Troca da Guarda Real de Madrid

Todo mundo conhece a Troca da Guarda de Londres, que é um verdadeiro “must see” para os turistas e aparece em todos os guias de viagem. Aqui em Madrid, também há a Troca da Guarda, mas ela não é tão popular e confesso que, apesar de saber que existia, eu esqueci completamente de vê-la. Por coincidência, estava passando perto do Palácio Real justo no dia em que ela acontece e decidi acompanhar.

troca_guarda

O evento é oficialmente conhecido como Relevo Solene e acontece na primeira quarta-feira do mês, exceto em janeiro, agosto e setembro. O objetivo é manter uma tradição que acontecia diariamente no século XIX, quando a guarda servia aos reis Alfonso II e Alfonso III. O desfile começa às 12, mas é bom chegar cedo porque fica bem lotado.

troca_guarda_3

É possível acompanhá-lo tanto da entrada principal do Palácio Real (em frente à Catedral), como na parte lateral do Palácio, em frente à Plaza Oriente. Agora em junho e julho é melhor passar bastante protetor, porque o calor nesse horário é intenso.

A apresentação dura cerca de 50 minutos e, ao final, há uma apresentação musical feita pela “Unidad de Música de la Guardia Real”. Em maio, ele tocaram quatro músicas, sendo a primeira delas “Nibelungen Marsch”, do alemão Gottfried Sonntag, que vocês podem ver abaixo.

Caso você não esteja em Madrid na primeira quarta-feira do mês e queira ver a Troca da Guarda, não se preocupe! Todas as quartas-feiras, com exceção dos meses de julho, agosto e na primeira quinzena de setembro, acontece uma apresentação um pouco menos “pomposa” que essa que eu acabei de contar na Puerta del Príncipe do Palacio. Começa às 11h e vai até às 14h.

troca_guarda_5

Nos dois casos, o evento é gratuito e toda a informação oficial está disponível aqui.

troca_guarda_4

Mas, cá entre nós, confesso que ainda acho muito estranho esse lance de morar em um país que é uma monarquia. O tema é polêmico, embora muitos espanhóis já defendam a república. Só por curiosidade, hoje se completa exatamente um ano desde que o Rei Juan Carlos abdicou e cedou o trono ao Rei Felipe.

troca_guarda_2

 

Se vocês curtiram os vídeos, assinem o canal do blog no YouTube, que em breve vão rolar muitos mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: