Perdi meu NIE. O que faço?

A resposta a essa pregunta poderia ser simplesmente: senta e chora. Ok, não sejamos dramáticos, mas tem momentos em que a burocracia espanhola desanima qualquer um. Aliás, se tem uma coisa que eu detesto é quando um brasileiro fala com a boca cheia que no Brasil tudo é pior do que em qualquer outro lugar e que na Europa é tudo muito mais fácil. Talvez até seja mesmo, mas para quem nasce aqui, porque os imigrantes enfrentamos uma burocracia terrível!

Para quem não sabe, o NIE é o documento de identidade dos estrangeiros – a sigla significa Número de Identificación Del Extranjero. Pelo que sei, todo mundo que vem para a Espanha para morar no mínimo seis meses deve tirar o NIE ao chegar. Não vou falar aqui sobre todo o processo para tirar o NIE porque já faz muito tempo que fiz o meu e o processo já mudou um pouco, então estou por fora (se alguém quiser colaborar, a ajuda será bem-vinda!). Mas para quem vem como estudante, a minha dica é sempre conversar com alguém da universidade, porque eles até ajudam nesse processo, como aconteceu comigo na Casa Del Estudiante da Complutense.

Bom, mas voltando ao tema inicial: e se eu perder ou roubarem meu NIE? Passei pela segunda situação recentemente e o processo para tirar a segunda via (el duplicado) é bem chatinha. Vamos ao passo-a-passo:

1) Faça um boletim de ocorrência (conhecido aqui como denuncia) assim que possível. Fiz o meu em uma pequena “delegacia” que está dentro da estação de metrô Sol e foi relativamente rápido, além de o policial ter sido bastante generoso: me deixou usar o telefone para ligar para a empresa do celular para cancelar o serviço, além de ter ligado para o banco para bloquear o cartão. É muito importante que no boletim esteja o número do seu NIE. Caso você não lembre, você pode depois voltar à mesma delegacia e pedir para fazer uma ampliação da denúncia incluindo esse dado.

2) Fazer um duplicado do NIE é praticamente como tirar um novo! Você tem que entrar no site e pedir “cita” ou pode ir diretamente na Extranjería (no caso de Madrid capital, em Aluche) e pedir cita ali. No meu caso, me deram cita para depois de um mês. Para pedir por internet, você tem que entrar nesse site, clicar Cita Previa Extranjería e selecionar a província e a opção “Expedición de Tarjeta de Identidad del Extranjero (huellas).

3) Enquanto você não tiver o novo NIE, é recomendável andar com uma cópia da denúncia da carteira, principalmente para evitar ficar andando com o passaporte o tempo todo.

4) No dia da cita, você terá que levar os seguintes documentos: comprovante de agendamento, passaporte (original e uma cópia da página principal), comprovante de pagamento da taxa modelo 790 Código 012 (o valor que eu paguei foi de 18,36euros), original e cópia do B.O. e uma foto nova – não pode ser a mesma que estava no NIE perdido/roubado, mesmo que ele seja relativamente novo.

5) Entre um mês e quarenta dias depois de levar os documentos, o seu novo NIE estará pronto. Você pode retirá-lo no mesmo local apresentando o seu passaporte e o resguardo (comprovante que será entregue a você no dia que você levou os documentos). Nos casos de perda ou roubo, é necessário apresentar novamente o B.O.

6) Isso significa que entre a perda/roubo do NIE e ter o novo documento em mãos há, no mínimo, dois meses!!! Lembrando que quem está sem o NIE vigente em mão e vai viajar para o exterior, é necessário pedir uma autorização de regresso ou o controle policial pode barrar sua entrada na volta. Mas isso fica pra outro post.

Boa sorte no processo!
Ps. Não, não é só no Brasil que acontecem furtos. Por aqui isso também acontece e infelizmente essas situações têm crescido com a crise.  Mas, como eu já disse em outro post, são pouco frequentes os casos de violência, uso de arma, sequestros, etc. Como sempre, vale a pena prestar atenção na recomendação: estar sempre atento à bolsa e colocar a mochila na frente, especialmente nos lugares mais movimentos. No meu caso, fui roubada saindo da estação de metrô de Ciudad Universitaria e nem percebi porque dei bobeira e estava com a mochila nas costas.

2 Comentários

  1. obrigado pela dica…perdi o meu quinta feira…q raivaaaaa!!!

    1. Dá muita raiva!! Mas boa sorte nos trâmites.

Deixe um comentário

