Guias de Madrid

Há algum tempo, um leitor do blog (oi, Lucas!) me escreveu perguntando sobre guias de Madrid que eu recomendava. Perguntinha difícil de responder porque guia é como livro, cada um gosta de um estilo, eu prefiro aqueles que têm fotos e textos curtinhos, enquanto tem gente que prefere os que contam histórias em detalhes, há também os que preferem mais dicas de restaurantes, outros de coisas pra fazer com crianças…

Mas decidi dar uma pesquisada e apresento aqui alguns guias que achei interessantes e que fogem do padrão Lonely Planet (não porque sejam ruins, mas porque todo mundo já conhece e estão disponíveis em qualquer lugar). Antes da apresentação, vão duas dicas:

1- Se vai viajar por várias regiões da Espanha, procure guias que incluam essas regiões ou todo o país. A desvantagem é que eles podem ser um pouco pesados pra quem vai ficar levando na mochila…

2- Se entende um pouco de espanhol, deixe para comprar o guia quando chegar aqui, especialmente se o seu destino é uma cidade grande como Madrid onde há uma grande oferta de livrarias. Digo isso porque alguns dos guias vendidos aqui são escritos por gente daqui, que vive aqui e não está a passeio. É gente que conhece o cara do açougue, o melhor restaurante para comer x ou y, etc.

3- Se você vai ficar dois ou três dias, não vale a pena investir num guia super caro, né? Eu tenho (há anos) esse guia 10+ da DK e ele funciona bem para essas ocasiões, além de ser compacto. A desvantagem é que tem só Madrid, ou seja, não ajuda quem pretende ir pra Toledo ou Segóvia.

Para o básico da cidade

Para o básico da cidade

Agora vamos aos guias, todos em espanhol:

Le Cool – Una guía única de Madrid
Para mim, esse é o guia mais bacana para quem vai passar bastante tempo em Madrid. O design é muito legal e eles mostram lugares meio escondidos, não tão turísticos. Tem de tudo: de restaurante vegetariano a sex shop, passando por baladas (incluindo a descrição do estilo de cada uma).  O guia está disponível em qualquer livraria e custa 20 euros.  Também vale a pena seguir o perfil deles no Facebook porque lá eles colocam dicas de coisas que estão acontecendo na cidade naquele dia ou semana. Um guia com o perfil de público jovem.

20130803_184316 Madrid2 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

100 cosas que hacer en Madrid al menos una vez en la vida
Esse guia funciona não só como guia, recomendando lugares para comer determinado prato  ou sobre tal museu, mas também para matar a curiosidade. Alguém aí sabia que Madrid tem uma mina (na verdade, uma reprodução) que pode ser visitada? Ou que Madrid é cheia de mistérios? Esse guia narra um pouco de tudo isso, desde coisas mais básicas até histórias inusitadas de uma estátua. Para todas as idades e públicos. Custa cerca de 14 euros.

20130805_201227

Qué hacemos hoy? Madrid en familia
Tem horas que eu tenho vontade de pedir o sobrinho emprestado só para poder fazer algumas atividades voltadas para crianças, seja em museus, centros culturais, parques, etc. Não sou mãe e obviamente não posso avaliar com propriedade, mas pelo que vejo por aí Madrid é uma cidade child friendly. Esse guia tem 100 dicas de coisas para fazer com crianças, de museus a lugares a céu aberto, de atividades em inglês a esportes sobre rodas. O guia é bacana, mas as famílias devem estar atentas porque sempre tem atividades pontuais acontecendo na cidade. Custa cerca de 19 euros.

20130810_160159

– Guia Metrópoli
Essa é para os comilões de plantão. Não é um guia de turismo e sim de gastronomia no estilo “Guia Veja SP”, que lista os melhores restaurantes da cidade, a especialidade de cada um, etc. Uma boa ideia para quem ver curtir a cidade pensando em ganhar um quilinhos (ou não, sempre há a opção de algo mais light, rs). Só uma dica: o guia sai todo final de ano, então quem pensa em vir mais pra frente pode esperar um pouquinho pra já comprar o 2014!

20130810_163430

Vocês têm mais sugestões?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: