Oito tradições de Natal e Ano Novo em Madrid

Já estamos de novo no final do ano e eu não consigo acreditar que já é meu quarto Natal longe de “casa”! Agora já acostumei bastante com as festas aqui, mas nos primeiros anos, confesso que a falta de algumas tradições do Brasil me deixou meio pra baixo. Mas, como sempre, me divirto aprendendo os costumes espanhóis e decidi compartilhar alguns deles por aqui.

Vamos às 8 tradições de Natal e Ano Novo na Espanha e, especialmente, em Madri!

1- El Gordo

A contagem regressiva para o Natal não começa com a decoração nas lojas ou quando toca “And so this is Christmas” no supermercado, e sim quando começa a venda da loteria de Natal, o chamado “El Gordo”. O país para para ver o sorteio pela televisão (o desse ano rolou ontem), que acontece em pleno Teatro Real, depois de muito treinamento por parte das crianças que cantam as bolas. Nesse ano, uma das meninas se enroscou toda na hora de falar o número sorteado e até chorou, tadinha. Dá uma olhada no vídeo:

2- O Natal é bem parecido com o do Brasil: as famílias têm a ceia no dia 24 e almoçam no dia 25. Os pratos são parecidos também, exceto pelas frutas, que são substituídas por doces, como o polvorón. A principal diferença fica por conta dos presentes: aqui quem traz os presentes são os Reis Magos no dia 06 de janeiro e não o Papai Noel.

Decoração natalina na Gran Vía

Decoração natalina na Gran Vía

3- Quem mora em São Paulo sabe o caos que fica o trânsito na Avenida Paulista e no Parque do Ibirapuera por conta da decoração natalina. Se você vem passar essa época de Natal em Madrid, não espere uma decoração incrível, porque ela costuma ser simples, mas o grande destaque, pelo menos para as crianças, é a Cortylandia, a decoração que rola no prédio do Corte Inglês do centro. Nesse ano, o tema é “pinguins” e, em horários específicos (consulte aqui), eles se movem ao som das músicas. É bem fofinho, mas prepare-se para a multidão de gente!

Cortylandia 2014

Cortylandia 2014

4- Mercados de Natal e Pistas de Patinação

Infelizmente, Madrid não tem mercados de Natal no estilo alemão, com vinho quente e hot dog com salsichas deliciosas. Mas, sim, há mercados de Natal em diversos pontos da cidade, a maioria deles vendendo acessórios para o presépio ou artesanato. O mais tradicional é o da Plaza Mayor.

Plaza Mayor decorada para o Natal

Plaza Mayor decorada para o Natal

Em outras partes da cidade, há pistas de patinação, como a da Plaza de Santa María (pertinho de Callao). Para quem prefere fugir mesmo do frio, outra boa opção é a pista do Centro Centro porque está em um ambiente fechado e também inclui mercadillo e oficinas para crianças.

5- Presépio x Árvores de Natal

Aqui, a principal tradição é o presépio, que pode ser vendido completo ou separadamente. Eu nunca montei, mas acho super bonito os presépios que fazem aqui, alguns deles com personagens com se mexem e com uma variedade incrível de peças. Sempre há exibições de presépios enormes e as filas também são bem grandes para vê-los. Nesse ano, o mais disputado é o do Centro Centro, que data do século XVIII. As entradas custam 2€.

DSC09936 Mercado de Natal

6- Sorte no Ano Novo

Enquanto no Brasil temos mil e uma tradições para ter sorte no Ano Novo, aqui elas são mais simples. A principal é a de comer 12 uvas à meia-noite, quando o sino toca as 12 badaladas. Já em relação à roupa, não há nenhuma tradição porque é inverno por aqui e o branco não combina. Ultimamente, a moda é usar preto – mas não tem nenhuma relação com sorte ou azar.

IMG_20141129_215246

7- Virada em Sol

Já que não temos praia (e a praia também não seria uma boa opção com a temperatura na casa dos 5 graus), o jeito é comemorar em Sol. Todos os anos, milhares de pessoas vão até o centro da cidade com as suas garrafas de champanhe, suas 12 uvas e muita roupa de inverno para celebrar a virada em Sol. Como em todo lugar muito cheio, tem que ter paciência porque a coisa vira uma loucura!

Em Sol, todos se reúnem para comer as 12 uvas da sorte!

Em Sol, todos se reúnem para comer as 12 uvas da sorte!

Há alguns anos, a Prefeitura vem promovendo o ensaio pré-uvas no dia 30: funciona igualzinho no dia 31 e costuma reunir menos gente (mas não pense que vão só cinco gatos pintados, vai bastante gente também). Como sempre falo por aqui, qualquer coisa é motivo para festa neste país!

8- Dia de Reis

E depois de toda a comilança de Natal e Ano Novo, ainda tem mais no dia 06, dia de Reis. Normalmente, é quando as crianças encontram os presentes trazidos pelos Reis na madrugada anterior. Esse dia é feriado e muitas famílias almoçam junto. Além disso, no dia 05 acontece a Cabalgata de los Reyes, que é como um desfile de rua, em que os reis vão em carros acenando para as crianças. Cada bairro tem o seu, mas no centro de Madrid rola a mais importante e dizem que é mágico, cheio de música e personagens! Mais info aqui.

E se no Brasil dizemos que o ano só começa no Carnaval, aqui podemos dizer que o ano só começa de verdade no dia 07 de janeiro.

Mercadillo de Natal

Mercadillo de Natal

 

Independente de onde ou como você comemore, desejo que esse Natal seja especial para você. Passar essas datas longe da família é sempre um pouco complicado, mas eu só posso agradecer aos amigos e à família espanhola que encontrei por aqui por mais um ano incrível. Feliz Navidad!

Anúncios

5 Comentários

  1. Adoro tradições, assim que compro lotería, como uvas, vejo a Cabalgata de los Reyes, mas também pulo com o pé direito à meia noite, esperamos por Papai Noel e como rabanada,jajaja.
    Adoro o Natal e mais ainda comemorá-lo com tudo que tenho direito.
    Feliz Natal Esto es Madrid, muito sucesso e um ótimo 2015. Beijos

    1. Mônica, todo ano me afogo nas uvas, hahaha! E o filhote ganha presente nos dois dias?

      Obrigada e ótimo Natal e um lindo 2015 para vocês! Espero que possamos tomar um café “prontito”. 🙂

      1. Sim Larissa, ele ganha pressente nos dois dias, mas tentamos que Papai Noel não traga muitas coisas já que somos só nós que presenteamos. Em Reyes ele ganha dos abuelos e da tia e nosso tb.Curtimos muito mais por ele, mas não podemos exagerar nos mimos, jajajaja. Oba, vou esperar por esse café sim. Feliz 2015.

  2. Oi Lari, adorei! Eu sinto muita falta do Ano Novo no Brasil. Pelo calor mesmo. Odeio passagem de ano com frio e roupa preta. Feliz 2015 para ti!!! Beijão.

    1. Cris, o Natal eu não ligo muito, mas o Reveillon eu prefiro muito mais com calor! Ótimo ano pra você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: