangria. Acho o tinto de verano meio sem graça ou muito doce, dependendo vinho, já a sangria tem o ácido da fruta que faz uma combinação mais bacana.

  3. […] Para quem quiser dar uma olhada nas dicas que eu dei no ano passado e que ainda são válidas para este ano, o post está aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: