Museu de América

Os três museus mais visitados de Madrid são o Museo del Prado, Reina Sofía e Thyssen, exatamente nessa ordem. Mas um dos museus mais recomendados da cidade nos guias de turismo é o Museo de America, fora do centrão de Madrid e bem mais tranquilo que todos os outros, além do enfoque totalmente diferente.

O objetivo do Museo de América é contar um pouco sobre a chegada dos europeus ao continente e a evolução dessa (complicadíssima) relação por meio de quadros, documentos e objetos que variam de cerâmica usada para cozinhar a peças de roupas, passando por gráficos, reproduções de cabanas, etc.

20140419_122739

O Museo de América é incrível para quem gosta de história e especialmente para nós, brasileiros, já que um pouco da história do Brasil está lá – apesar do nosso país ter sido colônia portuguesa, e não espanhola, o Museu também inclui muita coisa sobre o Brasil. Tem um pouco de tudo: desde os rituais de nascimento, matrimônio, relações de trabalho e convivência em geral e rituais de morte; até informações sobre o estilo de vida dos latino-americanos há alguns séculos e também muita coisa sobre a percepção que os europeus tinham do nosso continente quando chegarem (os mitos, lendas) e como eles viam os nativos.

20140419_130011       20140419_132146

Uma das principais vantagens do Museu de América está no fato de não receber tantos visitantes, então dá pra ficar horas por lá no silêncio e parar para olhar cada peça sem ter que ficar se apertando. O edifício é bem bonito e agradável, com vários bancos para se sentar (inclusive alguns nos corredores que dão para o pátio interior, que é uma graça – pena que estava fechado).

Pátio interior do Museu

Pátio interior do Museu

Além disso, é um bom passeio para fazer com crianças porque tem algumas atividades interativas.

20140419_140938

A principal desvantagem que eu vi é que há uma certa desorganização e falta de informação em algumas áreas. Como o Museu inclui uma grande variedade de objetos de diferentes períodos, às vezes não fica muito claro o que é exatamente alguma coisa ou de que época ela é. Além disso, uma grande parte do material só tem descrição em espanhol.

20140419_131232

Outra desvantagem é o horário: o Museo de América fica aberto apenas até às 15 horas todos os dias da semana, exceto às quintas-feiras, quando funciona das 9:30 às 19 horas. As entradas custam apenas 3€, e menores de 18 anos e estudantes universitários da América Latina e União Europeia não pagam. A estação de metrô mais próxima é Moncloa.

Mais informações no site oficial.

Anúncios

um comentário

  1. […] estação de metrô Moncloa, próximo ao Museo de América. Quando: de terça a domingo das 09h30 às 20h30 (último horário para subir é às 19h30). Às […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: