O tradicional bocadillo de calamares do Bar Brillante

Uma das comidas mais típicas de Madrid é o “bocadillo de calamares” ou, em bom português, o lanche de lula. Pode soar meio estranho, mas é uma delícia! O que é realmente estranho nessa história é o fato de a lula ser um animal marinho e Madrid não ter nenhuma praia a menos de 300 quilômetros de distância.

Mas o que importa é a tradição e o bocadillo de calamares de Madrid é muito famoso em todo o país e um daqueles must do dos turistas. Como sempre, há bocadillos dos mais variados preços, tamanhos e qualidade, mas o bar-restaurante mais famoso pelo seu delicioso bocadillo é o “El Brillante”, localizado justo ao lado do Museu Reina Sofía e bem próximo à estação de Atocha.

brilhante8

Muitos dizem que ele é o melhor pela tradição, já que são mais de 50 anos preparando o tal lanche das 6h30 da manhã até por volta da meia-noite, o que significa que não tem hora certa para comer o bocadillo ou outras das delícias gastronômicas oferecidas por lá, como a tortilla de callos (tripas de vaca, não tenho a menor coragem de provar).

brilhante5

Não espere nada luxuoso nem um clima romântico, pelo contrário, o lugar tem um estilo daquelas padocas onde os trabalhadores costumam ir para tomar o café antes de entrar no trabalho ou para tomar uma cerveja no happy hour. O camarero da barra vai gritando os pedidos para o cara da cozinha, as crianças ficam brincando e o clima é bem descontraído.

brilhante2

No chão, muitos papéis. Quem vem à Espanha pela primeira vez, provavelmente se assusta, mas quem já conhece sabe que quanto mais papéis no chão, melhor o bar é! Significa que o bar tem muito movimento e ninguém vai te olhar feio se você fizer o mesmo.

brilhante6

O mais legal do Brillante é que, apesar de aparecer em vários guias de turismo, ele é basicamente visitado por espanhóis e não tem nada de turístico. O que tem é muita gente de outras partes da Espanha, curiosas para conhecer o tal bocadillo.

brilhante3

E finalmente, falando sobre o bocadillo…. é muito bom! Feito na hora, com as lulas cortadas em forma de anéis e colocadas em um pão. Não é tão barato: o bocadillo custa 6,5 euros, mas é bem grande! Se não estiverem morrendo de fome, dá até pra dividir. Quem só estiver curioso, pode pedir o montadito, que é uma versão menorzinha e custa 4 euros. Para acompanhar, nada melhor que uma cerveja gelada. Mas eles servem muitas outras coisas, sendo o principal destaque para os lanches.

Montadito (a versão menor do bocadillo). Rico, rico!

Montadito (a versão menor do bocadillo). Rico, rico!

Para quem não prefere um lugar mais “fino”, Madrid oferece muitas opções. Nessa matéria tem algumas delas.  Fuja daqueles lugares muito turísticos, onde se paga caro e não se come bem, como é o caso do bocadillo vendido no Mercado de San Miguel, mais caro que esse e bem menor (e não é feito na hora).

brilhante4

Se você se animou e quer provar os bocadillos do Brillante, você pode dar uma olhada no site deles. O Brillante está na Plaza del Emperador Carlos V, 8. A estação de metrô mais próxima é a de Atocha.

Anúncios

2 Comentários

  1. Realmente os papéis e lixos no chão impressionam qualquer um! Mesmo ninguém me olhando feio, não tenho coragem nenhuma de fazer isso…rsrs. Me deu água na boca esse bocadillo! Vou lá conhecer. Beijos!

    1. Rafa, é realmente difícil aderir a esse costume. Às vezes eu até jogo, mas não é natural, hahaha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: