Visita à estação “fantasma” de Chamberí

Uma das coisas mais bacanas de Madrid é ver como a cidade conserva muito das suas construções antigas e qualquer passeio pela região central se torna uma aula de história. Não é exagero, qualquer pessoa que olhar uma foto da Gran Vía na década de 50 ou a Plaza de Cibeles na década de 1910 ou 20 vai perceber que a cidade mudou pouco e a grande diferença fica por conta do transporte.

Mas há um lugar na cidade que é um verdadeiro passeio ao passado: o Andén 0 del Metro (algo como Via 0 do Metrô) na antiga estação de Chamberí, por onde o metrô continua passando, mas já não para. A estação foi fechada definitivamente em 1966 e agora é um pequeno museu, com acesso gratuito e que conta a história do metrô de Madrid e, especificamente, dessa estação.

estacion_chamberi

PASSEIO

O passeio começa no que seria a entrada da estação: há as antigas catracas e se podem ver os bilhetes antigos e algumas placas afixadas. O “tour” não é guiado, exceto se fizer uma reserva para grupos, então há bastante liberdade para parar e ver com atenção o que você quiser. Depois, é hora de passar por um dos corredores da estação, no qual foi colocado um painel com as datas mais importantes da história do Metrô Madrileño, com textos e imagens. Vale a pena ler e aprender, mais deixo aqui algumas curiosidades:

Painel com informações históricas

Painel com informações históricas

– A estação de Chamberí faz parte da primeira linha de Metrô da cidade, inaugurada em 1919 e que contava com outo estações.

– Durante a Guerra Civil, as estaações funcionaram como abrigo para os civis dos ataques aéreos.

Abrigo para civis

Abrigo para civis

– As propagandas daquela época (década de 20) foram mantidas, o que dá um toque muito especial à estação e colabora com essa sensação de “imersão no tempo”. Afinal, quem é que imagina hoje em dia ver propaganda de purgante ou de cimento no metrô?

Propaganda da época

Propaganda da época

– Também há alguns vídeos que reproduzem propagandas da época e objetos e fotos que ajudam a acompanhar a evolução do metrô e das estações, como imagens dos trabalhadores, foto da inauguração da primeira escada rolante, tickets da época, etc.

estacion_chamberi2     estacion_chamberi8  estacion_chamberi10

– A estação de Chamberí passou anos abandonada e foi totalmente restaurada para receber os visitantes, além de ter sido construído um acesso que permite a visita de deficientes e idosos. No dia em que eu fiz a visita, havia muitos idosos e fiquei imaginando a emoção que eles deviam estar sentindo.

estacion_chamberi6

– O fechamento definitivo aconteceu em 1966, porque os trens que passaram a ser usados naquela época eram muito grandes e, como a estação de Chamberí está em uma curva, não foi possível adaptá-la.

estacion_chamberi11

Quem quiser, pode assistir a um vídeo sobre a história do Metrô de Madrid, desde o lançamento até os dias de hoje, em uma sala que fica à esquerda da entrada.

Serviço: 

O Andén 0 está na Plaza de Chamberí, entre as estações de Bilbao, Alonso Martínez e Iglesias – ao chegar na Plaza é possível ver a entrada em uma das suas esquinas e se parece muito a uma entrada do metrô com elevador. A entrada é gratuita. As visitas podem ser feitas às sextas, das 11 às 13 e das 17 às 19h; e aos sábados e domingos das 10 às 14 horas. É fundamental chegar cerca de meia hora antes do fechamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: