Conexão em Madrid. O que fazer em seis horas em Madrid?

Madrid é a porta de entrada para muitos brasileiros que vêm à Europa. Infelizmente, alguns deles não incluem a cidade no roteiro, mas acabam passando pelo aeroporto de caminho a outras cidades ou países da região. Em alguns casos, o voo seguinte demora horas para sair e aí rola um tempinho para conhecer pelo menos um pouquinho de Madrid. Se esse é o seu caso, deixo algumas dicas do que você pode fazer para ter pelo menos uma ideia de como é Madrid e, assim, não cometer de novo o erro de deixar a cidade de fora do seu roteiro, rs!

SEIS HORAS EM MADRID

– Saindo do aeroporto
Para sair do aeroporto, eu recomendaria duas opções: o trem e o ônibus que leva até Atocha. A vantagem do trem é que você pode descer na estação de Recoletos, que é bem próxima ao centro de Madrid; mas a desvantagem é que ele só passa a cada meia hora, então se ele acabou de passar, não vale muito a pena esperar. Normalmente, ele passa sempre às x:28 e x:58, por exemplo, 10h28 e 10h58. O trajeto do aeroporto até Recoletos demora 22 minutos e o trem sai da Terminal 4 do aeroporto.

Aeroporto de Barajas

Aeroporto de Barajas

Ir de ônibus pode ser melhor dependendo do horário, porque a frequência com que ele passa é maior. Das 9h da manhã até às 15h da tarde dos dias úteis, ele passa a cada 15 minutos. Mas você pode checar o horário aqui. Outra vantagem do ônibus é que ele para em todos os terminais do aeroporto, assim você não precisa se deslocar no próprio aeroporto, o que sempre economiza tempo. Desça em Cibeles.

Para saber mais sobre como sair do aeroporto, dá um olhada nesse post.

– O que ver

Vamos colocar como ponto de Partida a Plaza de Cibeles. A Plaza em si já merece sua atenção. A Fonte de Cibeles tem mais de 230 anos de história e é nessa plaza onde acontecem vários eventos importantes da cidade e onde o Real Madrid celebra suas conquistas junto da torcida. Ao redor da plaza estão alguns dos edifícios mais bonitos e emblemáticos de Madrid, como o Palácio da Comunicações (atualmente um centro cultural), a Casa de América e o imponente Banco de España.

O Centro Centro, também conhecido como Palácio das Telecomunicações também receberá visitas guiadas

Palacio das Comunicações

Suba a Gran Vía, passando pelo incrível edifício do Metropolis. Não deixe de apreciar também o edifício do Instituto Cervantes e até o prédio em que está instalado o Mc Donalds. Sim, até o Mc Donalds daqui é lindo, rs!

DSC08033

Edifício Metropolis, na Gran Vía

Caminhe até a Plaza de Callao, uma das mais emblemáticas da cidade com o símbolo da Schweepes.

Plaza de Callao e seu edifício mais conhecido

Plaza de Callao e seu edifício mais conhecido

Desça pela rua Preciados até chegar a Sol, o coração de Madrid. Não deixe de tirar uma foto com o urso e também do letreiro do Tio Pepe.

A partir daí, pegue a Calle Mayor até chegar à Plaza Mayor, cuja história começa no século XVI. A Praça, bastante ampla, já chama bastante a atenção, mas é ao conhecer tudo que aconteceu aqui que ela se torna ainda mais impressionante: a Plaza Mayor já foi centro de touradas, execuções  e até autos de fé da Inquisição Espanhola. No Centro, a imponente estátua de Felipe III, que tem um “causo” muito curioso: como a boca do cavalo da estátua era aberta, muitos pássaros entravam ali em busca de comida e ficavam presos, o que fez com que o interior oco da estátua se tornasse um cemitério de pássaros, produzindo um cheiro horrível. A solução foi fechar o buraco da boca do cavalo.

Plaza Mayor

Plaza Mayor

Saindo da Plaza Mayor, passe pelo Mercado de San Miguel para comer umas tapas e siga caminhando pela Calle Mayor até chegar à Catedral de Almudena e ao Palácio Real, o maior da Europa.

Palacio Real

Palacio Real

Em frente ao Palácio estão os Jardins de Oriente, com as estátuas de diversos monarcas espanhóis. Você vai estar na Opera, um edifício cheio de lendas que, visto do céu, tem a forma de um caixão!

Acho que até aqui já se passaram pelo menos umas quatro horas de passeio, dependendo do ritmo e do número de paradas. Se ainda tiver tempo, eu recomendaria passar pela Plaza de España e o Templo de Debod. Se não, você pode pegar o metrô em Opera e voltar ao aeroporto de metrô. O trajeto irá levar cerca de 30/35 minutos, dependendo do horário.

Espero que esse passeio te deixe com vontade de voltar e passar mais tempo por aqui! 🙂

Anúncios

16 Comentários

  1. Lari,
    Adorei. Um post de utilidade públima. Vou divulgar. Os leitores do Sol vāo amar! Bjo

    1. Obrigada, Cris! 🙂

  2. Marco Aurelio · · Responder

    Oi! No aeroporto de Barajas tem algum lugar para deixarmos as malas ou já podemos fazer o check-in do próximo voo?
    Adorei as dicas.

    1. Oi, Marcos! Sim, no aeroporto de Barajas há guarda-volumes (consignas) para malas no T1 e no T4. Toda a informação (preços, onde está) está disponível aqui: http://www.consigna.es/ Um abraço!

  3. Maíra · · Responder

    Este trajeto é todo a pé? No Opera para chegar mais rapido ao aeroporto tem onibus ou taxi? Sabe o valor em média? Obrigada pelas dicas

    1. Maíra, esse trajeto é a pé começando em Plaza de Cibeles. Ou seja, seria ir do aeroporto até Cibeles de ônibus e a partir daí caminhar. Não há ônibus direto até Opera, por isso o mais rápido seria de táxi. Para calcular o preço, você pode dar uma olhada nesse site: http://pidetaxi.es/book_taxi Um abraço!

  4. Geraldo Frederico · · Responder

    Ola, Parabéns pelas dicas no blog. São excelentes!

    Estarei saindo de Roma as 12h e desembarcando pela Ibéria no Terminal 4 as 14:45h em Madrid

    O Próximo vôo sai também do Terminal 4 as 19:40h com destino a Lisboa.

    Estou com duvidas que seriam:
    1º vou ter que pegar a mala despachada ou ela vai direto para Lisboa?
    2º como é um vôo adquirido com conexão preciso chegar 2h antes no aeroporto para o embarque a Lisboa?
    3º nesse tempo o que conseguiria fazer saindo do aeroporto para visitar locais históricos e turísticos em Madrid sem gastar muito?

    1. Oi, Geraldo! Obrigada! Se o voo é uma conexão, as malas vão diretamanete para Portugal. Se você chegar uma hora e meia antes é suficiente – na verdade, até uma hora antes é ok, mas é sempre melhor se prevenir. Dá tempo de sair do aeroporto e ver algumas coisas, mas eu recomendaria fazê-lo com um plano estabelecido do que você quer ver, porque o tempo vai ser bem curto – basicamente um passeio pelo centro histórico. Boa viagem!

      1. GERALDO FREDERICO · ·

        Larissa, obrigado pela resposta

        gostaria de visitar o mercado e alguma praça somente. o que me recomedaria?

      2. Geraldo, eu recomendo um passeio pelo centro antigo: Plaza Mayor, Sol, Ópera, Palacio Real e Plaza de Espanha. Acho que já dá para ter pelo menos uma ideia da cidade.

  5. MARIZA · · Responder

    LARISSA
    estou com duvida o seguinte. vou chegar no final do mes em Lisboa. depois vou para porto e seguir para italia.

    volto em madrid depois para o Brasil

    tenho que comprovar toda a quantia em especie ou cartoes em todos os aeroportos? como funciona?

    vou com uma vizinha e dois amigos . a vizinha é aposentada e mais idosa. os filhos dela estão custeando a viagem para ela, mas eles nao estarão indo.

    na hora da imigração passam todos juntos no balcão ? tem possibilidade de passarmamos e ela ser barrada?

    1. Mariza, se o seu voo chega na Europa via Lisboa, você só passará pelo controle policial no aeroporto de lá. Se vocês vão juntos, vocês podem passar juntos pelo controle. Sempre espere que eles te façam a pergunta e aí você responde ou mostra o que podem te pedir. Para a grande maioria das pessoas que conheço não pedem nada, por isso não se preocupe. O valor exigido por ser trazido em dinheiro ou em cartões e, se ela trouxer tudo que é pedido, não tem porque ser barrada.

  6. CLEUSA · · Responder

    COMO TER INTERNET NO CELULAR NA EUROPA? ME INDICARIA ALGUM PLANO LA PARA FAZER POR 07 DIAS? CHEGAREI POR LISBOA.
    PRECISO UTILIZAR APLICATIVOS DO CELULAR PARA ME AJUDAR ESTAREI EM PORTUGAL E NA ITALIA.
    QUAL É O CUSTO APROXIMADO DE CADA PLANO?

    1. Oi, Cleusa. Os planos na Espanha são esses e acredito que as mesmas companhias estejam presentes na Itália e Portugal com preços similares. Entre nos sites das empresas para confirmar os valores exatos.

  7. CLEUSA · · Responder

    qual voce recomenda? fiquei sabendo que algumas pessoas foram usaram a vedofone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: