Natal e Ano Novo longe de “casa”

Chega o final de ano e todo mundo no facebook começa a falar sobre os planos do Natal com a família e o Ano Novo na praia com os amigos e, por aqui, a situação não é diferente: quase todo mundo viaja para sua cidade de origem (já que em Madrid tem muita gente que é de outras regiões da Espanha) para estar com a família nessas datas.

1483318_383119661834190_704588831_n
E você pensa no Natal “em casa”. O problema é que “casa”, depois de dois anos e alguns meses longe, não significa mais a mesma coisa. Aliás, é bem difícil para mim definir casa neste momento. Claro, a casa é aquele lugar para onde já vai no mínimo para dormir à noite e onde estão nossos pertences, mas vai muito além disso.

natal1

E acho que nessa época do ano o termo “casa” ganha um significado diferente. É aquele monte de tradições para as quais você não ligava muito. É o pernil, é o stress dos dias anteriores procurando presentes em shoppings lotados, com pessoas irritadas brigando por vaga no estacionamento, é o trânsito danado para ir pra praia e levar 3 vezes mais tempo do que o normal. É a decoração dos shoppings e da Paulista com neve falsa quando faz um calor de 32 graus. É ouvir a música da Simone e querer correr  – ou o jingle da Globo, dá na mesma.

natal2

Mas confesso que isso faz falta! Porque é estranho nessas datas não ter tudo aquilo que parecia normal, não ter as musiquinhas de Natal de sempre, não ir comprar roupa nova branca para usar na praia e ter sorte. É ainda mais estranho esperar o dia 06 de janeiro para entregar e comprar presentes (día de Reyes)…

Dá saudade? Dá muita!!! Mas morar longe tem dessas coisas e a verdade é que, embora o primeiro ano longe seja difícil, os outros costumam ser mais fáceis. E já que estamos aqui o jeito é aproveitar e aprender as tradições espanholas nessas festas. E embora a saudade seja enorme e aperte ainda mais nessas datas, eu tenho que confessar que estou feliz da vida de poder passar mais um Natal e um Ano Novo aqui com minha família espanhola. Ah, e vai ter jamón, o que já garante boa parte da festa! 🙂

Feliz Navidad, guapas y guapos!

natal3

Anúncios

um comentário

  1. […] estamos de novo no final do ano e eu não consigo acreditar que já é meu quarto Natal longe de “casa”! Agora já acostumei bastante com as festas aqui, mas nos primeiros anos, confesso que a falta de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: