O que fazer em Madrid gastando pouco (ou nada)

(ATUALIZADO EM SET/2015)

Tem um monte de estudante chegando em Madrid agora em setembro por conta do início no novo ano letivo. Isso significa que já faz quatro anos que eu cheguei e a verdade é que o começo pode ser um pouco complicado. Se tem toda a empolgação de estar em uma cidade nova, também tem a dificuldade de estar longe de toda a família, amigos, muitas vezes namorado (a), cachorro, etc.

Quando você se vê sozinho, pode dar preguiça de sair e fazer qualquer coisa. Mas Madrid vale a pena, não só porque a cidade é linda, mas porque tem muita coisa para fazer. Claro que grande parte das atividades é paga, mas tem muita atividade gratuita ou barata acontecendo todos os dias – porque quem é estudante sabe como é difícil se equilibrar entre manter o orçamento e se divertir.

Faço aqui uma listinha de alguns lugares que costumam ter coisas interessantes para fazer diariamente sem gastar nada ou gastando bem pouco. No site de cada um deles, a programação é sempre atualizada. Agora não tem mais desculpa para passar o dia chorando no skype!

– Matadero Já falei nesse post que o Matadero é meu lugar favorito de Madrid. Era um antigo matadouro (como bem diz o nome) que se tornou um centro cultural. Sempre tem exposição rolando, além de ter a Cineteca (onde passam documentários) e a Casa del Lectos, uma espécie de centro de estudos onde a ideia é incentivar a leitura e o conhecimento também por meio de palestras, workshops, etc.
Por que recomendo? Porque a entrada é gratuita, o espaço é enorme, tem wi-fi, dá para ir ler um livro, ver alguma exposição ou simplesmente tomar um café.
Acontece em setembro: Big Food Grrrreat Market, o primeiro mercadillo que une design e comida! Entrada gratuita.

Matadero = muito amor!

Matadero = muito amor!


– Casa Encendida Já falei sobre esse espaço nesse post e lá dá para entender as razões pelas quais recomendo, mas aqui dou mais uma: recomendo também para quem quer estudar fora de casa sem o clima tão sério das bibliotecas.
Acontece em setembro: várias conferências super interessantes com enfoque social, como “Ajuda humanitária”, “Crise ecossocial”, entre outras.

Casa Encendida

Casa Encendida

– CaixaForum Costuma ter boas exposições ( a entrada custa 4 euros), mas o mais bacana mesmo são os eventos que rolam. Já fui a várias palestras com jornalistas especializados em cobertura internacional (inclusive em conflitos), por exemplo. Sempre rolam exibições de filmes, especialmente infantis. O negócio é ficar de olho na agenda porque a maioria dos eventos lota e é preciso retirar ingresso com uma hora de antecedência.
Por que recomendo? Está bem no centro da cidade e tem uma ampla variedade de palestras.
Acontece em outubro: um ciclo de palestras super interessantes chamado “De Mata Hari a Snowden. A espionagem nas guerras do século XX”. Entrada: 4€.

CaixaForum

CaixaForum

– Museo Reina Sofía Ok, vocês acham que eu não preciso explicar muito o porquê do Reina Sofía estar aqui, já que é um dos melhores museus de Madrid, onde se pode ver o mais importante produzido no país no século XX e o meu favorito em Madrid. Claro que o Reina Sofía vale a pena por isso, mas vale por MUITO mais. Vira e mexe rolam palestras MUITO interessantes e os ciclos de cinema são sempre incríveis. Uma dica: o museu é gratuito para estudante e essas atividades também costumam ser.
Acontece a partir de outubro: exibição de filmes experimentais norte-americanos. Grátis.

Nos corredores do Reina Sofía

Nos corredores do Reina Sofía

– Casa de America Quase dá para dizer que é nosso cantinho em Madrid, já que a todo o foco desse espaço está exatamente nas Américas e vira e mexe tem alguma coisa do Brasil acontecendo.
Acontece em setembro: Até o fim do mês está sendo exibido o filme brasileiro “Viajo porque preciso, volto porque te amo”. Entrada: 4€

CentroCentro

Também já falei desse espaço por aqui. Não bastava o mirador com uma vista linda de Madrid e uma arquitetura incrível, esse centro cultural sempre tem exposições e eventos acontecendo.
Acontece em outubro:  Exposição de histórias em murais sobre Madrid.

DSC08038
RESUMINDO:
Tem muita coisa acontecendo em Madrid todos os dias, basta ter paciência para buscar. De todos esses lugares, eu recomendaria três para aqueles dias em que você não tem saco de fazer nada: Matadero, La Casa Encendida e CentroCentro. Pegue seu livrinho ou MP3, vá até um deles, sente e fique quanto tempo quiser sem que ninguém te perturbe.

Recomendam mais algum lugar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: