Quais são as melhores universidades espanholas?

(Post atualizado em junho/15)

Na hora de colocar em prática a ideia de fazer um intercâmbio, nem todo mundo pensa na qualidade do ensino da universidade estrangeira e isso faz, sim, muita diferença. Assim como no Brasil, a Espanha também tem universidades ótimas, regulares e ruins.

Por aqui, as públicas também são bem avaliadas, embora isso tenha mudado um pouco com a crise, já que os investimentos caíram muito, fazendo com que as universidades perdessem muitos de seus principias pesquisadores e, consequentemente, a produção de estudos, artigos, pesquisas, etc., se reduziu bastante. Ah! Além disso, vale lembrar que as públicas também devem ser pagas, embora sejam mais baratas que as privadas.

Assim como acontece no Brasil, a qualidade de uma universidade pode ser medida por diversos parâmetros, como, por exemplo, a porcentagem de professores com doutorado, a qualidade dos equipamentos usados em sala de aula, o número de publicações acadêmicas e a aceitação dos alunos no mercado de trabalho.

No Brasil, muitas faculdades ressaltam o número de alunos que estão fazendo estágio e também quantos saem da faculdade empregados na área; já aqui a situação é um pouco diferente, principalmente no que se refere ao emprego. Além da crise financeira que impacta diretamente no mercado de trabalho, muitos estudantes preferem se dedicar exclusivamente à universidade durante grande parte dos anos de graduação e decidem buscar emprego apenas depois de formados.

 O que você busca?

Além disso, é necessário levar em conta qual é o seu objetivo como aluno. Lembro que antes de entrar na faculdade no Brasil, eu visitei as que mais me interessavam em São Paulo e que fiquei com uma imagem negativa da USP por conta das instalações técnicas oferecidas no curso de Jornalismo, principalmente os equipamentos de Rádio e TV. Mas foi só depois de entrar na faculdade que eu percebi que me interessava muito a área acadêmica, a qual não recebia muito incentivo na Universidade Metodista, onde estudei, pois a prioridade era muito mais a parte prática, preparando o aluno para o mercado de trabalho.

Já da minha experiência acadêmica na Espanha, posso dizer que há professores incríveis, mas muitas coisas me pareceram bastante desorganizadas – opinião compartilhada por muitos alunos que vêm fazer intercâmbio por aqui. Ou seja: não idealize tanto porque as universidades espanholas também não são perfeitas!

Lista das melhores

Existem diversas listas que apontam as melhores universidades da Espanha. Na minha opinião, a mais completa é a publicada pela Fundación BBVA, chamada Ranking ISSUE (Indicadores Sintéticos Del Sistema Universitário Español). Essa lista é interessante porque avalia as universidades tanto pelo volume dos resultados como pela produtividade, além de avaliar, separadamente, três aspectos: docência, pesquisa e inovação e desenvolvimento tecnológico. Além das notas por universidade, também oferece notas por cursos, permitindo ao aluno verificar se um curso é melhor em uma universidade ou outra.

melhores universidades1

Para terminar, esse ranking também permite ao aluno estabelecer suas próprias prioridades. Ou seja, se ele prefere dar mais destaque à tecnologia e inovação, ele destaca esse aspecto e gera um ranking em que esse ponto será destacado.

O estudo completo está disponível em PDF aqui e o resultado geral aponta como as melhores universidades do país em relação à produtividade (leva em conta o tamanho da universidade), em ordem:

– Universitat Pompeu Fabra
– Universidad Carlos III
– Universitat Autonoma de Barcelona
– U. Politècnica de Catalunya
– U. Politècnica de Valencia

Já as universidades com maior volume de resultados são, em ordem:

– Universidad Complutense de Madrid
– Universitat de Barcelona
– Universidad de Granada
– Universidad de Sevilla
– Universitad Politécnica de Madrid

Claro que é ótimo levar esses dois rankings em consideração, mas também monte seu próprio ranking. Para isso, é só clicar aqui.

melhores universidades1

Página para montar o seu próprio ranking

Na página, você deve incluir qual graduação deseja estudar, em quais regiões do país e o que é mais importante para você entre os três aspectos que mencionei acima: docência, pesquisa e inovação e desenvolvimento tecnológico. Dica: depois que você seleciona a graduação, ele não passa automaticamente para a região, é o usuário que deve clicar no número 2, depois 3 e assim vai.

O resultado que aparece inclui não só as melhores universidades de acordo com os seus próprios parâmetros, mas também o preço, se o custo de vida na região é alto, médio ou baixo, o clima na região, o acesso à universidade por meio de transporte público, a oferta cultural na região e a nota de corte, sobre a qual falarei no próximo post. Dá uma olhadinha como ficou o meu resultado para uma graduação em Comunicação, Periodismo e Documentação.

melhores universidades

Por isso, antes de mergulhar de cabeça, pesquise!! As informações estão bastante acessíveis. Para esse ranking, só há um problema: ele avalia apenas os cursos de graduação.

Se você tem alguma dúvida, deixe nos comentários. Boa sorte!

Anúncios

11 Comentários

  1. […] – Quais são as melhores universidades espanholas? – aqui […]

  2. […] Quais são as melhores universidades na Espanha?  Quais são os prós e contras de estudar na […]

  3. Muito bom seu post. Muito obrigado! Me ajudou muito pois não encontrava estas informações em lugar nenhum. Pretendo cursar uma parte da minha graduação na Espanha.Ainda estou escolhendo ainda região e a melhor universidade a se estudasr o mesu curso. Grande abraço.

    1. Oi, Daniel! Fico feliz que o blog esteja ajudando na sua busca. Depois de escolher suas favoritas, tente entrar em ctto com outros estudantes para ouvir a opinião deles. Acho que é sempre útil! Um abraço!

  4. Legal o texto! Td bem? Tbem estudei na Metô, agora pretendo fazer um master em Madrid! Alguma recomendação na área de ensino e língua? Ab

    1. Oi, Cadu!! Que legal que alguém da Metô encontrou o blog, rs! Não sei qual seria a melhor para essa área 😦 Se for em Madrid, as melhores costumam ser a Autónoma, a Complutense e eu olharia com atenção a de Alcalá de Henares, berço de Cervantes. Boa sorte!

  5. […] pode montar seu próprio ranking, incluindo o curso que deseja fazer e que aspectos prioriza. Em um post que eu publiquei aqui no blog, mostrei o passo-a-passo para quem pretende montar seu próprio […]

  6. Andreia · · Responder

    Obrigada por esclarecer isso, acabei de ser aceita para um doutorado em comunicação na Pompeu Fabra e na Autónoma de Barcelona e apesar de estar inclinada pela Pompeu não estava segura da minha escolha. Agora tenho certeza: em comunicação a Pompeu é mesmo a melhor. O corpo docente da universidade atesta isso. Bjs

    1. Oi, Andreia, que legal! Parabéns! Espero que atenda suas expectativas 😀

  7. João Francisco Cella · · Responder

    Oi, Larissa, tudo bem?
    Eu consegui, essa semana, a minha cidadania italiana, o que me motivou muito a ir estudar na Europa.
    Pelo alto custo do euro, valores das faculdades e dificuldades em estrangeiros acharem empregos no continente, estudar na europa sempre me pareceu um objetivo inalcançável.
    Mas tenho pensado muito nas possibilidades que minha cidadania me oferece.
    Ouvi dizer que há descontos para europeus. Você sabe se isso vale para quem tem dupla cidadania?

    Obrigado pelo texto. Muito bacana.

    1. Oi, João! Que legal que você conseguiu a nacionalidade. Aqui na Espanha, não há preços diferenciados para europeus e não-europeus nas universidades – pelo menos não nas que eu conheço aqui de Madrid. Mas eu sei que isso existe em outros países da Europa, como na Holanda, especificamente na universidade de Leiden, onde minha irmã estudou. Lá, cidadão da UE paga mais barato do que quem é de fora. Acho que vale a pena você pesquisar quais países te interessam para ver quais oferecem essa vantagem, porque não são todos. Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: