O letreiro do Tio Pepe em Sol

Na minha primeira viagem a Madrid, há quase 10 anos, eu andava pra cima e pra baixo com o guia de turismo debaixo do braço e uma das coisas que mais me chamou a atenção a atenção foi o fato de o guia destacar um letreiro como um “ponto de interesse turístico”. Como assim, um letreiro?? Sim, o “Tio Pepe” é realmente importante e faz parte da história de Madrid.

Meu guia velhinho - até hoje eu dou uma olhadinha!

Meu guia velhinho – até hoje eu dou uma olhadinha!

O primeiro letreiro da marca em Puerta del Sol, o coração de Madrid e ponto zero das estradas espanholas, surgiu em 1935, mas era um pouco diferente do atual. Alguns anos depois ele ganhou o visual atual e, embora durante todos esses anos houve várias tentativas de tirá-lo da Puerta del Sol, ele resistiu até 2011, quando entrou na campanha da prefeitura contra anúncios de neon no centro da cidade – mais ou menos como o “Cidade Limpa”, em SP.

Os madrilenhos reclamaram porque o “Tio Pepe” já era parte da história da cidade e fizeram uma campanha nas redes sociais pedindo a volta do símbolo. Depois de a Prefeitura ter concordado com o retorno, foi a vez da Apple, empresa que adquiriu o edifício que ostentava o letreio, dizer não.

DSC00050

Finalmente em maio desse ano, o “Tio Pepe” voltou – mas mudou para o edifício ao lado, no número 11 da praça, justo em frente ao Edifício dos Correos, a sede da Presidência da Comunidade de Madrid.

O retorno foi tema de muitas matérias e apareceu por todos os lados. O mais bacana é que o letreiro que agora ilumina as noites da Puerta del Sol é o mesmo que foi retirado – e que deu um trabalhão ser restaurado.

DSC00051

O mais louco de toda história? Eu tenho um carinho enorme pelo tal Tio Pepe, mas nunca bebi o vinho que ele promove! Alguém aí sabe o gosto que o Tio Pepe tem? E, para deixar esse post ainda mais “cultural”, vocês sabiam que Pepe é o apelido para José? Pois é!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: