Dúvidas sobre o aeroporto de Barajas

O post sobre o aeroporto de Barajas é o mais lido aqui no blog e muita gente chega aqui buscando sobre ele no google, então aproveitei a ida ao Brasil para ver se conseguia responder algumas das perguntas e tentava solucionar alguns dos “mistérios” que não foram respondidos aqui e aqui.

Logo que cheguei em Barajas e fui fazer o check-in, vi que no foursquare muita gente tinha opinado que o aeroporto de Barajas é confuso. Como assim??? Se ele é super sinalizado! Isso sim, ele é grande (comparado com Cumbica, porque em relação ao de Amsterdam é um ovo!) e exige certa atenção.

Então, vamos lá:

– Meu voo é muito tarde ou muito cedo. Como ir e o que fazer lá a noite inteira?
Esses voos são um saco, então prepare a paciência.  Além do táxi, a outra maneira de ir ao aeroporto durante a noite se você não tem carro é com o ônibus especial do aeroporto, chamado de Express, que também roda à noite.

Durante o dia, ele sai de Atocha, mas durante a madrugada ele sai da Plaza de Cibeles (de onde saem todos os ônibus noturnos da cidade de Madrid), segue pelo Retiro (fazendo uma parada em O’Donnell) e vai para o aeroporto. Esse ônibus é ótimo porque tem espaço para malas, chega rapidinho no aeroporto e é pontual (confira os horários). O problema é que se você mora longe de Cibeles, você tem que calcular o tempo para pegar o ônibus noturno da sua casa/hotel até Cibeles e o do Express, que durante a noite só passa a cada 35 minutos.

20131024_162203

Durante o verão, não há muito problema; mas no inverno é um saco ficar esperando e calculando horários num frio danado. Então, se você não prefere se arriscar, o melhor é ir para o aeroporto por volta da meia-noite e passar a noite por lá. Vantagens: a certeza de não perder o voo. Desvantagens: não tem NADA para fazer e são poucas as cadeiras para se sentar/deitar, ou seja, são horas de tédio e desconforto (e sono!).

Muita gente improvisa: leva mantinha, travesseiro ou jogo de cartas, revistas, livros. Dessa última vez, quando fomos pra SP, o voo saía super cedo e ficamos lendo e jogando. A única coisa que tem aberta são alguns cafés (com preços típicos de aeroporto), mas nada de televisão ou qualquer tipo de entretenimento.

O aeroporto tem wi-fi?
Só pago! Também há algumas áreas em que eles colocam um computador com internet que pode ser usado, mas também é um serviço pago.

Ok, tem milhões de placas no aeroporto. Mas o que elas significam?
Aí está o da questão! Barajas é um aeroporto bem sinalizado, o problema é que alguns dos símbolos só são compreensíveis para quem já mora na cidade, como esses da foto abaixo, que aparecem nesse painel logo depois do desembarque (perdoem a qualidade, duas malas e uma mochila não ajudaram nessa hora).

20131024_162049

Bom, então vamos lá:

– Se você  acaba de desembarcar no aeroporto, você vai dar de cara com essas placas. Se você despachou as malas, siga o sinal de “equipajes y salida”. Depois de pegar as malas, qual a maneira de sair do aeroporto: ônibus, táxi, metrô ou trem? (Não vou colocar a opção de carro porque não sei como funciona, rs!).

Se é táxi, é só seguir as placas correspondentes. Se você for de metrô, também é bem tranquilo. Os terminais 1-2-3 têm sua própria estação e o terminal 4 também, é só seguir as plaquinhas de METRO (o símbolo é esse azul, vermelho e branco que você chega lá. No terminal 4, a entrada para o metrô fica ao lado da entrada para o trem, assim como as máquinas que vendem os bilhetes (que são diferentes), o que pode gerar dúvida. Então aqui vai uma foto de uma máquina de venda de bilhetes de metrô:

DSC00936

Bom, se você vai de ônibus, você tem que seguir as placas que tem esse ônibus “simples”, como o da foto aí de cima. Por que “simples”? Porque no aeroporto você vai encontrar placas em que aparece a palavra BUS acompanhada de umas flechas e das palavras “tránsito” e “connecting”. Esse ônibus é o circular, que leva de um terminal ao outro (efetuando parada nos quatro) e é gratuito!

Símbolo à direita, onde aparece a palavra BUS, se refere ao ônibus gratuito que conecta os terminais

Símbolo à direita, onde aparece a palavra BUS, se refere ao ônibus gratuito que conecta os terminais

Do aeroporto de Barajas saem diversos ônibus, tanto urbanos e interurbanos quanto de longa distância (para Barcelona, por exemplo), mas quem vem para Madrid mesmo costuma pegar o Express, que para em todos os terminais. É só seguir as plaquinhas de ônibus e, ao chegar na área externa do aeroporto, ver qual é a parada dele (fica bem pertinho da saída indicada pela placa).

Parada de ônibus do Express

Parada de ônibus do Express

Se você vai em trem, a estação fica no terminal 4. Isso significa que se você desembarcou em um dos outros terminais, você tem que pegar o ônibus gratuito e ir até o terminal 4. De lá, é só seguir as placas que indicam o serviço de trem. Para não ter dúvidas da máquina onde efetuar a compra de bilhete, é essa aqui, em que aparece o símbolo de cercanias (esse círculo incompleto):

Símbolo de Cercanias na lateral da máquina de bilhetes

Símbolo de Cercanias na lateral da máquina de bilhetes

Quanto tempo leva do aeroporto ao centro?

Com o ônibus Express – sem trânsito – 25 minutos até Atocha
Com o trem – xx minutos até Atocha
Com o metrô – cerca de 30 minutos até Atocha

Cartaz dentro do trem que explica o tempo que leva para chegar a algumas estações

Cartaz dentro do trem que explica o tempo que leva para chegar a algumas estações

Continua com alguma dúvida sobre Barajas? Escreva nos comentários que tentarei ajudar!

Anúncios

5 Comentários

  1. Melina · · Responder

    Muito bom!

  2. keza maria · · Responder

    Chego em Madri as 14:30pela iberia no terminal 4s e faço conexão as 16:30 no terminal 1 é tempo suficiente?

    1. Keza, é tampo suficiente, sim! Quando o voo estiver chegando, avise um dos comissários que você tem conexão que às vezes eles te dão prioridade na hora de passar pelo controle policial.

  3. Thayna · · Responder

    Oiii! Estou indo pra La Coruña esse mês!
    Saio do rio, primeiro paro em Madrid terminal (4S) e sigo para Coruña terminal (4)
    É difícil me deslocar de um terminal ao outro ?!
    Entendo bem pouco espanhol e o tempo de chegada de um voo e a saída do outro e de 45 minutos ..
    Preciso de ajuda e dicas 😉
    Obrigadaaaa!!!

    1. Oi, Thayna! Nem se preocupe pq dá tempo! O T4 e o T4s são o mesmo terminal. Na verdade, uma espécie de trem conecta os dois edifícios, mas é um trem interno (sem bilhete nem nada), que leva uns 5/10 minutos para ir de um lado ao outro. Como vc não vai passar pelo controle nem tem que pegar a bagagem, dá tempo. Sorte e boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: