O melhor de Madrid sem pagar nada

(Atualizado em set/2015)

Tenho colocado muita coisa no blog que vale mais para quem mora em Madrid ou fica aqui por um bom tempo do que para quem vem a turismo. Quem passa três, quatro dias em Madrid quer ver o TOP 10 da cidade, embora esse TOP 10 varie muito pra cada um. Separei algumas cinco atrações que para mim são TOP 10 em Madrid e que qualquer pessoa pode ver SEM PAGAR NADA se fizer um planejamento – ou simplesmente ler essas dicas.

Museo del Prado

Imperdível! Tem uma das maiores coleções da Europa, com Goya, Velázquez, Rubens, etc., etc., etc. O problema é que a entrada custa 14 euros. Se você quer entrar sem pagar nada, a visita à coleção permanente do museu é gratuita de segunda a sábado, das 18h às 20h e aos domingos e feriados, das 17h às 19h. Obviamente é pouco tempo para ver tudo, então planeje bem sua visita e chegue mais cedo do que isso porque sempre tem MUITA fila! Para quem tem até 25 anos e é estudante, a entrada é gratuita.

Museo del Prado

Museo del Prado

Museo Reina Sofía

Arte dos séculos XX e XXI é aqui! Ou seja, no Reina Sofía tem Picasso, Dalí,Miró, etc. Embora a entrada seja só 8 euros, aos domingos, a partir das 13h30, a entrada é gratuita. Também não paga nada quem for às segundas, quartas, quintas, sextas e sábados (não abre às terças) entre às 19h e às 21h. Para estudantes universitários até 25 anos (que comprovem), a entrada é gratuita sempre.

Museo Reina Sofía, meu favorito!

Museo Reina Sofía, meu favorito!

Templo de Debod

O templo foi construído no século II A.C ao sul do Egito e acabou sendo um presente do país ao governo espanhol pela ajuda que a Espanha prestou quando alguns monumentos egípcios corriam perigo devido à construção de uma barragem. Entre outubro e março, a visita ao Templo pode ser feita de terça à sexta, das 9h45 às 13h45 e das 16h15 às 18h15, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 20h. Mas só entra quem chegar 15 minutos antes desses horários de fechamento. Eu recomendaria chegar uns 30 minutos antes para garantir lugar, já que é pequeno e só podem entrar 60 pessoas por visita.
Se os horários não coincidem e a visita ao Templo não é possível, eu recomendaria vê-lo pelo menos por fora porque é bem bonito e sempre rende boas fotos. Aos sábados sempre tem uns casais de noivos posando por lá!

Do Egito direto pra Madrid

Do Egito direto pra Madrid

Mirador del Palacio de Cibeles

Antes gratuito, o Mirador do Palacio de Cibeles passou a custar 2 euros (culpa da famosa crise, por supuesto!). Vale a pena pagar porque a vista de lá de cima é bem bonita. Para quem estiver na cidade na primeira quarta-feira de cada mês, a entrada é gratuita, você só precisa pedi-la no balcão de informações. O mirador está aberto das 10h30 às 13h30 e das 16h às 19h. Ainda não fui à noite para ver se é bonito, mas prepare-se para o frio nessa época do ano!
Aproveitando que já está lá, dê um passeio pelo Palacio de Cibeles porque ele é lindo!

Vista do mirador

Vista do mirador

Palacio Real

A visita ao Palacio Real custa 10 euros, mas os brasileiros (na verdade, todos os ibero-americanos) têm entrada gratuita garantida de segunda a quinta, das 16 às 18 horas (entre outubro e março) e das 18 às 20 horas (entre abril e setembro). Chegue cedo porque a fila é enorme e um pouco lenta, e leve o passaporte ou um documento que comprove a nacionalidade. E prepare os pés porque o Palacio é enorme.

Não, o rei não mora aí!

Não, o rei não mora aí!

10 Comentários

  1. Ingrid · · Responder

    Sensacional esse post! Anotei tudo! 😀

  2. […] atividades gratuitas e os museus também têm horários com entrada gratuita ou com desconto. Aqui rolou um post sobre […]

  3. Lucas de Jesus Meireles · · Responder

    Olá, tenho o sonho de ir ao Santiago Bernabeu ver o Real Madrid, gostaria de passar uns 5 dias em Madrid, muito por conta do estádio, quanto custaria mais ou menos uma viagem rápida como essa ?

    1. Oi, Lucas! O maior gasto é com a passagem, sem dúvida. Você gastaria cerca de 2.500 reais (é possível encontrar mais baratas, se você pesquisar e tiver flexibilidade no período da viagem). Por dia, calcule uns 50/60 euros de gastos com alimentação, transporte e outros gastos. E se você ficar em albergues, é possível gastar uns 25 euros por noite. Muitas agências vendem pacotes que talvez valham a pena para o seu caso. Não deixe de ver um jogo e o museu do Real Madrid, que é imperdível para os fãs de futebol. E confira o blog de uma brasileira apaixonada por futebol espanhol: http://efeitofuria.com.br/

  4. Olá Larissa,
    Andei a pesquisar sobre Madrid, porque no próximo fim-de-semana passarei quase um dia inteiro no aeroporto de Barajas e queria para conhecer (um bocadinho) da cidade. Moro perto, no norte de Portugal, mas nunca parei em Madrid (lá diz o ditado, santos da porta não fazem milagres).

    Por coincidência, “vi-a” no IG de uma amiga virtual em comum, a Paula do Mochilinha Gaúcha, e me meu um clique “é esse blog que eu estava à procura”! 🙂
    Já estou a segui-la no IG, no twitter e no facebook. Vou explorar um pouco as suas dicas.

    Sabe se no aeroporto tem algum local onde posso deixar a mala, mediante pagamento? O que acha melhor para ficar com uma ideia geral da cidade em poucas horas (hop on, hop of; andar a pé…)? Vc topa tomar um café comigo nessa minha visita relâmpago? Deixo os meus links, para vc não achar que sou alguma psicopata (sou apenas uma viajante que reconheceu outra).

    Abraço
    Ruthia d’O Berço do Mundo
    https://www.facebook.com/BercoDoMundo?fref=ts

    1. Oi, Ruthia! Que legal ter me encontrado. Vou te mandar um email sobre o café!
      Quanto às malas, há o serviço de guarda-volumes. Aqui tem a informação sobre preços e onde você encontra: http://www.consigna.es/
      Eu sou sempre adepta da caminhada, rs! Fiz um post que pode te ajudar exatamente para quem fica em Madrid apenas algumas horas: http://estoesmadridmadrid.com/2014/11/24/conexao-em-madrid-o-que-fazer-em-seis-horas-em-madrid/

      Um abraço!

      1. Vou conferir o post. Obrigada.

Deixe um comentário