Sobre mim_ Sobre mí

1507713_10152447518405856_4309807703102067097_nEu sou Larissa, tenho 29 anos, sou jornalista freelancer, paulista, doutoranda e apaixonada por Madrid, onde moro desde setembro de 2011. Não vim parar aqui por coincidência. Desde 2004, na minha primeira visita à Espanha (um mês de estudo intensivo de espanhol), me apaixonei pela cidade e decidi que voltaria assim que possível. Demorou, mas em 2011 vim para cá para fazer um mestrado em Psicanálise e Teoria da Cultura. O o que era para ser um ano se tornou um período indefinido.

O blog é um espaço destinado a brasileiros que planejam visitar Madrid nas férias ou vêm a negócios por uns dias. Ou para quem, assim como eu, vai passar um mês, um semestre ou um ano na cidade estudando, trabalhando, curtindo, se conhecendo ou seja lá o que for. A ideia é oferecer por aqui dicas básicas para turistas e também apresentar alguns cantos não tão conhecidos da cidade, assim como um pouco da cultura espanhola e do “Brasil” que encontramos por aqui.

O nome do blog é uma brincadeira com o costume espanhol de repetir as palavras para enfatizá-las. As touradas, por exemplo, são coisa da “Espanha, Espanha”, assim como o samba é “Brasil, Brasil”. Como ainda sou apenas uma iniciante na cidade, espero contar com a ajuda de amigos e leitores (futuros amigos, ¿por qué no?) para apresentar essa cidade que nos deixou ‘enamorados’. Sinta-se à vontade para me escrever suas dicas ou perguntas nos comentários ou por e-mail: estoesmadridmadrid@gmail.com

¡Hasta pronto!

Español

Hola,

Me llamo Larissa, tengo 29 años, soy periodista freelancer, nací en São Paulo, hago un Doctorado en Comunicación y estoy enamorada de Madrid, donde vivo desde finales de 2011. Estar aquí no es una casualidad. En 2004, en mi primer viaje a España (vine a hacer un curso intensivo de español por un mes), me enamoré de la ciudad y decidí volver cuando me fuera posible. Cuatro años después, pasé por Madrid en un viaje por Europa y el año pasado vine a Madrid para hacer un Máster en Psicoanálisis y Teoría de la Cultura. Lo que era para un año se volvió para un período indefinido.

El blog es una idea que tuve desde que empecé a hacer las maletas para venir, pero se quedó en un cajón y ahora, por fin, salió del papel. Este es un espacio para brasileños que planean visitar Madrid en las vacaciones o por cuestiones de trabajo por unos días. O para quien,  como yo, va a estar en la ciudad por un mes, un semestre o un año estudiando, currando, disfrutando, conociendo a uno mismo o lo que sea. La idea es ofrecer aquí algunas informaciones básicas para turistas y también presentar algunos sitios no tan conocidos de la ciudad, así como un poco de la cultura española y del “Brasil” que encontramos aquí. Por supuesto, españoles y latinoamericanos son muy bienvenidos y por eso hice esta versión en castellano 😉

Como soy sólo una aprendiz cuando el tema es “Madrid”, espero tener vuestra ayuda para presentar la ciudad que nos dejó enamorados. Puedes escribirme preguntas o consejos en los comentarios o por el e-mail: estoesmadridmadrid@gmail.com

¡Hasta pronto!

70 Comentários

  1. Mauren Mendes · · Responder

    Olá Larissa, adorei teu blog, qual teu endereço de e-mail? Abraço Mauren

    1. Mauren,

      Que bom começar o dia com um elogio assim, rs! Obrigada!
      O meu email é estoesmadridmadrid@gmail.com 🙂

      Um abraço!

  2. Giovani · · Responder

    Olá Larissa, boa tarde. Encontrei seu blog pesquisando pela internet informações sobre Madrid.
    Estou sendo transferido para Madrid. Esta será nossa cidade (minha, de minha esposa e filhinho de 6 anos) pelo menos pelos próximos 2 anos….
    Posso lhe enviar um e-mail com algumas perguntas iniciais, sobre bons bairros para morar, boas escolas? Afinal o que mais precisamos agora são de boas dicas…;)
    um abraço,

    Giovani

    1. Giovani,

      Tudo bem? Poxa, tenho certeza de que vocês irão adorar!
      Pode me escrever que vou te ajudar no possível. Sobre os bairros, acho que posso dar algumas dicas, já em relação às escolas fica um pouco mais complicado porque não tenho filhos e todos que conheço também não. Mas posso tentar dar uma pesquisada.

      Abs,
      Larissa

  3. Giovani · · Responder

    Muito obrigado Larissa.
    Então manteremos contato sim…rs
    Lhe envio um email. Grande abraço.

    Giovani

  4. Bruna Zunhiga · · Responder

    Oi Larissa, achei seu blog por acaso pesquisando sites de aluguel de quartos em Madrid. Assim como você, me apaixonei por Madrid quando estive ai de férias e agora estou indo estudar pós-graduação em Marketing Digital, em outubro de 2013 chego por ai, se tudo der certo!

    Gostaria de manter contato contigo para tirar dúvidas, obter dicas e etc. Estou “enlouquecida” aqui buscando um quarto pra alugar, se possível em um apê compartilhado com estudantes, pessoas bacanas para fazer amizade e tudo mais… só que orçamento está apertado!rs Queria gastar 250 euros/mês para morar…se puder me dar dicas de bairros mais baratos, ou até mesmo se souber de alguém que esteja alugando quarto agradeceria muito! Vou estudar no bairro Chamartín.

    Obrigada.

    Beijos, Bruna.

    1. Oi, Bruna! Claro que podemos manter contato. Me mande seu email que te envio algumas informações por lá. Pode ser? Imagino sua ansiedade faltando tão pouco pra viagem!

      Beijo

  5. Bruna Zunhiga · · Responder

    Oi Larissa, super obrigada pela resposta!

    meu e-mail é bzunhiga@gmail.com

    valeu!!!

    beijos!

  6. Valéria Garcia · · Responder

    Olá Larissa, assim como você adoro a Espanha, já fui várias vezes para passar as férias!
    Este ano vou com uns amigos, no último dia do ano, chegamos aí dia 31/12 pela manhã, e estou procurando algo legal para o Réveillon… Você tem alguma dica, além dos “botellón”?

    Abraços!

    Valéria

    1. Valéria,

      Para os brasileiros acostumados com o Reveillón com calor e praia, Madrid é meio furada. No ano passado fiz um post sobre a noite de Ano Novo com dicas de alguns lugares e devo fazer neste ano quando estiver mais perto. O problema é que ainda é meio cedo, mas lá pelo finalzinho de novembro já deve ter alguma coisa.
      De qualquer forma, acho que o melhor é ir para uma festa (se possível, que venda entrada antecipada) para não ter que ficar congelando na rua indo de um bar para outro, rs! Mas aí depende do espírito de vocês (e do botellón, claro!). Abs!

  7. Monica Maria · · Responder

    Larissa meu nome e Monica e vivo em Lanzarote , gostaria de mais informacoes sobre onde comprar comida brasileira ( tipo calabresa, carne seca e flocos de milho para cuscus) sou pernambucana e sinto muita falta destes produtos! Obrigada

    1. Monica,

      Tudo bem? Conheço dois sites de produtos brasileiros aqui na Espanha, mas não sei se eles entregam em Lanzarote e se eles têm o que você está procurando. De qualquer maneira, te mando para você dar uma olhada: http://tienda.intertropico.com/ e http://www.deliciaslatina.es/
      Espero que dê certo!

  8. Aline · · Responder

    Boa noite Larissa.
    Tudo bem?
    Gostaria de falar com voce, por e-mail…
    Voce pode me escrever, para iniciarmos uma conversa?
    Obrigada

  9. Jessika · · Responder

    Olá, ja que mora ai tem um tempo, conheci um espanhol aqui no Brasil e estou namorando ele, com o fim do ano chegando gostaria de saber o que os espanhois gostam de receber de presente.. se poder, me ajudaaaaa obrigado

    1. Oi, Jéssika

      Acho que mais do que com a nacionalidade, o gosto por um presente está relacionado à personalidade. Meu namorado adoraria se eu desse livros pra ele no Natal, mas eu sei que nem todos os espanhóis pensam assim. Se ele gostar do Brasil, você pode pensar em algo relacionado ao país: havaianas, camisa da seleção, uma cesta de produtos brasileiros. Aí vai de acordo com a tua criatividade!

  10. OLa Larissa, achei o seu blog pesquisando sobre o que fazer de bom em Madrid! Vivo em Lisboa estudando por cá e vou passar esta virada de ano para 2014 nessa bela cidade. Estou bem empolgado é a primeira vez por aí nessa data especial para nós brasileiros quando estamos cheios de esperanças por um ano fantástico! Adorei o seu blog!!
    Valeu!

    1. Oi, Bruno! Receber esse feedback é sempre muito bom! Fico feliz que você tenha gostado do blog.

      Espero que você tenha uma ótima passagem de ano e curta muito Madrid! Ah! E espero suas dicas depois 🙂

      Abs,
      Larissa

  11. Dayane · · Responder

    Oi Larissa..que prazer ter encontrado seu blog..ja morei em Madrid e conto os dias para poder voltar. Tudo ai eh encantador. Boa sorte em td ai…e agora vou acompanha sempre seu blog. Se vc tiver face ou instagram…me passa se puder…bjos…e Hasta Pronto!

    1. Oi, Dayane!

      Difícil esquecer Madrid, né? Espero que dê certo seu retorno! Tenho perfil do blog tanto no facebook (Esto es Madrid Madrid) quanto no instagram (Estoesmadridmadrid). Espero você lá! 🙂

  12. Emmanuelle · · Responder

    Oi Larissa, parabéns pelo blog! Muito legal…Estou indo pra Madrid início de março, faço pós-doc e estou indo pra fazer uma parceria de pesquisa. Posso lhe enviar um e-mail perguntando algumas coisinhas? Estou perdidona rsrsrrs…Bj

    1. Emanuelle, pós-doc?? Que corajosa!!! Claro que pode me escrever! Beijo

  13. Ingrid · · Responder

    Vim ler mais sobre a autora e tive uma grata surpresa! Só podia ser jornalista para ser tão gente boa! hahaha Que bacana saber que você é uma colega de profissão! Também sou jornalista freela de conteúdo digital aqui no Brasil! Desejo vida longa ao blog! Está me ajudando demais! 🙂

    1. Hahahah! Obrigada!! Opa, quando precisar de algum freela, estou aqui, rs!

  14. Mara Salgado · · Responder

    Olá Larissa! Encontrei seu blog dentre muitos e gostei muito da forma e do conteúdo! Bem legal! Você compartilha informações essenciais a quem está em “estado de ansiedade”…
    Começo a me organizar para ir para Madri para um ano de estudos de doutorado. Gostaria de ir com minha filha de 13 anos, contudo a grana é muito pouca, mesmo. Fixa mesmo, é praticamente a bolsa de doutorado de 1.300 euros. Sabe me informar se a Espanha oferece programas de auxílios para estudantes, como na França, para aluguéis ou outros benefícios? Ou outras informações referentes à sites sobre ingressos em escolas públicas e os trâmites necessários nos casos de filhos de estudantes de estrangeiros que chegam à Espanha? Obrigada e bons ventos em sua vida!
    Mara.

    1. Mara,

      Tudo bem? Que bacana que você vai vir fazer o doutorado aqui! Em qual universidade? Sinceramente, não sei sobre esses programas de auxílio. Vou pesqusar e te aviso, ok? Obrigada! Abs, Larissa

  15. JESSICA · · Responder

    O Larissa, eu vou estudar da Politecnica CEU San Pablo de setembro – janeiro, você poderia me dar umas dicas de bairros para morar??? Estou dando uma olhada na internet sobre aptos, mas não consigo decidir nada.

    1. Oi, Jessica!

      Bom, depende do seu bolso e dos seus objetivos. Se você prefere ficar bem perto pra ir pra faculdade não só pras aulas, mas tb pra estudar na biblioteca, por exemplo, eu recomendaria os bairros que estão perto: Moncloa, Islas Filipinas. Mas se você prefere mais estar perto da região comercial, bares, baladas, é melhor estar mais perto do centro: sol, lavapiés, la latina, embajadores. E se você tem grana pra gastar e quer um lugar mais bacana e tranquilo, o mais recomendado é Salamanca e aquela região. Espero ter ajudado!

  16. encantada de conocer tu blog

    1. Muchas gracias!!!

  17. José Luiz · · Responder

    Boa tarde Larissa.
    Acabei de votar…
    Lendo o seu blog (aliás muito bom…) vi diversas informações as quais acredito que vão facilitar alugar um quarto em Madrid.
    Sou professor da UFES e estou indo a Madri para meu Pós Doc na Politecnica de Madri.
    Me diga… como faço para procurar um quarto entre 250 a 350 euros mês… tens alguma indicação??
    Quanto a aturar pessoas… isso eu tiro de letra… sou paciente…
    Se puder me dar algumas dicas agradeço… devo permanecer de dezembro/14 até junho/15.
    Um abraço
    José Luiz

    1. Oi, José Luiz

      Tudo bem? A melhor maneira de buscar um quarto é através de alguns sites. Eu recomendo o Idealista, Fotocasa, MilAnuncios e também no PisoCompartido.com. Nesses sites, você pode filtrar por cidade, bairro, preço. E, em alguns casos, você pode até escolher com quantas pessoas quer morar e o gênero dessas pessoas.

      Boa sorte na procura!
      Abs,
      Larissa

  18. E ai, Larissa!
    Que felicidade encontrar uma brasileira em MadTb, bem-vinda! Adoro o português, é que por essa ração eu comecei estudá-lo. Muita boa ideia a de o seu blog, adorei! Acho será muito util pra aqueles brasileiros que queram vir pra Espanha.
    Espero que a gente se veja no Birratour e possa conversar um pouquinho com você, tenho muita saudade de falar com brasileiros! Adoro a língua e o país!
    Abs,
    Claudia
    http://www.soloida.com

    1. Oi, Claudia

      Ah, que delícia é encontrar alguém que se dedica a aprender o nosso idioma! Com certeza, nos veremos no BirraTour e bateremos papo – em português!
      Obrigada por passar aqui!
      Um beijo

  19. Álvaro Rios · · Responder

    Lali, que legal reencontra-la mesmo por aqui, sucesso bjs Al

    1. Álvaro,

      Agora já pode acompanhar minhas aventuras aqui. Estou esperando a visita de vcs! Um beijo!

  20. José Luiz · · Responder

    Olá…
    Vou permanecer em Madri por 8 meses. Já estou aqui há um mês. Me diga, o que podes me dizer de um lugar bom que possa discutir aspectos culturais??
    Sou professor da UFES no Brasil e estou a estudos.
    José Luiz

    1. Oi, José! Bem-vindo a Madri! Bom, há muitos espaços propícios a discussões culturais, sociais, políticas e por aí vai… alguns são gratuitos, outros pagos. Eu recomendaria alguns espaços como La Casa Encendida, Casa del Lector (e Matadero de forma geral), Museu Reina Sofía, PradoLab (uma iniciativa do Museu do Prado), La Tabacalera e o Círculo de Bellas Artes. Além disso, as universidades têm muitos grupos de estudo e há iniciativas simples, mas interessantes, em pequenas livrarias, como a “La Buena Vida”. Talvez se você puder especificar um pouco melhor o que está procurando, eu possa dar dicas que vão direto ao que você procura. Um abraço!

  21. José Luiz · · Responder

    Penso que é isso mesmo. Agora, você falou em Grupos de Estudo. Exatamente isso… grupos de estudo que façam discussões acerca de Arte, Cultura, etc.

    1. José, eu procuraria primeiro na própria universidade e depois ampliaria para esses lugares que você comentou. Nesse post, eu mencionei alguns cursos que para mim pareciam interessantes e que talvez possam te ajudar: http://estoesmadridmadrid.com/2014/10/22/estudar-em-madrid/

  22. Acabo de aterrizar no se blog e já sou fan. De Barcelona, residente em Madrid e amante do Brasil. Espero poder compartilhar com você opiniões e impressões a partir de agora. Beijos!

    1. Oi! Seja bem-vinda por aqui! Será ótimo trocar impressões com uma barcelonesa sobre Madrid. Você já foi ao Brasil?
      Beijo

  23. […] Esse diário de bordo é muito especial. Normalmente sou eu quem vivencio as experiências dos lugares visitados e tento passá-las para ajudar a viagem de vocês. Porém, fuçando um pouco pela net achei um site sensacional chamado ¡Esto es Madrid, Madrid! comandado pela Larissa Andrade. Ela é uma paulistana que se mudou para a cidade e fixou residência em 2011. No blog ela conta várias curiosidades, costumes, dá dicas e conselhos sobre a capital espanhola. Deu para perceber então que ela é a pessoa mais indicada para dar dicas valiosas sobre a cidade que com certeza é “alvo” de muitos turistas. Ela, gentilmente, atendeu meu pedido e topou criar esse post com várias dicas para quem deseja visitar pela primeira vez a capital espanhola (eu me incluo nessa, um dia vou para lá – ainda mais depois de ler isso e ficar com vontade)! Detalhe: o nome do blog é muito bem sacado, pois é um trejeito de linguagem dos espanhóis que eu não sabia (veja aqui). […]

  24. Larissa Yepez · · Responder

    Olá Larissa!!!!
    Primeiro devo dizer que ADOREI o blog. Parabéns!!
    Também sou graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista e agora estou cursando Rádio, TV e Internet. Estou fazendo minha inscrição em um intercâmbio e tenho três opções de universidades na Espanha, sendo elas: Universidad de Burgos, Universidad de Salamanca e Universitat de Valencia.
    Quero saber se você pode me dar uma luz para escolher, porque sei que são boas universidades, mas não sei qual é melhor. Você sabe qual dessas é forte na área de comunicação?

    Obrigada!!!

    Beijos,
    Larissa

    1. Oi, Larissa!

      Tudo bem? Eita mundo pequeno! Esse intercâmbio é através da Metodista? Bom, não sei qual dessas universidades é a mais recomendada em Jornalismo ou Comunicação, porque todo mundo que eu conheço da área estudou aqui (a maioria veio de outras comunidades, como Galicia ou Extremadura), por isso só posso falar pelas daqui. Você chegou a ver esse post? Talvez ele possa te ajudar: http://estoesmadridmadrid.com/2014/06/20/quais-sao-as-melhores-universidades-espanholas/ Além disso, achei essa matéria que talvez também possa te dar alguma informação revelante: https://ampainstitutoventura.wordpress.com/2014/05/10/ranking-de-las-universidades-espanolas-2014-del-diario-el-mundo-las-50-carreras-mas-demandadas-en-espana/

      Boa sorte! Um beijo

    2. Ah, e outra coisa! Não esqueça de checar se as aulas em Valencia são em espanhol ou valenciano – isso pode complicar, rs!

  25. Brasileiro · · Responder

    Larissa, acompanho seu blog, várias dicas boas, porque você não faz um vlog, procurei alguns vídeos no youtube e só achei o vlog do Rael que é o “Vai pra Espanha”, ele mora em Burgos. Com o vlog ainda dá pra ganhar algum com o Patreon, Carlinhos Troll está ganhando muito dinheiro. Boa sorte! Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Glauber Rocha

    1. Oi, Brasileiro! Quem sabe? Ainda não tive tempo (e coragem) de me arriscar nos vídeos, mas pode ser que no futuro eles apareçam por aqui. Um abraço!

  26. Ana Paula Martino · · Responder

    Olá Larissa:
    Definitivamente concordo com vc: Madri é apaixonante! Passei três meses aí acompanhando meu marido no final do ano passado. Foi uma experiência única, pois levei meu filho de 3 anos comigo. A cidade é acolhedora e respira arte em cada esquina! Andávamos o dia inteiro, o que me fez ganhar o apelido de cabrita (!!!!).
    Agora voltarei para passar uma semana, e descobri o seu blog.
    Quem sabe não acabo ficando de vez também!

    1. Opa, Ana! Acho que sempre tem lugar para mais um 😀
      Espero que curta as dicas do blog e volte aqui para compartilhar as suas, afinal é sempre bom conhecer dicas e experiências novas.

      Um abraço!

  27. Oi Larissa,
    Cai no seu blog de para-quedas e sua historia é um pouco parecida comigo. Eu estudava espanhol no Brasil desde 2006 com um senhor de Madrid que era casado com uma brasileira e e dava aylas nos livros dai. E por coincidência ou destino, comecei a namorar um português em São Paulo em 2008 e em 2009 ele foi transferido para Madrid. Fui para a cidade onde fiquei com o visto de turista por 3 meses, voltei pro Brasil desistindo de ficar ai por um tempo ilegal, me arrependo, mas coloquei na cabeça que um dia vou voltar para essa cidade que me acolheu de braços abertos e me deixou apaixonada. Demorou mas acho que no final do ano eu volto.
    Adorei seu blog e o adicionei ao meu que abandonei por um tempo, mas resolvi retomar.

    1. Realmente, impossível não se apaixonar por Madrid, Glaucia.

  28. Olá Larissa,
    Estou planejando ir para Madrid estudar por 6 meses na Universidad Europea de Madrid, gostaria de saber qual o preço de apartamentos nos arredores ou de residencias universitárias para já começar a me preparar e juntar dinheiro para a viajem. Você poderia me ajudar?
    Obrigada pela atenção.
    Thalita.

    PS: Seu blog só esta me deixando com mais vontade de ir!!!! hahaha ❤

    1. Oi, Thalita. Vai rolar em breve um post sobre aluguel nos diferentes bairros de Madrid, mas já antecipo que nesse post você pode encontrar algumas coisas: http://estoesmadridmadrid.com/2013/01/21/alugar-apartamentoquarto-em-madrid/

      Pelo que vi, os dois campi são fora do centro, um é Villaviciosa e o outro é em Alcobendas, então você teria que ver se vale mais a pena morar perto da faculdade ou em Madrid. É importante avaliar o custo-benefício das duas opções.

      Um abraço! 😀

  29. Gostei muito do blog.Dicas úteis, bem escrito e muito útil. Passei um ano na Espanha fazendo graduação sanduíche, e pretendo assim que possível poder voltar com minha namorada pra esse lugar incrível. Essa viagem e o fato da minha namorada ter morado na Itália nos levou a começar a escreve rum blog sobre os lugares que viajamos. Todo anos vamos à Buenos Aires e eu lembro muito da cidade que morei na Espanha. Em San Vicente, Alicante.

    1. Oi, Belquior! Poxa, que tal deixar tuas dicas de Alicante para quando eu passar por lá? Obrigada pelas palavras! 😀

  30. Sabrina · · Responder

    Olá, Larissa! Vou para Madri para o doutorado sanduiche e tenho algumas dúvidas sobre o transporte público e o que seria mais viável, pensando no campus onde irei estudar e na moradia, a qual ainda estou buscando. Será que poderíamos trocar email? Segue o meu (sabrina.psic@gmail.com). Abçs.

    1. Oi, Sabrina! Me mande suas dúvidas por email (estoesmadridmadrid@gmail.com) ou até mesmo por aqui que eu te respondo, sem problemas. Um abraço!

  31. Olá Larissa! Parabéns pelo blog, está super completo! Estou indo para Madrid agora em setembro pois minha esposa acabou de ser aprovada em um mestrado em fotografia. Acontece que eu fui aprovado em um doutorado em Braga (Portugal) e, como tenho poucas aulas (1 dia por semana), tentarei morar em Madrid e ir semanalmente para Portugal. Não sei se você conseguirá me ajudar, mas minha dúvida é: se tiro o visto de “marido de estudante” espanhol ou de estudante português. Você sabe se com o visto de cônjuge de estudante eu poderia sair semanalmente da Espanha? Ou se teria problemas com isso? Por um acaso você conhece alguém que mora em Madrid e estuda em outro país? muito obrigado! abs

    1. Oi, Gregório! Não conheço ninguém nessa situação, que é bem específica. Acho que o ideal seria ir ao consulado da Espanha e perguntar qual seria a saída mais adequada. Em teoria, se você reside na Espanha, o correto seria vir como acompanhante da sua mulher, mas nunca se sabe. De qualquer maneira, não acredito que você tenha problemas porque você não deve passar por controles policiais nem no aeroporto, nem nas estações de trem, já que são considerados “voos regionais”.

      Sinto não poder ajudar mais! Obrigada pelo carinho e sejam bem-vindos!

      1. Obrigado!!

  32. Olá Larissa! Obrigada por seguires o Contramapa, espero qu tenhas gostado do meu blog! Também gostei de visitar o teu… não conheço bem Madrid, e vou voltar aqui quando viajar para lá 🙂

    1. Oi, Diana! Espero que você tenha a oportunidade de vir a Madrid e, quem sabe, a gente se encontra para tomar um café! Um beijo

  33. ELINTON VARGAS · · Responder

    Ola Larissa, minha esposa foi há 10 dias para Espanha, em Zaragoza, onde o pai dela reside, ele ja possui a cidadania. Gostaria de saber, eu sendo formado em Administração de Empresas, qual seria a maneira mais “fácil” de conseguir visto para permanecer na Espanha como residente e poder trabalhar? Há possibilidade? O que recomenda? Saudações.

    1. Oi, Elinton. Falei sobre a questão do visto aqui: http://estoesmadridmadrid.com/2015/04/16/trabalhar-na-espanha/ Você teria que consultar um advogado para saber se sua mulher também pode tirar a cidadania e, de repente, você também. Um abraço!

  34. Dilma Oliveira · · Responder

    Oi Larissa. Estava aqui pesquisando sobre a Espanha e encontrei o seu site. Que maravilha de idèia, parabèns pelo trabalho. Queria te falar um pouco sobre minha idèia, è o seguinte: Vivi na Italia por 8 anos, e agora estou na Alemanha onde tenho o visto para estudo do idioma. Sou tècnica em enfermagem, e trabalhei como assistente a enfermos na Italia. Eu gostaria de experimentar passar um tempo na Espanha, nao importa em qual cidade. Voce poderia me dar algumas dicas de como fazer para nao ter que ficar ilegal no pais? Como me informar sobre salarios, etc? Valeu.
    Um abraço com as melhores energias. Meu email è dilmanair@googlemail.com

    1. Oi, Dilma! Para ficar legalmente no país, você precisaria de um visto de estudo ou de trabalho. Mas, conforme eu comentei nesse post (http://estoesmadridmadrid.com/2015/04/16/trabalhar-na-espanha/), para ter o visto de trabalho é preciso antes ter um trabalho, o que é meio complicado nesse cenário de crise. Sobre os salários, há um site chamado “Tu salario”, que mostra o salário médio por profissão e anos de experiência; talvez lá você possa ter uma base. Um abraço!

  35. cremilde · · Responder

    Olá Larissa!
    Adorei o seu blog, estou a pensar ir 3 dias a Madrid com o meu marido e filho, que tem 8 anos. O que poderemos visitar em tão pouco tempo? Vamos para o Terminal 1 (aeroporto), onde nos aconselha a procurar dormida? E transportes, qual o melhor, metro ou bus? Agradeço todas as dicas, estou um pouco perdida 😦

    1. Oi, Cremilde! Tudo bem?
      Eu sempre recomendo começar por aqui: http://estoesmadridmadrid.com/2013/03/04/roteiro-de-madrid-um-dia-de-caminhada-parte-1/
      Sobre hotéis, acabou de sair esse post: https://blogueirosmadrid.wordpress.com/2015/08/18/melhores-hoteis-de-madrid/
      E em relação ao melhor meio de transporte, eu recomendo o metrô, que tem uma rede bem ampla e é fácil de usar. Boa viagem!

  36. Paula · · Responder

    Oi Larissa estava olhando seu blog e adorei seus comentários sobre MADRI e sua visão como moradora. Estava dando uma olhada nos bairros que você mencionou o Carabanchel e o Aluche onde os preços de alugueis são mais acessíveis. Gostaria de saber se estes bairros são bons para se morar. Muito Obrigado

    1. Oi, Paula! São bairros mais simples, onde você vai encontrar os típicos “problemas” de bairros mais simples: aptos menores, um pouco mais afastados do centro, com menor oferta cultural, não tão limpos ou bonitos quanto os bairros mais elitizados, mas isso não significa que sejam ruins. Isso depende mais de vc e do que vc está procurando e do quanto está disposta a pagar. Um Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s