Como usar o metrô de Madrid

(ATUALIZADO EM JULHO/15)

O metrô de Madrid é o transporte mais usado pelos madrileños para se locomover no dia-a-dia, além de ser o transporte mais usado pelos turistas. A principal vantagem é, sem dúvida, o tamanho da rede – é possível ir de um extremo a outro da cidade só usando o metrô e pagando, no máximo, 2 euros.

Atualmente, o preço das passagens varia entre 1,5 euro (até 5 estações) a até 2 euros. É muito caro se fizermos a conversão ao real, mas o metrô é o jeito mais fácil e rápido de qualquer lugar, normalmente está tranquilo e mesmo quando está lotado não te apertam tanto! Além disso, é quase uma análise antropológica no sábado à noite, com o pessoal bêbado indo pra balada – bebendo no vagão, é claro! – e as senhoras de 70 anos todas maquiadas indo tomar suas ‘copas’.

Para quem fica alguns dias a Madrid fazendo turismo, a melhor opção é o bilhete com 10 viagens, que tem custo fixo de 12,20€, independente de quantas estações você percorre dentro da área principal de Madrid, que é onde estão TODOS os pontos turísticos – além disso, o bilhete pode ser usado por mais de uma pessoa, ou seja, você pode passar com ele e entregar pra quem está viajando com você; e pode ser usado também nos ônibus que rodam na cidade.

As estações de metrô também vendem um Tourist Travel Pass, que te permite viajar quantas vezes você quiser por dia. O bilhete para um dia custa 8,40 euros e, quanto mais dias, mais barato ele fica proporcionalmente, podendo chegar a até sete dias, que sai por 70,80. Nunca comprei esse bilhete e acho que não vale a pena, principalmente porque a maioria das atrações turísticas de Madrid fica bem próxima uma da outra e ninguém vai usar o metrô tantas vezes que justifique esse preço.

Aos que vem para estudar, trabalhar ou ficar por aqui por um mês ou mais, o ideal é fazer o cartão de transporte público, que você recarrega quando quiser e ele pode ser usado por um mês no ônibus, metrô ou trem. Fiz um post específico sobre isso, que você encontra aqui.

Tanto o abono mensal, como os bilhetes individuais ou de dez unidades são vendidos em todas as estações nas máquinas. Quase sempre tem um funcionário nas estações principais para ajudar em caso de dúvida, mas as máquinas também estão disponíveis em português e inglês e dá para pagar com dinheiro e cartão de crédito e débito (no cartão, o valor mínimo é de 5 euros).

A maioria das estações também tem um mapa de toda a rede de metrô junto às cabines onde ficam os funcionários. Se você sempre perde seu mapinha (como eu), recomendo baixar este aplicativo para celular que não custa nada e funciona mesmo sem internet, assim você pode consultar mesmo quando está correndo de uma estação pra outra e está em dúvida sobre que sentido ir. Mas, no geral, é bem fácil andar pelo metrô madrileño.

Ah! Ao contrário de Londres e outras cidades, aqui em Madrid você não tem que passar o bilhete também quando sai da estação. Isso significa que não há um controle sobre quantas estações você percorre. Com isso, muita gente simplesmente compra o bilhete individual escolhendo uma opção que vai percorrer poucas estações para pagar menos – mesmo quando vai mais longe. Sabe o tal jeitinho brasileiro? Parece que pega! 😛

Anúncios

5 Comentários

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Você deve ser dessas que não pagam bilhete em Amsterdan ou Bruxela só porque não tem ninguem para conferir né???? Não basta ter seu “jeitinho brasileiro” no Brasil… tem que fazer essas coisa slá fora?

    kkkkkkkkkkkkk

    “Espertinha”

    1. Que nada, Igor! Eu pago mesmo. Aliás, meu maior gasto na última viagem à Holanda foi justamente o transporte, que é bem caro por lá. O que eu quis dizer foi justamente o contrário: temos a mania de achar que são só os brasileiros que fazem estas coisas, quando na verdade todo mundo faz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: