Restaurantes típicos em Madrid: onde comer comida da Catalunha

A Espanha tem atualmente os melhores chefes do mundo e uma tradição gastronômica que faz a alegria de qualquer turista. Cada região desse país tem a sua cultura e seus pratos típicos e na Catalunha não é diferente. A comida catalã é incrível e a boa notícia é que você pode prová-la também aqui em Madrid, caso sua viagem não inclua uma passagem por lá (algo que você deve reverter na próxima viagem!).

Descobrimos por acaso o Can Punyetes em uma caminhada pelo centro de Madrid quando minha mãe veio nos visitar em agosto passado. Entramos e amamos! O Can Punyetes tem dois restaurantes aqui em Madrid e na Catalunha tem outros, mas nós sempre vamos no que está próximo à Calle Mayor, porque o atendimento é ótimo. Apesar de estar no centro da cidade, fica numa rua tranquila e é uma ótima opção para quem está passeando pela região da Plaza Mayor, Palacio Real, Catedral de Almudena e não quer gastar muito.

Can Punyetes

Can Punyetes

A decoração é simples e as mesas são bem próximas. Não é o mais recomendável para um jantar romântico porque há muito barulho, mas é uma ótima pedida para ir com amigos, especialmente se você está com muita fome e quer comer algo que realmente te deixe satisfeito! A especialidade da casa são as carnes assadas de todos os tipos assadas, seja de vaca, porco ou cordeiro. Há também diferentes tipos de butifarras, uma linguiça típica da Catalunha que é deliciosa.

Butifarra, uma linguiça típica da Catalunha!

Butifarra, uma linguiça típica da Catalunha, com tosta com tomate e batata!

Esses pratos vêm acompanhados de batata assada ou de tostas com tomate e azeite (uma torrada bem crocante) custam entre 8 e 12 euros, e são bem grandes, especialmente os de carne de vaca.

Ótima opção para os que amam carne.

Ótima opção para os que amam carne.

Para entradas, o grande destaque são os calçots, uma espécie de cebola que deve ser comida com molho romesco. É delicioso e faz a maior meleca, mas vale a pena. O único problema é que os calçots não são encontrados o ano todo – só no final do inverno e início da primavera, como você pode ver nesse post do Sol de Barcelona.

O garçom ensinando a comer os calçots!

O garçom ensinando a comer os calçots!

Calçots, um clássico catalão!

Calçots, um clássico catalão, feito na brasa (a foto não faz jus à delícia que estava)!

Se você for e não tiver calçots, você pode pedir salada ou também uma tosta para dividir. Mas só se tiver muita fome mesmo, porque com o prato já costuma ser suficiente.

Para acompanhar a comida, nada melhor que um típico cava catalão, um vinho claro espumante bem refrescante. Eles têm dois tipos e os dois são bons! Para seguir as tradições, não deixe de pedir uma “crema catalana” na sobremesa que você não irá se arrepender.

Como eu já disse, o atendimento no Can Punyetes é ótimo e o ambiente é bem informal, com famílias e amigos e muita conversa.  Nos finais de semana, o restaurante fica cheio, por isso é bom chegar cedo.

Ambiente informal

Ambiente informal

O custo médio por pessoa com entrada (dividida), prato principal, cava e sobremesa (dividida) é de 20/25 euros por pessoa.

 

Anúncios

6 Comentários

  1. Nossa, eu AMO calçots! Possp comer uma caixa sozinha!

    1. Eu amei também! E esse restaurante é bem gostoso.

  2. Larissa,

    Comemos Calçots quando estivemos aí pela primeira vez, no inverno em 2012. Eu adorei. Não me lembro o nome do restaurante. Lembro-me que ganhamos uns babadores para comer a calçotada, pra evitar de ficarmos muito lambuzados.

    1. Arnaldo, se você lembrar onde foi, volte para contar, porque nós adoramos calçots. Nesse restaurante, eles também oferecem babadores e os meninos usaram, rs! Abraço!

  3. Larissa,

    O nome do restaurante é La huerta de Lleida e fica perto da praça Santo Domingo. Foi lá, também que eu experimentei os caramujos, mas estes não achei tão especiais.

    1. Irei, Arnaldo! Caramujos eu não tenho coragem de provar! 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: