As melhores universidades da Espanha em 2015

Se você pensa em estudar na Espanha, especialmente se o seu foco é a graduação, esse post é para você! A Fundación BBVA divulgou recentemente a lista das melhores universidades do país, válida para o ano escolar 2015/2016. Essa lista deve ser levada em conta na hora de escolher a universidade espanhola em que você pretende estudar, afinal estudar em outro país é um investimento alto e o ideal é não se decepcionar com o ensino porque aqui na Espanha, como em qualquer outro país, há universidades com graus de qualidade BEM diferentes e é claro que algumas não são tão recomendáveis.

O ranking elaborado pela Fundación BBVA é bem completo e inclui 95% das universidades espanholas, além de avaliá-las em diferentes aspectos. A análise leva em conta, por exemplo, a docência (número de professores por alunos, formação dos professores), produção (artigos publicados, entre outros), inovação e desenvolvimento tecnológico e por aí segue. É bem interessante olhar o estudo final da BBVA porque nele é possível ver os rankings das melhores universidades em cada um desses aspectos. O estudo completo está disponível aqui.

Outra coisa bem bacana é que no site deles, você pode montar seu próprio ranking, incluindo o curso que deseja fazer e que aspectos prioriza. Em um post que eu publiquei aqui no blog, mostrei o passo-a-passo para quem pretende montar seu próprio ranking.

Deixo aqui as listas com as 10 melhores universidades espanholas levando em conta dois aspectos. Na primeira está a produtividade e há apenas 3 madrilenhas entre as 10 melhores:

1- Universitat Pompeu Fabra
2- Universidad Carlos III
3- U. Autònoma de Barcelona
4- U. Politècnica de Catalunya
5- Universitat Politècnica de València
6- Universidad Autónoma de Madrid
7- Universidad de Cantabria
8- U. Miguel Hernández de Elch
9- Universidad Politécnica de Madrid
10- Universitat de Barcelona

Nesse segundo ranking estão as 10 melhores em volume de resultados e há apenas duas madrilenhas. :

1- Universidad Complutense
2- Universitat de Barcelona
3- Universidad de Granada
4- Universidad de Sevilla
5- Universidad Politécnica de Madrid
6- Universitat Politècnica de València
7- Universitat de València
8- Universidad del País Vasco 6
9- U. Autònoma de Barcelon
10- U. Politècnica de Catalunya

Anúncios

8 Comentários

  1. Jaqueline Méndez · · Responder

    Olá Larissa!

    Ano que vem farei um intercâmbio para estudar espanhol na Universidade de Alcalá de Henares, é melhor residir em Madrid ou em Alcalá?

    Obrigada, adoro seus posts!! 🙂

    1. Oi, Jaqueline! Que legal, com certeza você vai adorar a experiência.

      Alcalá é uma cidade relativamente grande e universitária, então tem muita gente que mora por lá. Além disso, tem muita vida cultural. O que eu levaria em conta na hora de escolher seria: o meu próprio perfil (nesse ano eu prefiro me concentrar nos estudos ou aproveitar mais a cidade, sair à noite?) e o calendário de aulas (vai ter aula todo dia ou só 2 vezes por semana?). Acho que você tiver aulas todos os dias, talvez seja melhor ficar em Alcalá, porque você vai levar uns 40 minutos para se deslocar até lá.

      A Juliana, do blog Rumo a Madrid, morou e estudou em Alcalá quando chegou. Talvez ela possa te ajudar nisso melhor que eu!

      Obrigada e boa sorte!

  2. Jaqueline Méndez · · Responder

    Muito obrigada pelas dicas! Vou dar uma olhada no blog recomendado!!! Besotes!!!

    1. De nada! E muita sorte em Alcalá!

  3. […] 10 universidades da região, incluindo as Universidades de Granada e Sevilla, que aparecem entre as melhores no ranking de 2015 feito pela Fundación […]

  4. […] Espanha, assim como no Brasil, as universidades públicas também aparecem entre as melhores, o que leva muita gente a pensar: “por que não fazer uma pós ou até mesmo a graduação na […]

  5. Jaqueline · · Responder

    Oi Larissa, tudo bem?

    Você conhece a ESIC?
    Eu quero fazer o meu Master no próximo ano, estive pensando em fazer na ESIC.
    Sabe se a forma de pagamento é do mesmo jeito que a sua?

    Obrigada.

    Beijos

    1. Oi, Jaqueline. Não conheço a Esic, porque a maioria dos meus colegas estuda em unis públicas, já que as privadas aqui são bem caras – bem caras mesmo, tipo 10 mil euros. No próprio site do Esic você encontra os preços. Uma dica: pergunte se o Máster é oficial, porque se não for você não pode se matricular depois no doutorado, caso você pense em seguir carreira acadêmica. Para ver se a Esic é boa, use o ranking que eu comento no post, que ele é ótimo.
      Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: