La Bola, um dos restaurantes mais tradicionais para provar o cocido madrileño

Cada região da Espanha tem seu prato típico e, apesar de muita gente vir pra Madrid pensando em comer paella – o que é bastante comum e fácil de achar -, o prato tradicional da região é o “cocido madrileño”, que, apesar de não ser tão conhecido no Brasil, é delicioso e recomendo a todos provar.

madrid,cocido,gastronomia,comida

La Bola, um dos estabelecimentos centenários de Madrid

O cocido madrileño é um prato típico do inverno, embora possa ser facilmente encontrado por aqui em qualquer época do ano. É um prato pesado e que sustenta muito, ideal para aqueles dias em que você não tem nada para fazer durante a tarde e pode dormir uma siesta, rs!

Em Madrid, ele é encontrado em muitos restaurantes, mas alguns tem no cocido sua especialidade, como é o caso do La Bola, um restaurante localizado na tranquila Rua da Bola, pertinho do Teatro Real e do Palácio Real. O Bola é um dos negócios de Madrid comprovadamente centenário e isso pode ser visto numa placa comemorativa que está bem em frente ao restaurante.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Placa comemorativa do La Bola

Ele foi fundado em 1870 e ainda mantém o salão de entrada tal como era naquela época, o que garante uma viagem ao tempo, já que desde então o seu prato-chefe era o cocido, que era apreciado tanto por trabalhadores de obras e estudantes como pela infanta Isabel, para quem a carruagem do Palácio vinha buscar a comida preparada.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Salão original do La Bola, de 1870!

E o que torna esse prato tão especial? Bom, ele é bem consistente! A receita é relativamente simples: grão de bico, repolho, osso de jamón, toucinho, chorizo, carne de boi, batata e cabelo-de-anjo. O prato consiste basicamente em cozinhar tudo isso durante seis horas em fogo lento (seguindo o tempo de cozimento de cada ingrediente), usando um  puchero de barro, como o da foto abaixo. Claro que se for para mais gente, pode ser um maior!

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Servindo o caldo, que fica com um gostinho de jamón…

O prato pode ser servido junto ou separado: nesse caso, primeiro a sopa/caldo de cabelo de anjo e depois o grão de bico e todas as carnes. É uma receita saborosa e com cara de comida de casa, bem familiar. No “La Bola”, cada cocido vem com um puchero, ou seja, é comida para caramba! Eu recomendo ou pedir um cocido por pessoa (com a certeza de que vai sobrar) ou pedir uma entrada e depois um cocido para dividir. O cocido do La Bola custa  21 euros. Se sobrar espaço para a sobremesa, peça o buñuelo de maçã com sorvete, que é incrível!

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Grão de bico, repolho e carnes

O atendimento é ótimo e o ambiente é bacana, muito castizo! Recomendo fazer reserva, porque há grandes riscos de chegar lá e ficar sem, especialmente no final de semana. O único problema é que não aceitam cartões, então não esqueça de ir com dinheiro.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

O tradicional cocido madrileño

La Bola
Calle La Bola,5 (Metrô Ópera)
Horário: no almoço há os turnos das 13h30 e das 15h, e à noite fica aberto das 20h30 às 23h.

– O pessoal do La Bola convidou os blogueiros que fazemos parte do “Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid” para acompanhar o processo de preparação do cocido e depois prová-lo. A Suzana, do blog That good Trip, e eu encaramos essa “dura tarefa”! Agradeço à Mara pelo convite e à Andrea, do Descubra Madrid, por ter organizado esse encontro.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Se você quiser, peça para visitar a cozinha e ver a preparação do cocido! Esses são os ingredientes.

Anúncios

5 Comentários

  1. Marcos · · Responder

    Larissa, fiquei imaginando como lava esse puchero de barro, porque não cabe uma mão dentro. rsrs

    Larissa, você sabe informar como é o IPTU ai em Madrid?

    Obrigado!

  2. Hahahah, depende, se for a minha, que é minúscula, acho que até cabe!

    Sobre o imposto, não sei te dizer. Você teria que pesquisar por IBI (Impuesto de Bienes Inmuebles). Acho que esse site pode te ajudar: http://www.madrid.es/portales/munimadrid/es/Inicio/El-Ayuntamiento/Hacienda/Tributos-Municipales.-Tramites-y-Gestiones?vgnextfmt=default&vgnextoid=65591ce0c0aa6110VgnVCM1000000b205a0aRCRD&vgnextchannel=5b2a171c30036010VgnVCM100000dc0ca8c0RCRD&idCapitulo=4703875

  3. Marcos · · Responder

    Larissa,

    Porque você não faz alguns vídeos de Madrid, mostrando a cidade,barzinhos, restaurantes e o dia a dia, existe no youtube um canal sobre a Espanha que é feito por um brasileiro, mas ele mora em Burgos e não tem muitas coisas interessantes, você é mais descolada e conhece bem Madrid. Fica a dica! Obrigado

    Obs: Faz um vídeo no El Corte Inglês, mostrando os preços! rsrs

    1. Marcos, quem sabe? O problema é que vídeo dá muito trabalho, mas pode ser que você veja alguns em breve! Valeu pela sugestão!

  4. Marcos · · Responder

    Vídeo não dá trabalho, uma Sony Action Cam é pequena e faz ótimos vídeos, não existe um canal de brasileiros em Madrid, tenho certeza que vai bombar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: