10 coisas para fazer em Madrid em setembro

O mês de setembro acaba de começar e com ele sempre vem aquele gostinho de início de ano, mais ou menos como a sensação que a gente tem depois do Carnaval no Brasil, quando o ano “começa de verdade” (o que não é 100% certo para muita gente, mas ok). Depois das longas férias de verão, é hora de retornar ao trabalho ou à escola e o ano letivo começa agora ou em outubro, dependendo do curso.

Em Madrid, a vida cultural volta à sua deliciosa rotina, que tinha ficado meio abandonada em agosto porque todos os madrileños saem da cidade. Setembro é, para mim, um dos meses mais legais para estar em Madrid, pelo clima e por essa sensação de início de “ano” e novos projetos.

E a programação cultural promete. Querem ver?

1- Cinema brasileiro na Casa de América

A Casa de América exibirá, em várias sessões, dois filmes brasileiros: “Viajo porque preciso, volto porque te amo” e “Que horas ela volta?”. Os dias e horários estão disponíveis aqui e as entradas custam 4 e 5 euros, respectivamente.

2- 2º aniversário da Central de Diseño

Esse promete ser o grande evento do final de semana. O “mercadillo” Central de Diseño, que reúne diversos designers e artesãos, entre outros artistas, celebra seu segundo aniversário em um super evento no Matadero que inclui shows e food truck. As entradas custam 2 euros (e incluem uma bebida). Acontece nesse sábado e domingo (05 e 06/09), das 11h às 22h. Esperem lotação máxima! Mais info aqui.

 

Mercado Central de Diseño

Mercado Central de Diseño

3- Festival Dias Nórdicos

O objetivo desse festival é promover a cultura nórdica em várias partes do mundo e uma delas é Madrid. A cada ano, esse festival ganha mais força e ocupa mais espaços. A edição 2015 acontece entre setembro e novembro e terá shows, cinema, atividades para crianças, exposição, poesia… a grande maioria das atividades é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso antes. A programação completa está disponível aqui.

4- DCode

O Dcode é um dos principais festivais de música que acontece em Madrid. Estivemos no ano passado e gostamos muito – apesar de não ter tantos cenários ou gêneros musicais tão variados. O bom é que nessa época do ano o clima está delicioso e não há tanta gente, então é ótimo para ir com amigos e curtir o dia dançando, tomando cerveja e batendo papo. O line-up desse ano tem, entre outras coisas, Foals, Sam Smith, Crystal Fighters… o evento será no dia 12/09 e as entradas custam 60 euros +  gastos. Info aqui.

DCode

DCode

5- Madrid Gallery

Para quem gosta de arte, esse evento é uma ótima pedida. Durante os dias 10 e 12, 45 galerias de Madrid abrem suas portas com horários e programação diferenciados e invadem as ruas. Todas as atividades são gratuitas. A programação complesta está disponível aqui.

6- Exposição Picasso no Prado

Última chance de ver a exposição “Diez Picassos en KunstMuseum Basel” no Museo del Prado, que termina nesse dia 14. Os ingressos custam 14 euros.

Expo do Picasso no Prado

Expo do Picasso no Prado

7- Flamenco Joven

Para quem gostaria de ver um espetáculo de flamenco e não sabe nem por onde começar, esse evento que acontece em Conde Duque pode ser uma boa ideia. Entre os dias 23 e 26 de setembro, se apresentarão novos talentos do flamenco e os ingressos custam só 12 euros. Confiram a programação completa.

Festival Flamenco Joven em Conde Duque

Festival Flamenco Joven em Conde Duque

8- Oktoberfest

Ok, não é a original, mas já que não estamos em Munique improvisamos com essa Oktoberfest madrilenha que, pelo menos, tem cerveja alemã. O evento acontece entre os dias 24 e 27 no Barclay’s Center e as entradas custam a partir de 15 euros, com um litro de Paulaner. É melhor comprar antecipado para garantir. Info aqui.

9- Open House

Para mim, o evento mais legal desse mês de setembro. No último final de semana do mês, mais de 70 edifícios e espaços públicos recebem os visitantes para mostrar sua história e arquitetura de maneira totalmente gratuita. Poderão ser visitados hotéis, galerias de arte, sedes de empresas, estúdios de arquitetura…. um desses dias para passear muito por Madrid e se reapaixonar pela cidade. Confiram a programação no site porque alguns espaços exigem reserva.

Centro Cultural de Conde Duque poderá ser visitado

Centro Cultural de Conde Duque poderá ser visitado

10- Visita guiada à antiga fábrica El Águila

O espaço onde antigamente funcionava a a fábrica de cerveja El Águila é atualmente a sede da Biblioteca Regional, um conjunto de edifícios belíssimo que vale a pena ser visitado, ainda mais com um guia, que te conta a história do local. A visita acontecerá no dia 24 de setembro às 18 horas e é gratuita, mas é necessário se inscrever através do telefone:  91 720 88 50/60. Mais info aqui. – Dica do blog Un sereno transitando la ciudad.

A belíssima Biblioteca Regional onde funcionava a fábrica de cerveja El Águila

A belíssima Biblioteca Regional onde funcionava a fábrica de cerveja El Águila

Resumindo, setembro é ou não é o melhor mês para estar em Madrid??

Anúncios

2 Comentários

  1. muito bom!!
    muita coisa boa reunida. fico show!

    1. Esse mês tá ótimo mesmo! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: