Como usar o celular na Europa sem gastar muito

Se você está vindo para a Espanha e outros países da Europa e vai usar internet no celular, mas não quer gastar horrores com a sua conta quando voltar ao Brasil, a melhor solução é comprar um chip pré-pago local. Confesso que eu não tinha ideia de que isso pudesse ser tão barato, já que aqui eu não sou turista, mas quando um amigo veio pra cá recentemente, ele comprou um chip e se surpreendeu positivamente com o custo e o serviço.

Cada país tem sua própria operadora e a minha dica, se você quer usar internet durante toda a viagem, é comprar o chip no primeiro país onde você irá parar, caso visite vários de uma vez, mas sempre checando os valores não só nesse país como nos vizinhos, já que você pode manter o mesmo chip pra toda viagem se o que você mais vai usar for a internet.

chip,celular,internet,europa,espanha

Nesse post, incluí como funciona e quanto custa o serviço das três maiores operadoras telefônicas aqui da Espanha: Movistar, Orange e Vodafone. Lembrando que os valores são atuais e podem mudar com certa frequência! Ah, e se você chegar na loja pedindo um chip e ninguém entender, peça por “una tarjeta”.

Movistar

A Movistar atualmente trabalha com a Tuenti Móvil. Eles vendem diversos chips pré-pago com acesso à internet. O mais barato, de 7€, oferece 1GB + 50 minutos de VozDigital (um app) em ligações nacionais e internacionais.

Segundo o pessoal da loja me explicou, caso você viaje para outro país, você pode consumir internet, mas ela será paga à parte (não entra nesse 1GB que você tem direito) e os preços variam de acordo com o país.

Orange

A Orange oferece um chip por 10 euros com 2G de internet por 30 dias e 100 minutos de ligações pela Espanha. Opinião do meu amigo Marcelo que usou em março: “Ao mudar de país, somente na Europa, eles cobram 1 euro por dia para termos 100MB de internet/dia e alguns minutos de ligações para Espanha, que foi onde compramos o chip. Ao chegar no país e ligar o celular, recebemos um SMS oferecendo o serviço, aí basta responder com a palavra GO e tudo fica lindo, 3G e 4G naquele país. A internet pré-paga que tivemos é excelente, só me Londres que às vezes ficava ruim”.

Essa é a atual tarifa Ballena, que no site aparece como 8,95€, mas com o chip sai por 10€.

Vodafone

A Vodafone oferece diferentes pacotes para pré-pago. O Yuser, por exemplo, custa 10€ por mês e oferece 800 mb e 20 minutos de ligações. Já o Syper Yuser custa 15€ e oferece 1,2gb e 60 minutos de ligações. Nos dois casos, você não paga a mais pelo chip.

Quando você usar a internet em outros países, o custo vai ser debitado dos seus créditos.

Importante:

– na hora de comprar o chip na loja é necessário mostrar um documento (pode ser o passaporte) e dar um endereço, que pode ser o do seu hotel e é usado apenas para cadastramento.
– se você for a outros países, sempre que liga o celular no lugar em que chegou, a companhia telefônica te manda um sms perguntando se você quer ativar o serviço de roaming (exceto de você já tivesse o serviço contratado). Antes de contratar por meio de sms, leia as condições para não gastar todos seus créditos!
– Se você tiver experiências positivas ou negativas sobre esse tema aqui na Espanha, compartilhe nos comentário. Isso ajuda muito quem está vindo agora!

9 Comentários

  1. Marcos · · Responder

    Larissa,

    quando viajei para Espanha, usei a tarjeta da Orange, mudando para outro assunto, achei muito fraca a tv por assinatura na Espanha, poucos canais e poucas opções.

  2. Olá Larissa, muito boas informações. Quando eu fui nem comprei chip porque só usava wifi em todo canto kkkk, mas uma amiga minha usou o chip da Orange e ela achou que valeu super a pena.
    Beijosss

    1. Não tenho tv a cabo, Marcos, pq quase nem vejo tv! :p

    2. Talita, to pensando em fazer um post com dicas de onde usar wifi em Madrid, vc me ajuda??? Realmente tem tanto lugar q quase da pra viver sem 3g – ou 4g!

  3. Mariana · · Responder

    Oi Larissa! Mais um post que muito me serviu na minha chegada em Madri. Parabéns!

    Beijos

  4. Rosana Cavalcanti · · Responder

    Preciso comprar um chip para usar como gps. Qual melhor? O da Orange serve?

    1. Oi, Rosana! Qualquer um deles pode ser usado para ter acesso à internet e, com isso, ao GPS, inclusive o da Orange.

  5. Luciani · · Responder

    Oi Larissa, no meu caso estou me mudando para Espanha e tenho meu aparelho celular eu preciso desbloquear meu aparelho para conseguir usar alguma dessas operadoras???

    1. Oi, Luciani! Sim, você terá que trazê-lo desbloqueado para poder usá-lo!

Deixe um comentário

