Quero dirigir na Espanha, posso? O passo-a-passo para as diferentes situações

(Obrigada a Paula, que fez correções importantes pro post!)

O post de hoje é para todo mundo que está vindo para a Espanha (ou já está aqui) e se perguntou: posso dirigir na Espanha? A resposta, se você já tem carteira de motorista no Brasil, é sim – mas o “como” varia de acordo com o seu status na Espanha, ou seja, se for turista terá que fazer uma coisa, se for residente temporário terá que fazer outra e se for morar aqui por um bom tempo, a resposta será diferente! Vou explicar aqui cada uma das situações.

1- Se você for TURISTA

Se você vem para a Espanha como turista e não vai passar mais de 90 dias no país, você pode dirigir usando sua carteira de motorista brasileira. Sempre que for dirigir, leve tanto a carteira de motorista como o passaporte, porque se você for parado o policial pode te pedir os dois, já que o passaporte, em teoria, confirma sua data de entrada no país – ou pelo menos na Europa – e ele vai ter certeza de que você é realmente turista. Simples assim!

2- Se você for ficar mais de 90 dias

Se você vem passar uma temporada na Espanha superior a 90 dias, por exemplo, se você vier fazer um intercâmbio de alguns meses, você pode tirar a Permissão Internacional Para Dirigir, mais conhecida como PID, aí no Brasil, antes de vir pra cá. Como é isso? Simples! Dê uma olhada no Detran do seu estado. No caso do Detran-SP, é só entrar nesse site que ele vai te ensinar o passo a passo. Você pode fazer até a solicitação até pela internet e eles mandam para a sua casa (com um custo de R$ 11 pelo envio).

No caso do Detran-SP, o valor atual é de R$ 221,54, mas ele varia de acordo com o Estado. Sim, é bem carinho, mas não há outra saída! A vantagem é que a PID é aceita em muitos países e não só da Europa e, além disso, ela tem a mesma data de validade da sua carteira de motorista.

Para quem quiser saber mais sobre isso, esse post recente do blog Turista Paulistano dá umas dicas muito úteis. Dizem por aqui que eles quase nunca pedem a PID e que a carteira de motorista do Brasil acaba valendo nesse período, mas se você for para outros países da Europa, é melhor pagar a PID e não arriscar.

3- Se você vem morar aqui por muito tempo

A saída para quem vem morar aqui sem data para voltar é conhecida como “Canje de Permiso” e é obrigatória se for ficar aqui por mais de seis/oito meses porque. Depois que você tirar o NIE, você deve canjear a carteira de motorista em até seis meses se quiser dirigir, passado esse prazo você pode ser multado.  Para obtê-la você tem que entregar sua carteira de motorista do Brasil, ou seja, você troca a sua carteira do Brasil pela espanhola literalmente.

Mas e se eu for para o Brasil? Se você for para passar as férias, você pode dirigir com a carteira espanhola acompanhada do passaporte, mas se você pensa em voltar a morar no Brasil, você teria que fazer novamente a troca/canje, dessa vez da espanhola para a brasileira.

Mas como estamos falando de quem vem pra cá, vamos às dicas para fazer o seu Canje de Permiso! O primeiro passo é entrar no site da DGT (Dirección General de Tráfico) e clicar em “Canje de Permiso”, como você pode na imagem abaixo.

Site da DGT

Site da DGT

O site vai te levar a uma página cheia de explicações. Clique em “Solicitar Cita Previa para Canjes”.

canje2

Depois ele vai te dar a opção de escolher entre apenas um ou mais trâmites. Se você só quer canjear a carteira de motorista, clique na primeira opção, selecione Brasil e clique em “Aceptar”. Depois disso, você vai ter que completar um formulário com seus dados pessoais e ele vai te dar algumas opções de datas e horários para você levar pessoalmente os documentos para efetuar o canje. Quando eu fiz, eles me deram uma data para uns três meses depois!

canje3

Atenção! Isso não significa que essa data está confirmada. Você deve entrar no site da DGT para ir acompanhando a sua solicitação. Para isso é só entrar no site da DGT, ir a “Canje de Permiso” e, ao invés de clicar em “Solicitar Cita Previa de Canjes” você deve clicar em “Consultar Cita Previa”. Sua cita só estará confirmada quando passar de “pendiente” para “aceptada”. 

Depois que sua solicitação tiver passado para “aceptada”, você deve providenciar os documentos, que são bem simples: NIE/DNI ou outro documento que confirme sua identidade E residência, sua carteira de motorista brasileira (original e cópia), uma foto tamanho padrão (aqui tem máquinas em qualquer esquina para fazer essas fotos), o documento de solicitação, que pode ser obtido aqui e 27,7€, que é o valor da taxa para 2015 e que pode ser paga tanto em dinheiro como com cartão.

Além disso, você deve fazer o teste psicotécnico novamente aqui em qualquer auto-escola credenciada. Pesquise, porque os preços variam, mas eu paguei 32€ no Centro Médico Atocha, que foi um dos mais baratos que achei e que permite marcar o horário. Quando eu fui (sem marcar o horário), foi bem rápido, uns 20 minutinhos no máximo. Esse papel que será entregue pelo Centro Médico também deverá ser levado à DGT. No meu caso, eu preferi ir uns dias antes ao Centro Médico para não me enrolar e acho que é melhor. Caso você tenha esquecido do exame médico, perto da DGT tem váários lugares onde você pode fazer.

No dia da cita, é só levar todos esses documentos que eu mencionei à DGT, que aqui em Madrid está na Calle Arturo Soria. Quando fui, demorei uns 20 minutos para ser atendida, mas depois o atendimento é bem rápido, eficiente e a moça que me atendeu foi a simpatia em pessoa, coisa rara na prestação de serviços por aqui. Ela me pediu para assinar um outro documento, que é a tal declaração que aparece na lista de documentos e que eu não tinha nem ideia do que era, passou os dados pro computador e pronto!

Na hora, ela já me entregou um papel que já me permitia sair de lá dirigindo e que é válido por três meses, que é o prazo máximo para você receber a carteira de motorista pelo correio. Eu recebi bastante antes, uns 20 dias depois de ter ido à DGT. E aqui está lá, ainda sem ser “estreada” – por enquanto!

Minha carteira de motorista espanhola

Minha carteira de motorista espanhola

DICAS!

1- O exame médico tem validade de três meses, por isso, sempre espere o status da sua solicitação passar de “pendiente” para “aceptada” para fazê-lo, porque senão você corre o risco de perder dinheiro.

2- Tenha certeza de que você poderá ir naquela data porque não se pode cancelar e pedir outra. Você teria que esperar a data “vencer” para pedir outra.

3- Se o seu status não passou de ‘pendiente’ para ‘aceptado’, isso não significa que obrigatoriamente tem algo errado. Isso aconteceu comigo e, infelizmente, o que eu tive que fazer foi esperar a data vencer para pedir de novo. Entrei em contato com a DGT para perguntar o motivo, mas não informaram. A sorte foi que ainda não tinha feito o Exame Psicotécnico, senão teria que fazer de novo.

30 Comentários

  1. Eu acrescentaria três coisinhas:
    1) No Brasil você tem que levar sua carteira de motorista espanhola e o passaporte sempre, senão a polícia pode te multar. A carteira espanhola nao tem validade sem o passaporte brasileiro.
    2) Algumas locadoras de carro no Brasil nao alugam carro para brasileiros com carteira de motorista do exterior e passaporte brasileiro. Antes de alugar é bom perguntar, porque eles nao reembolsam.
    3) Quem já é residente aqui e dirige sem a carteira espanhola pode levar uma multa de 500 Euros. E nao adianta chorar ou dizer que está aqui ha pouco tempo. Na mesma hora que te param eles comprovam a data de emissão do NIE (a identidade para estrangeiros) e se for o caso aplicam a multa.

    1. Paula, MUITO obrigada pelas dicas!

  2. Xiii… Faltam 10 dias pra minha mudança, nao deve dar mais tempo de pedir a PDI, né?!
    Me dei mal…rsrs

    1. Gabi, acabei de atualizar com as informações que a Paula passou e, se você vem ficar mais de seis meses, é obrigatório canjear mesmo! 🙂

      1. Hmm..! Bom saber! Obrigada pelo post super util! Bjs

  3. Thiago · · Responder

    Ola Larissa muito bom seu blog! referente ao “NIE/DNI ou outro documento que confirme sua identidade E residência” eu tenho passaporte espanhol e tenho um amigo com passaporte alemão que vai fazer o canje. Sabe se o passaporte basta como documentação ? Ao entrar no site para solicitar o agendamento ele pede “Nº Tarjeta Residencia(*)” sabe o que seria essa informação? se posso colocar meu numero de passaporte ai ?

    desde ja agradeço

    1. Oi, Thiago.

      Não tenho certeza de como funciona, o melhor seria você entrar em ctto direto com a DGT (telefone 060), mas eu acredito que o passaporte não é suficiente para comprovar a residência, porque muita gente tem passaporte e não mora aqui e essa carteira de motorista é para quem é residente. No começo do ano passada fui roubada e levaram meu NIE e eu já tinha cita para fazer o canje da carteira de motorista e não me deixaram fazer; tive que esperar a segunda via do NIE ficar pronta. Por isso, tenho quase ctza que não, mas melhor garantir a informação com eles. Boa sorte!

  4. Vanessa · · Responder

    No site da DGT diz:: “No se canjean los permisos obtenidos con fecha posterior a la firma del Convenio respectivo, cuando su titular hubiera obtenido el permiso siendo residente legal en España.”

    Vc sabe dizer algo sobre o tal convenio?? Pelo que entendi, se minha carteira de motorista foi expedida no Brasil em 2010 por exemplo e o convenio entre os países só foi feito em 2011 eu já não poderia fazer o canje/troca da carteira. É isso mesmo??
    (estou buscando o conveio e nao encontro nada.. se alguem sabe por favor HELP 🙂 )

    1. Oi, Vanessa! O convênio foi assinado em 2011, então quem veio morar aqui antes disso tinha que tirar a carteira de motorista espanhola, ou seja, a sua brasileira não contava nada. O que convênio estabelece é que se você tirou a sua carteira de motorista no Brasil e depois passou a residir na Espanha, você pode fazer o “canje” sem problemas. O que não pode fazer é ser residente na Espanha, ir tirar a carteira no Brasil e voltar para fazer o “canje”. No seu caso, não há problema nenhum! Boa sorte!

  5. eliomar silva santos · · Responder

    hola Larissa boa tarde muito interessante o seu blog mas tenho uma duvida eu vivi en espanha legalizado 8 anos mas ja faz tres anos que voltei ha brasil perdi meu permiso de residencia e aque en brasil eu tirei minha habilitacao agora esto casado legalmente com uma espanhola e voltei a esta com meu nie por esta casado com uma espanhola irei volta ha espanha sera que poderia n meu caso canjea habilitacao obrigado

    1. Oi, Eliomar. Acho que você não vai ter nenhum problema para você tirar, mas como seu caso é bem específico, seria melhor consultar a DGT. Boa sorte!

  6. CIBELE · · Responder

    OLÁ SOU BRASILEIRA ESPANHOLA, TENHO A DUPLA. ESTOU VOLTANDO PARA ESPANHA, COM MINHA CARTA RECENTEMENTE TIRADA AKI NO BRASIL, SERÁ KI CONSIGO CAMBIAR NA ESPANHA OU TENHO QUE ESPERAR UNS 6 MESES,ME AJUDE POR FAVOR ESTOU COM ESSA DUVIDA,OBRIGADA

    1. Oi, Cibele! Você não precisa esperar seis meses, você pode chegar e fazer diretamente o trâmite.

  7. matheus · · Responder

    “Canje de Permiso” so e valido pra quem tem passaporte ou para imigrantes tbm? Estou de mudança para a espanha esse mes ainda queria saber se vale para imigrantes tbm

    1. Oi, Matheus! O “canje de permiso” vale para imigrantes também!

      1. matheus · ·

        como um imigrante faz para conseguir o NIE/DNI ? poderia me explica?

  8. Eduardo Alvarez · · Responder

    Bom dia,

    Esse tramite tem custo, pois vou para a Espanha, de inicio por 1 ano, precisaria tirar esse permisso então?
    Então o PID daqui do Brasil para mim não serviria para nada, pois vou ficar ai mais de um ano?
    Sobre esse tramite ele é feito todo na espanha e não preciso fazer nada no Brasil?
    E eu poderei dirigir com a minha carteira até essa não ficar pronta?

    Aguardo seu retorno.

    Abraço

    1. Oi, Eduardo

      Conforme escrevi no post, o canje tem custo, sim. Para 2015, é de 27,7€ e você também tem que fazer o exame psicotécnico, que custa mais uns 35€. Você pode circular com o PID durante os seis primeiros meses, depois disso eles vão exigir que você faça o “canje”. Todo o trâmite é feito na Espanha, a única coisa é que a sua carteira de motorista brasileira não pode estar vencida.
      Quando você solicita o canje, eles te dão uma carta que comprova que sua carteira de motorista está em trâmite e você pode dirigir com essa carta que vão te entregar durante três meses, mas na verdade a carteira mesmo demora bem menos que isso pra chegar.
      Abs

  9. Eduardo Alvarez · · Responder

    Bom dia Larissa, obrigado pelo retorno

    Então como vou ficar por um ano, nem compensaria o PID correto? Ou preciso tirar o PID para poder fazer o canje? Posso chegar logo com a minha habilitacao normal e logo solicitar o canje sem ter esse PID? Pois como ja sei que ficarei mais de seis meses gostaria de assim que chegar já solicitar esse canje.
    E depois que eu voltar para o Brasil eu posso tirar minha carteira aqui novamente, como funcionaria?

    Abraço

    1. Eduardo, recomendaria o PID se você for viajar para outros países da Europa antes de fazer o canje , mas se for ficar só na Espanha não há necessidade. Você não precisa do PID para fazer o canje, só sua carteira de motorista do Brasil. Quando você voltar, você terá que procurar o Detran para fazer o processo de troca da carteira espanhola pela brasileira, mas não sei como funciona exatamente esse processo. Caso você seja de SP, aqui tem o site onde você encontra essas informações: http://detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/cnhExteriorNaoSignatarios#documentos

  10. Eduardo Alvarez · · Responder

    Muito obrigado me ajudou muito, abs

  11. Gabriel Sampaio · · Responder

    Olá Larissa, existe alguma forma de tirar a primeira habilitação ? Vou me mudar no próximo mês e não vai dar tempo de tirar a carteira Aqui

    1. Oi, Gabriel! Você pode tirar a habilitação aqui desde que disponha de um documento que comprove que você reside aqui, como o NIE.

  12. Alex Salla · · Responder

    Olá Larissa, Parabéns pelo trabalho aqui, de muita utilidade a todos. Tenho a carteira brasileira pretendo fazer todo esse trâmite que nos é possível, para fazer a CANJE DE PERMISO ouvi falar que tenho que ter a carteira de motorista brasileira a mais de cinco anos, não é meu caso pois a fiz em 2012, isso é verdade ou não é imposto datas sobre isso? Se vc tem essa informação me ajudaria mais ainda. OBS: não li em lugar nenhum sobre ter mais de cinco anos, no site que vc passou apenas diz, ORIGINAL EM VIGOR, vi no vídeo de um brasileiro no YouTube e a dúvida permaneceu. Obrigado a vc.

    Alex Salla

    1. Oi, Alex! Realmente não há nenhuma exigência em relação ao tempo de carteira. A única coisa é que o convênio entre Brasil e Espanha foi assinado em 2011 e quem mora aqui desde então não pode ir pro Brasil para tirar a carteira e voltar pra Espanha e canjear. Mas no seu caso, se você está vindo morar aqui agora, pode fazer o canje sem problemas!

      1. Alex Salla · ·

        Era isso que eu tinha entendido também, mas pensei em tirar a dúvida com alguém que já viveu essa experiência. Obrigado!
        Vou aproveitar de sua boa vontade e fazer outra pergunta, eu moro na Alemanha e agora final do ano vou pra Espanha (Mallorca) a muita diferença do espanhol do Português? Eu vou trabalhar em uma empresa que preciso do Inglês, mas me refiro para se comunicar com os Espanhois e tudo mais, acha que vou enfrentar muita dificuldade? Pois vejo as línguas muito semelhantementes e já sei algumas coisas.

        Obrigado e um ótimo final de semana,
        Alex

      2. Há diferenças, claro. No começo é difícil porque eles falam muito rápido, mas acho que, sabendo que você não fala espanhol, eles tendem a te ajudar. O melhor é falar português devagar, que eles te entendem, rs! E, se for ficar muito tempo, tentar fazer umas aulas. Eu sou adepta da imersão na cultura local e isso inclui o idioma. Bom final de semana!

  13. Alex Salla · · Responder

    Larissa… Sim, quero aprender o idioma, pretendo morar ae e permanecer por um bom tempo, tenho uma ótima oportunidade de trabalho em Mallorca, mas no começo as suas dicas vão ajudar, sofri pra aprender o alemão aqui, estava me adaptando e agora vou para um novo desafio, mas na Espanha creio que a adaptação será mais fácil. Por enquanto é isso, obrigado novamente.

  14. sidnei · · Responder

    Olar minha primeirra habilitasao foi feita en 2001 renovei agora 01/01/2015 e meu NIE tenho desde 20/03/2015 sera que me dao a espanhola?

    1. Oi, Sidnei. Você pode fazer sem nenhum problema o trâmite de “canje” da sua carteira de motorista.

Deixe um comentário

