Madrid sedia a primeira semana dedicada à cerveja, a Madrid Beer Week

A Espanha não é um dos países que vêm à cabeça quando falamos de boas cervejas, seja aquelas premium, seja em produção artesanal ou até mesmo em bares especializados na degustação dessa bebida. Quem gosta de cerveja boa normalmente vai pra Alemanha, pra Bélgica (o paraíso), Holanda ou República Tcheca. Mas, pouco a pouco, a cerveja está ganhando espaço em Madrid e em toda a Espanha e não param de surgir novas marcas, novos bares e muitos eventos de catas (degustação) e maridaje (harmonização).

Para celebrar o bom momento e promover a divulgação das cervejas que estão sendo feitas aqui  – e, sim, tem algumas muito boas-, vai rolar o Madrid Beer Week, evento com dez dias de atividades variadas, algumas delas gratuitas, sempre em locais muito interessantes e que normalmente já apostam pelas pequenas cervejarias. O programão começa nesta sexta-feira, dia 21, e vai até o dia 29 de novembro.

Preparados para uma longa semana cervejeira?

Preparados para uma longa semana cervejeira?

Das dezenas de eventos que vão acontecer, selecionei 5 que achei interessantes (para não dizer imperdíveis), todas relacionadas com o mundo cervejeiro espanhol, embora também haja diversos eventos relacionados a cervejas premium de outros países que valem MUITO a pena, como é o caso da degustação de cervejas e queijos belgas. Vamos aos eventos:

1- Visita guiada à Fábrica de Maravillas
Quem passa em frente ao bar FM (Fábrica de Maravillas) pensa que ali existe um bar comum e nem imagina que há uma fábrica cervejeira, onde já são produzidas cinco cervejas diferentes. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer a fábrica e provar uma (ou várias) das cervejas feitas lá. A visita é gratuita e pode ser feita todos os dias da Beer Week, das 18h às 18h30.

2- Degustação de cervejas espanholas
Para quem não sabe nem por onde começar, esse é um ótimo evento para conhecer diferentes cervejas espanholas. Poderão ser provadas cinco cervejas espanholas, sendo três delas madrilenhas, e o pessoal vai contar um pouco sobre os diferentes estilos de cerveja, ingredientes e curiosidades. O evento acontece no dia 27, às 20h30

3- Apresentação das cervejas Barbiere

A ideia desse evento é um pouco diferente da dos outros. Aqui, os participantes terão a oportunidade de conhecer os donos dessa micro-cervejaria de Toleado, bater um papo com eles e, é claro, provar suas cervejas, fabricadas em Toledo. O evento acontece no dia 22, às 19h, no bar Be Hoppy, e a entrada custa 6€.

Conheça o pessoal da Barbière (foto: divulgação)

Conheça o pessoal da Barbière (foto: divulgação)

4- La cocina com cerveza (Dougall’s)
O cozinheiro Jorge de Agustina vai mostrar quatro maneiras de cozinhar utilizando cervejas da cervejaria Dougall’s (da Cantábria). Uma ótima oportunidade para aprender não só a beber cerveja, mas também usá-las na elaboração de pratos que depois poderão ser degustados. O evento acontece no dia 27, às 19h, no Taller de Conde Duque, e custa 25€. Como só há 12 vagas, recomendo entrar em contato com eles para saber se é possível reservar.

5- Aniversario de La Quince

Para fechar o evento, nada melhor que uma festa. E no último dia da Madrid Beer Week haverá a festa de aniversário da Cervejaria “La Quince”, no bar Irreale. A festa acontece das 20h às 0h e a entrada é gratuita – você paga o que consumir e eu recomendo muito a Saison Reggae. Eles também têm uma cerveja em homenagem à Pulp Fiction que dá vontade de comprar só pelo rótulo, mas vale pelo conteúdo também.

Uma das cervejas da Quince

Uma das cervejas da Quince, acompanhada de tortilla

Ps. Aqui no blog já rolaram outros posts sobre o tema. Deixo aqui o link se vocês quiserem saber mais sobre cervejas em Madrid!

Cervecería Naturbier, onde você é seu próprio “camarero”.

Cervecería L’Europe, a maior variedade

La Mayor, perfeita para quem está no centro

La Tape, a moderninha

Anúncios

2 Comentários

  1. Oi Larissa, eu não sou muito de cerveja, gosto mesmo é de um vinho, mas esse evento seria bom pra, quem sabe,eu aprender a disfrutar dessa bebeida. Agora cozinhar com cerveja isso sim eu gosto e bastante. Tchim Tchim!

    1. Mônica, normalmente quem não gosta de cerveja é que não provou uma boa! Mas, realmente, estando na Espanha a competição com o vinho é difícil. Acho até que o problema está um pouco nisso, pelo fato de o vinho daqui ser tão bom, tem muita gente que não prova a cerveja. Ainda bem que tem espaço pra tudo, né? Se você procurar na internet, certamente encontra receitas com cerveja. Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: