Praticar o espanhol vendo TV

No Brasil, eu quase não via televisão; costume que mantive aqui ao chegar, principalmente porque não tinha tv no quarto, então tudo que via era no computador mesmo.

Quando comecei a morar com o Juan, a coisa mudou um pouco e a verdade é que eu curti. Primeiro, porque (con)viver diariamente com uma pessoa daqui te faz mergulhar na cultura e hábitos locais, depois porque ver TV foi uma das coisas que me ajudou com o espanhol “informal”: as gírias, expressões, etc.

Claro que, assim como no Brasil, grande parte da TV daqui exibe porcaria, a tal “telebasura”; mas tem alguns problemas que adoro e que já fazem parte da rotina. Deixo uma listinha com cinco dicas:

Los Desayunos de La 1

O Canal RTVE (La 1) é o canal público da Espanha, mais ou menos no estilo da TV Cultura. Mais ou menos porque eles têm programas muito bons, mas tem outros péssimos, como é o caso da programação da tarde durante a semana, daqueles femininos bem bizarros e com uma apresentadora péssima que sempre é alvo de memes na Internet, estilo Ana Maria Braga.
Bom, mas o programa que eu mais gosto da RTVE são os Desayunos de La 1, um telejornal que passa de segunda à sexta, às 9h.  Para mim, há dois aspectos que o tornam muito interessante: 1) todos os dias eles têm um entrevistado bem importante, como ministros, prefeitos, etc. 2) todos os dias eles têm três jornalistas da imprensa escrita como convidados para debater as notícias. Esse segundo aspecto é o que mais me agrada, porque normalmente eles pegam jornalistas de orientações políticas diferentes e tem dias que o debate fica quente e bem interessante.

O Desayuno é uma boa opção para quem quer ficar informado e tem um vocabulário focado em política e economia. Quem não consegue acompanhar por conta do horário (meu caso), os programas estão disponíveis aqui no site.

los desayunos

 Pesadilla en la Cocina e Masterchef

Cozinhar na Espanha está muito mais relacionado às tradições do que à alimentação. Já falei várias vezes do quanto cada região se orgulha dos seus pratos típicos e aqui todo mundo (ou quase todo mundo) vai pra cozinha MEEESMO! Por isso, os programas de cozinha têm bastante sucesso.

O primeiro é Pesadilla en la Cocina, uma adaptação da versão norte-americana. O destaque fica por conta do chef Alberto Chicote, um gordinho bem engraçado. Para quem é estrangeiro, o legal desse programa é que ele mostra a região em que o restaurante está instalado e o que é típico dali. Já teve até restaurante brasileiro em Madrid passando pelo crivo do Chicote!

pesadilla en la cocina

Já Masterchef teve sua primeira edição no ano passado e foi um sucesso total de audiência. Os candidatos ficaram super famosos, invadiram outros programas da TV, lançaram livro, etc. Nós adoramos Masterchef, embora essa segunda temporada ainda não tenha”engatado”. O lado bom é aprender as receitas de pratos espanhóis e como se chama cada alimento – eu sou péssima memorizando isso.

masterchef

 

Saber y Ganar

Eu poderia dizer que “Saber y Ganar” e seu apresentador Jordi Hurtado são uma versão de Silvio Santos e seu “Jogo do Milhão”, mas isso seria uma injustiça enorme. “Saber y ganar” é um game de conhecimentos, mas MUITO difícil! As perguntas são sobre história, cinema, literatura, política, religião, gramática, música, etc. E é muito difícil! Além disso, o prêmio não é muito alto, o que significa que só vai quem está interessado em mostrar que sabe mesmo.

E quem vai ganhando continua no programa no dia seguinte, podendo permanecer por até 100 programas!!! E aí é impossível não sentir carinho por um candidato ou odiar o outro, rs!

saber

 Cuarto Milênio

Confesso, esse programa é um dos que entrariam na lista de “telebasura”, mas dou boas risadas com ele. Apresentado por Iker Jimenez, o foco é mistério. Ele pode falar desde o chupa-cabras (sim, ele já falou sobre isso) até sobre conspirações políticas, fatos históricos, doenças raras, etc.

O programa não é incrível, mas te faz dar risada às vezes e tem algumas coisas que até são interessantes. Além disso, passa no domingo à noite,  então é ótimo pra pegar no sono, rs!

cuarto milenio

E vocês, assistem à televisão por aqui? Recomendam algo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: