Bebidas típicas refrescantes para o verão espanhol

O verão chegou e parece não ir embora nunca! O jeito é tentar aproveitar as coisas boas que ele oferece, como curtir as terrazas e a piscina com os amigos. Beber é, definitivamente, parte da vida social dos espanhóis e no verão isso se intensifica, porque o calor intenso dentro de casa praticamente pede um bar com sombra e esguichos de água (essa é uma ótima desculpa para mim).

Depois de horas e horas gastos em terrazas de Madrid, decidi fazer um post falando de bebidas típicas por aqui, especialmente no verão. Nem todas têm origem espanhola, mas são fáceis de encontrar em qualquer bar ou restaurante e muito apreciadas por aqui. Se você vier, não deixe de provar algumas delas, pois faz parte da experiência cultural espanhola!

Tinto de verano

Uma das bebidas mais populares por aqui no verão e que consiste em uma mistura entre vinho tinto e água com gás ou vinho tinto e refrigerante de limão. Extremamente refrescante e bem levinho, é ótimo para acompanhar tapas. Alguns lugares vendem uma versão industrializada, com a mistura pronta, que também pode ser encontrada nos mercados.

Sangria de vinho tinto, branco ou cava

Foto: Roco Julie/CCommons  https://goo.gl/Yw40yv

Foto: Roco Julie/CCommons https://goo.gl/Yw40yv

A sangria é bem parecida com o tinto de verão, mas normalmente inclui frutas e açúcar, por isso é mais doce (mas não menos forte) e, em alguns casos, não é tão refrescante. A sangria mais comum é a aquela feita com vinho tinto, mas também é possível encontrá-la com vinho branco ou cava, o espumante comum na Catalunha. Eu, particularmente, prefiro as de vinho tinto e cava.

Cava

received_10153429887320856

O cava é o espumante espanhol por excelência e sempre vem dentro de um balde de gelo, o que garante sua frescura. Para mim, tem a vantagem de ser refrescante sem ser enjoativo. Pode ser encontrado em praticamente todos os bares. Esse da foto é do mercado de San Ildefonso e a garrafa custa 24 reais, mas é possível encontrar bem mais barato por aí.

Cerveja

cerveja

Claro que não podia faltar, né? Seja em caña, doble, tercio ou botellín, a cerveja é unanimidade por aqui. A mais popular em Madrid é, sem dúvida, a Mahou, que é a típica cerveja de verão, boa para refrescar. Para quem prefere as mais encorpadas ou de difentes estilos, há diversos bares e restaurantes que oferecem cervejas artesanais espanholas ou importadas premium.

Vermut

vermut

O vermut não é uma bebida refrescante, mas a tradição de “fazer o vermut” é ótima nessa época do ano. Esse costume nada mais é do que ir ao bar tomar um aperitivo e comer algo antes do almoço do final de semana. Como aqui, se come tarde, é bem comum ver o pessoal tomando vermut lá pelas 13h, 14h.

Gin

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A moda do gin tonic também chegou aqui e já foram criados diversos drinks com essa bebida, alguns deles ótimos para os dias de calor. Há algumas semanas estive em um evento da marca Gin Mare e tomei alguns coquetéis de gin muito bons. Um deles era chamado de mojiterraneo, feito com lima, limão, laranja e manjericão. A receita completa está aqui.

Rum 

O rum é a bebida favorita dos espanhóis na balada. Confesso que até hoje não me convence muito, porque acho enjoativo, mas já me acostumei um pouco. O drink mais comum é rum com refrigerante de limão (aqui existe Fanta limão, que é a mais popular), mas eles misturam com praticamente qualquer coisa. A desvantagem é a ressaca no dia seguinte…

Horchata

Para não dizer que só falo de bebidas alcóolicas, deixo aqui duas sugestões para todos os públicos. A primeira é a horchata, uma bebida feita com chufa (uma raiz), água, açúcar e canela. As crianças adoram porque é bem doce, mas eu não curto muito!

Granizado

Os granizados são as nossas “raspadinhas”, também bastante populares por aqui nessa época do ano.

E aí, com qual deles você fica?

Ah! Embora uma das coisas mais típicas por aqui seja o chocolate com churros, o melhor é evitá-lo durante o verão, ou você corre o risco de perder algumas horas da sua viagem no banheiro – como eu mesma vi uma vez que estive na Espanha como turista. Se a vontade for muita, prove, mas não abuse!

 

Anúncios

8 Comentários

  1. Já eu não curto bebida alcóolica, mas adoooooro uma horchata bem geladinha! Hahaha… Fico com a horchata!
    Beijo 🙂

    1. Sem álcool, as possibilidades se reduzem, né? E o café con hielo, já provou?

      1. Nunca tomei na rua, mas em casa sim! Meu namorado só tomava café com gelo, eu vivia reclamando dizendo que era nojento haha acabei acostumando e hoje adoro 😛 na verdade a única bebida alcoolica que provei aqui foi a Sangria, é muito gostosa mas vinho me da muuuita dor de cabeça, entao evito :/ queria experimentar a cava, só não tive oportunidade ainda!

      2. Eu também passei a adorar café com gelo! Prove o cava, é bem bom. E essas hierbas é tipo um licor?

      3. Não sei dizer se é tipo um licor, é alcool misturada com o extrato e aroma de várias plantas, é bem docinho mas bem forte também rs. A tradição é tomar uma dose depois do almoço aqui 🙂

      4. Ah! Também provei a Hierbas Ibicencas, claro! É típica daqui de Ibiza, muito gostosinha, mas uma dose já é suficiente pra mim rs. Não deixe de experimentar se estiver por aqui

  2. GLORIA · · Responder

    Parabéns pelo blog!
    Eu adoro tinto de verano, e horchata também, delicia!!!!!!!!!!!!
    Cava sou apaixonada….rs

    1. Gloria, obrigada! Com esse calor é difícil escolher um só, rs! Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: