Por que o Parque do Retiro é visita obrigatória, independente da estação?

Passeando no último final de semana pelo Retiro com o namorado e dois amigos brasileiros que estavam de férias, concluí que o Parque do Retiro merece a visita em qualquer época do ano, mesmo com o frio que já está fazendo agora no final do ano. Por quê? Porque o parque é lindo sempre e podemos, através dele, ver como as estações realmente afetam não só o visual da cidade e da natureza, mas o estilo de vida das pessoas, já que os madrileños são presença garantida por lá e não só os turistas.

Estaque e Monumento

Estaque e Monumento

E o que ele tem de tão especial? Muita coisa!

Para começar, tem a história: o Parque do Retiro pertencia à monarquia espanhola e apenas em 1767 a aristocracia pode entrar no Parque. Já os pobres (mortais) tiveram que esperar mais um século para poder conhecer o Parque, que agora é acessível a todos.

Retiro

Os queridinhos dos turistas são o estaque e o Monumento a Alfonso XII, capazes de arrancar suspiros de qualquer um. O estanque, que foi usado na época de Felipe IV para simular batalhas, é hoje um lago com peixes e patos e que oferece passeios de barquinho. No verão, rola até fila para poder alugar um! Já o Monumento, concebido em 1898 e finalizado em 1922, é uma homenagem à Guerra contra Cuba, perdida pelos espanhóis.

DSC00722

Mas não deixe de ver também o Palacio de Cristal, feito de metal e cristal, que sempre sedia uma exposição interessante (e gratuita). Em frente ao Palacio está o lago que as crianças adoram, porque é cheio de patos e tartarugas. No outono, ele fica ainda mais lindo com as folhas cheias de árvores alaranjadas.

Palacio de Cristal

Para quem gosta de arte, outra boa opção é o Palacio de Velázquez, um centro de exposições com friso azulejado, algo bem atípico para Madrid.

Palacio de Velasquez

Palacio de Velázquez

Quem prefere as flores deve ir até a Rosaleda, um riseiral com mais de cem variedades de roseiras.

E, como acontece em várias cidades do mundo, Madrid também tem seu ar de mistério no Retiro com a estátua do “Angel caído”, ou seja, Lúcifer. Dizem que é a única estátua do diabo no mundo, mas não sei se isso é verdade. O fato é que ela é cercada de mistério e misticismo e, entre outras coisas, há a história de que a estátua está justamente a 666 metros do nível do mar!

Angel Caído

Estátua “Angel Caído”

Retiro nas estações

– Não deixe de ir ao Retiro no verão para sentar na sombra das árvores e fugir do calor intenso que faz em Madrid nessa época do ano. Todos estarão fazendo o mesmo: famílias com crianças, grupos de jovens tomando cerveja e tocando violão, casais de namorados, pessoas mais velhas lendo. É uma delícia!

verao

Já que Madrid não tem praia, o negócio é tomar sol no Parque!

– Na primavera, o grande destaque são as árvores carregadas. Fuja se tiver alergia a pólem! A primavera tem um clima especial porque parece que os madrileños finalmente saíram do casulo depois de um longo inverno. E quem conhece um madrileño sabe que não há nada que ele goste mais que passear pelas ruas. Além disso, é na primavera que acontece o Dia do Padroeiro de Madrid, San Isidro, quando o Parque do Retiro recebe milhares de pessoas para a queima de fogos.

San Isidro no Retiro

San Isidro no Retiro

É também nessa época quando rola a Feira do Livro de Madrid, uma espécie de Bienal do Livro, mas a céu aberto.

Feira do Livro

– Sou suspeita para falar porque amo o outono e acho que é a época em que o parque fica mais bonito, com as flores caindo, aquele cenário típico de filme que não vemos em grande parte do Brasil. Dependendo do ano, as temperaturas ainda estão na casa dos 20 graus, então é ótimo para fazer um picnic ou simplesmente deitar na grama e pensar na vida.

Retiro

– No inverno, o Parque do Retiro é frio. Bem frio! Por isso, não rola de ficar por lá muito tempo. O ideal é uma caminhada pós-almoço para fazer a digestão, especialmente se você teve o prazer de comer o “cocido madrileño”, prato típico por aqui que é capaz de fazer qualquer um dormir a siesta.

Retiro no inverno

E você, em que época do ano prefere visitar o Retiro?

O Parque do Retiro tem entrada gratuita e os principais acesso ao parque estão próximos às estações de metrô Retiro e Atocha.

Anúncios

3 Comentários

  1. Uau, que lugar lindo!!!
    Você me deixou curiosa pra pessoalmente, não vejo a hora!!!
    Beijos

    1. Gabi, lugar perfeito para passear com a família. Com certeza, vocês vão curtir! Beijo

  2. O Retiro é uma delícia! Nem imaginava que no inverno tb era legal. Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: