Espanha, o país dos festivais

Com a chegada da primavera e do bom tempo, a Espanha se prepara para uma enxurrada de festivais. Todos os anos, milhões de turistas vêm à Espanha  e uma parte importante deles vêm exatamente no verão em busca de praias e altas temperaturas. Os dados do setor de turismo na Espanha impressionam: de janeiro a março, mais de 10 milhões de estrangeiros vieram ao país, número bem superior aos sete milhões que o Brasil espera receber neste ano inteiro de Copa.

Ah, os festivais... esperamos o ano inteiro por eles e acabam tão rápido!

Ah, os festivais… esperamos o ano inteiro por eles e acabam tão rápido!

E entre os turistas jovens, os festivais são o grande destaque: tem de todos os tamanhos, estilos musicais e estão espalhados de norte a sul e de leste a oeste do país. Se é possível fazer alguma reclamação, essa provavelmente seria sobre a falta de verbas para acompanhar todos os festivais que gostaria de ver, rs!

Barcelona respira música no período do Primavera Sound

Barcelona respira música no período do Primavera Sound

Mas…. Madrid não é exatamente o destaque espanhol quando se fala em festivais. Por aqui, acontece às vezes o Rock In Rio, mas que na última edição teve uma lista de participantes bem fraquinha. Anualmente acontecem outros festivais, mas não são tão importantes quanto os que acontecem em outras partes do país. Um dos motivos é o calor insuportável que faz na cidade no verão, o  que faz com que todos os “locais” viajem para uma das praias espanholas. E os turistas, é claro, também preferem praia nessa época.

Deixo aqui minha listinha com cinco festivais MUITO bacanas que são imperdíveis nesse ano:

– Primavera Sound

O meu favorito! Além de ser enorme e ter un line-up super variado, que vai de bandas de rock dos anos 80 ao mais atual da música eletrônica, passando por Caetano Veloso (!!!) e The National; o festival é muito bem organizado. Não há filas para entrar, comprar bebidas e pouca fila para usar o banheiro. Isso sem falar que é em Barcelona, ao lado do mar. São três dias principais e a cidade recebe diversos shows e eventos paralelos durante uns 10 dias e o público é divertido e animado.

Fui há dois anos e conheci gente do mundo inteiro. Como se diz por aqui, “un buen rollo”.

Nesse ano, o line-up tem, para citar só os “cabezas de cartel”, Pixies, Arcad Fire, Volcano Choir, The National, QOTSA, Nine Inch Nails, Disclosure, CHVRCHES, etc, etc.

primaverasound

– Bilbao BBK

O BBK é um festival mais pro pessoal do rock e normalmente tem um line-up bacana. A logística não é exatamente o ponto forte: o festival acontece no alto da montanha e eles oferecem um ônibus gratuito que leva até lá – mas nem se compara ao metrô, por exemplo. E no fim do festival, tem que ter certa paciência porque rola uma fila para descer. Outro ponto negativo é o clima de Bilbao – a cidade é bem chuvosa e por isso é melhor se preparar com uma capa.

Tirando isso, o BBK é bem legal e, como eu falei, eles costumam trazer bandas muito boas. Esse ano tem Franz Ferdinand, Black Keys, Phoenix, Chrystal Fighters, Lumineers, etc.

bbk

– Sónar

O festival de música eletrônica mais tradicional do mundo que já tem até edição em SP. Mas é em Barcelona que o “bicho pega”. Para quem curte eletrônica, é imperdível. Trazem os melhores DJs, as últimas tendências, o mais experimental e também alguma coisa um pouco mais pop. Não sei se aguentaria todos os dias porque não sou super fã de eletrônica, mas quem vai, sempre volta.  Nesta edição tem Massive Attack, Moderat, Richie Hawtin, Boys Noize, etc, etc.

– Fib Benicassim

Um dos festivais mais tradicionais, mas que no ano passado quase chegou a ser cancelado por conta da crise. Com novos investidores, parece que ele recuperou o folêgo e chega em 2014 com um line-up bem bacana, mas sem grandes bandas de super destaque.  Virão: Kasabian, Lily Allen, Jake Bugg, Cat Power, Travis, Klaxons, Ellie Goulding, etc.

Nunca fui ao Fib, mas dizem que é um festival bem tranquilo e o pessoal é descolado, com MUITOS guiris, já que acontece praticamente na praia – e em Benicassim o calor é garantido em julho!

– Jazzaldía

A cidade de San Sebastián sedia esse festival que tem uma proposta bem interessante: trazer músicos e bandas já consagrados/as e algumas novidades, oferecendo grande parte da programação gratuitamente. Vai ter, por exemplo, Echo and the Bunnymen em um show aberto! Além de muito jazz, como já diz o nome 🙂

jazzaldia

E Madrid?? Ok, não vou deixar Madrid de fora! Por aqui, acontecem alguns festivais, como o Día de la Música, Motor Sound (a primeira edição) e o DCode, que praticamente já fecha a estação, em setembro. Dos madrileños, o mais interessante, na minha opinião, é o DCode, mas o line-up ainda não está completo.

dcode

Bom, esses são só alguns dos muuuuitos festivais que acontecem na Espanha. A temporada já começou e segue por alguns meses, por isso, economizem e aproveitem para conhecer os quatro cantos do país durante esse verão!!

Difícil é escolher!

Difícil é escolher!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: