Madrid celebra 25 anos da queda do Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim é um dos eventos mundiais mais importantes das últimas décadas e Madrid também vai entrar na celebração dos 25 anos desse fato histórico realizando diversos eventos, sendo o mais interessante a “transformação” da Puerta de Alcalá no Portão de Brandenburgo. Mas, antes, vamos recapitular um pouco sobre a história com a Nicole, do blog Agenda Berlim:

Queda do Muro e Festa de 25 anos

Não era para o Muro de Berlim cair. Em 9 de Novembro de 1989, Günther Shabowski anunciava uma nova legislação para viagens ao exterior, algo que seria burocrático, demorado, e permitiria que alguns dos cidadãos da RDA (República Democrática Alemã, conhecida também por Alemanha Oriental) viajassem ao ocidente. Despreparado para a ocasião, o porta-voz do partido comunista alemão (SED) respondeu à última pergunta da coletiva de impressa com a seguinte afirmação: “que eu saiba, IMEDIATAMENTE”. A pergunta se referia a quando a nova legislação começaria a valer; e a interpretação alemã, sempre muito literal, foi a de que então agora, *imediatamente*, aos cidadãos da RDA seria permitido viajar ao ocidente.

Construção do Muro

Construção do Muro

A essa altura as pessoas já estavam nas ruas, todos já pediam por liberdade. Ouvir, ao vivo, o porta-voz comunista dizendo aquilo foi a gota d’água que o movimento precisava para transbordar a barreira do Muro de Berlim. As pessoas foram até as fronteiras e o muro ficou cheio de gente – dos dois lados – gritando, suplicando, dizendo que ali havia um só povo. Pediam para abrir as portas, o próprio porta-voz do partido havia anunciado a sua queda (mesmo que tenha sido sem querer); todos estavam surpresos, felizes, ansiosos. Os guardas de fronteira não sabiam o que fazer, nenhum superior se responsabilizara e mandara disparar contra a multidão suplicante. Nas imagens fica tão óbvio que os guardas, apesar de confusos, também estavam felizes. Alguém cedeu e o primeiro passou, o segundo… a multidão. O muro caiu.

Arte no Muro de Berlim

Arte no Muro de Berlim

Há exatos 25 anos o Muro de Berlim levou consigo a queda de um sistema falido, o fim da Bipolaridade mundial. Berlim estará em festa neste fim de semana, na tentativa de recuperar aquela felicidade vivida em 9 de Novembro de 1989. Uma fronteira de luz será erguida e depois dispersada no ar em balões de gás hélio, uma grande festa vai rolar no famoso e simbólico Portão de Brandenburgo, além de exposições e tours em outros pontos importantes. Se você tiver a chance, venha conferir esse momento histórico, dá uma olhada na programação completa lá no blog Agenda Berlim e se quiser fazer um passeio detalhado sobre o Muro ou qualquer outro tema em Berlim, entra em contato com a gente“.

Quem não tiver a oportunidade de celebrar em Berlim, pode participar dos eventos que acontecem aqui em Madrid. Segue uma listinha rápida:

– Puerta de Alcalá – Nessa quinta-feira, a Puerta de Alcalá vai “se transformar” no Portão de Brandenburgo graças a efeitos de luz, imagens e música em um evento organizado pela Prefeitura e pela Embaixada da Alemanha aqui. As vídeoprojeção começa às 21 e ficará até meia-noite. Quem não puder acompanhar hoje, poderá ver uma versão mais curta e sem som até domingo. Parece que vai ser incrível!

Projeção na Puerta de Alcalá

Projeção na Puerta de Alcalá

– Cine – A Embaixada de Berlim também irá exibir documentários e vai promover palestras sobre o tema até 22/01.

– Foto – O Centro Centro promove, até o dia 30, a exposição: “25 Años de la Caída del Muro de Berlín” com fotos da época. Entrada gratuita. Info aqui.

– Exposição – O Thyssen também se une à homenagem e exibe, até janeiro, a exposição “Calles y rostros de Berlín en las colecciones Thyssen-Bornemisza”.

– A Cineteca também exibe documentários sobre o tema dos dias 10 ao 19 no ciclo “1989, el año que cambió el mundo”. E o Matadero apresenta a exposição de fotos “Muros Entre Hombres”, sobre muros que ainda estão de pé, um tema bem interessante levando em consideração o que vem acontecendo em Melilla.

Para ver a programação completa, dá uma olhada no site da Embaixada.

E, se você vier a Madrid depois e quiser ver o Muro de Berlim aqui, isso é possível! O Parque de Berlín (perto da estação Concha Espina de metrô) conta com três “pedaços” do muro e também tem uma estátua de um ilustre cidadão alemão: Bethoven; e outra do animal que é símbolo de Berlim, o urso, como conta essa matéria do ABC.

Posto de controle do Muro

Posto de controle do Muro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: