Cartão do transporte público: como fazer e quando usar

Se você vem morar em Madrid, mesmo que seja por poucos meses, você provavelmente fará o cartão de transporte público da cidade, ou melhor, da “Grande Madrid”, assim como acontece com o Bilhete Único de São Paulo. A vantagem é que você nem precisa esperar pegar o seu NIE (RG daqui) para pedir o cartão, você pedir usando o passaporte.

O cartão é apenas para quem vai morar na cidade e não para turistas, já que ele é recarregado por 30 dias. Se você for turista, confira este outro post que eu escrevi sobre os bilhetes do transporte.

O cartão funciona assim: você recarrega pagando de acordo com a região em que irá usá-lo e, a partir do momento em que usa pela primeira vez depois da recarga, você pode usá-lo quantas vezes quiser por 30 dias e isso inclui o serviço de ônibus, metrô e e trem.

Modelo do cartão

Modelo do cartão

– Como pedir o cartão?

Você pode fazer todo o trâmite pela internet, nesse site, ou pessoalmente. Caso prefira fazer pessoalmente, você tem que antes pedir um dia (sim, é bem chatinho) e você pode fazer isso por telefone, por internet ou pessoalmente nos postos de atendimento. No dia em que for efetivamente pedir o cartão, é necessário levar uma cópia do DNI ou passaporte, o valor da taxa e uma cópia da solicitação – quem vai fazer lá no posto não precisa levar foto porque fazem na hora, mas se você fizer pela internet você terá que anexar uma foto.

Eu conheço quem conseguiu ir no posto sem pedir data e fez o cartão na hora – mas teve que esperar um pouco para dar prioridade a quem tinha reserva.

Trâmite para pedir o cartão pela internet

Trâmite para pedir o cartão pela internet

– Em quanto tempo fica pronto?

Se você for numa das oficinas de atendimento, eles te entregam o cartão na hora. Caso você peça pela internet, irá demorar em torno de 10 dias.

Posto de atendimento em Plaza Castilla

Posto de atendimento em Plaza Castilla

– Vantagens

Se você perder, você pode entrar em contato com eles e eles anulam o seu cartão e o seu crédito passará ao novo. Além disso, o formato digital tem a vantagem de que quase nunca trava na catraca (o de papel dava pau com certa frequência) e você pode recarregar no dia do mês que preferir e ele vale por 30 dias (o de papel só valia para um determinado mês, ex. fevereiro).

– Quanto custa o cartão?

O cartão custa 4 euros.

– Quanto custa recarregar?
Se você for circular só pela zona A (toda a cidade de Madrid) e tiver mais de 23 anos, você vai pagar 54,6€ por mês. Se você tiver menos de 23 , você vai pagar 35€. A tabela de preços completa está disponível aqui.

Espero ter ajudado!

Anúncios

4 Comentários

  1. Marcos · · Responder

    Olá!

    Parabéns, ótimo site!
    Larissa quanto tempo leva pra ir da Calle de Juan Bravo até Universidad Francisco de Vitoria em Pozuelo de Alarcón, tranquilo para ir de metrô e como faz pra chegar?

    1. Oi, Marcos!

      Obrigada! Pelo que olhei no site da própria universidade, há um ônibus que sai de Moncloa e te leva até a universidade, que é o 657, mas não sei quanto demora para chegar lá. Parece que o jeito mais fácil é pegar o metrô (ou um ônibus) até Moncloa e de lá pegar esse ônibus. Eu acredito que, no total, você deve demorar uns 50 minutos.
      Não dá para ir de metrô até lá porque não há nenhuma parada perto da universidade.

      Um abraço!

  2. Marcos · · Responder

    Olá!

    Muito obrigado!

  3. […] Aos que vem para estudar, trabalhar ou ficar por aqui por um mês ou mais, o ideal é fazer o cartão de transporte público, que você recarrega quando quiser e ele pode ser usado por um mês no ônibus, metrô ou trem. Fiz um post específico sobre isso, que você encontra aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: