Alcalá de Henares: o que ver e fazer?

Casa de ferreiro, espeto de pau! Esse ditado popular se encaixa bastante comigo quando penso nas poquíssimas viagens que fiz pela Espanha. Claro que não é por falta de vontade, mas a verdade é que depois de algum tempo morando aqui entrei no clima de “um dia, nós vamos…” e acabo deixando sempre para depois.

Plaza Cervantes

Plaza Cervantes

Com Alcalá de Henares foi assim. Eu sabia que era uma cidade incrível, porque é um dos Patrimônios da Humanidade que a Comunidade de Madrid possui, mas sempre adiava. Até que fui a um Congresso na famosa Universidade de Alcalá, me encantei e decidi voltar a passeio em um sábado.

Alcalá, cidade de Cervantes

Alcalá, cidade de Cervantes

Alcalá é uma ótima opção para quem vem passar uns dias em Madrid e quer conhecer uma cidade próxima, porque está a apenas 40 km e é bem fácil e barato de chegar usando o transporte público, como vou contar no próximo post. Além disso, é relativamente pequena e dá para ver bastante coisa em um único dia, perfeito para fazer um bate-volta.

Se tivesse que recomendar uma cidade próxima a Madrid para visitar, eu recomendaria Toledo ou Segóvia, mas Alcalá também é linda e tem duas vantagens: ser mais próxima e uma cidade plana! Pode parecer exagero, mas conhecer Toledo em um dia exige fôlego para subir suas ladeiras.

O que torna Alcalá de Henares tão especial é, obviamente, sua história! Foi lá onde nasceu Cervantes, o maior escritor espanhol, em 1547. A cidade também conta com a Universidade, que foi o melhor campus europeu na época do Renascimento – fundada em 1499!

Cerantes por todos os lados!

Cerantes por todos os lados!

Minha dica é: se for de trem, vá caminhando até o centro histórico da cidade – são cerca de 15 minutos de passeio e você vai conhecer um dos edifícios mais bonitos de Alcalá, o Palácio Laredo, construído no século XIX em estilo neogótico mudéjar. Atualmente, é um museu onde se pode ver, entre coisas, uma edição original da Bíblia Poliglota Complutense – do século XV.

Palacio Laredo

Palacio Laredo

alcala_5

Caminhando até o centro histórico, você vai chegar aos principais pontos turísticos, como a belíssima Plaza de Cervantes, onde há uma estátua do morador mais ilustre da cidade (a que aparece um pouco acima). É nessa Praça onde está a Prefeitura de Alcalá e alguns dos edifícios da Universidad de Alcalá. Se você estiver meio perdido ou quiser alguma informação específica, há um centro de informação turística que vale a pena passar – ou eu sou a única que adora ir recolhendo papéis por aí?

Prefeitura de Alcalá

Prefeitura de Alcalá

Na Calle Mayor está o Museu Casa Natal de Cervantes, que desistimos de entrar por conta da fila. A entrada é gratuita!

alcala_7

Nessa mesma rua e travessas há diversos bares e restaurantes e, por ser uma cidade universitária, o clima é bem agradável e informal. Como curtimos cerveja artesanal e já criamos a tradição de tomar uma local, apostamos dessa vez pela  Enigma, que foi aprovada.

alcala_6

Seguindo pela Calle Mayor, chegamos à Catedral Magistral e los Santos Justo y Pastor, um dos pontos turísticos mais marcantes da cidade. Diz a história que os irmãos Justo e Pastos, ainda crianças, foram martirizados por serem católicos. A catedral é em estilo gótico tardio e foi construída sobre a tumba dos irmãos, onde ainda hoje está parte dos seus restos mortais. Infelizmente, a igreja foi incendiada durante a guerra civil, mas foi restaurada anos mais tarde.

alcala_10

Caminhamos meio sem rumo e fomos parar no Museu Arqueológico. Decidimos entrar – é gratuito – e adoramos! O edifício é bem bonito por dentro e o passeio é uma ótima pedida para quem conhecer um pouco da história da Comunidade de Madrid desde a sua origem, no Paleozóico. O museu vai te guiando desde aquela época até a Idade Moderna, quando o rei Felipe II trasladou a corte a Madrid.

alcala_15

alcala_13

Outro edifícios simbólicos estão ao lado do Museu, como o Palazio Arzobispal  e o Monasterio de San Bernardo, além do chamado “recinto amurallado”: as muralhas foram construídas e ampliadas durante diferentes períodos, mas não chegam a ser impressionantes se comparadas às de outras cidades históricas da Espanha, como Ávila ou até mesmo Toledo.

alcala_14

Para mim, o passeio mais interessante da cidade é o Colégio Mayor de San Ildefonso, onde desde o início do século XVI as pessoas defendiam suas teses no Paraninfo e depois celebravam durante toda uma semana de festa – se fossem aprovados, claro! Há também um belíssima capela do século XVI. Há visitas guiadas diariamente que custam 6 euros e incluem o acesso à Capela e ao Colégio ou 7,5 e também incluem o acesso ao Palácio Laredo. Atenção: a visita é sempre guiada, por isso você tem que ir em um dos horários marcados – que estão disponíveis aqui.

alcala_18

Ao entrar, você também pode ver os jardins, extramamente bonitos, onde muitas noivas costumam tirar fotos no verão

Foram esses os principais pontos do nosso passeio em Alcalá de Henares, cidade famosa também por suas cegonhas, que podem ser vistas em todos os lados!

DSC01660

Cegonhas!

Há mais coisas para ver, por isso recomendo consultar o site de turismo da cidade ou até mesmo passar em um dos pontos de informação turística antes de começar o passeio.

Ah! Fiquem atentos às placas, já que elas indicam um pouco da história da cidade e dos seus moradores e suas culturas!

alcala_12

alcala_8

Como sempre, uma viagem no tempo! Para quem tiver um interesse especial na cidade, recomendo ler o blog Rumo a Madrid, já que a pessoa por trás dele, a Juliana, morou lá enquanto fazia um Máster na Universidade de Alcalá!

Anúncios

um comentário

  1. […] quem quiser saber o que ver e fazer em Alcalá, confiram esse post que está cheio de dicas e fotos bacanas. Como sempre, se vocês tem dicas, elas são sempre […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: