O clima em Madrid mês a mês

Para quem saiu de São Paulo, a ideia de ter estações definidas me agradava muito porque eu achava um saco essa coisa de sair cheia de roupa cedinho, passar calor na hora do almoço e sofrer com chuva à tarde. Madrid tem essa vantagem: o clima é relativamente estável, embora seja um pouco difícil dizer antecipadamente como estará o clima no próximo inverno, já que os fenômenos climáticos também chegaram por aqui.

O que sim é uma certeza é que no verão faz MUITO calor, chegando aos 40 graus; e no inverno faz frio, mas um frio moderado se compararmos com o resto da Europa e rigoroso se compararmos com o de São Paulo. A vantagem é que, por aqui, todo lugar tem aquecedor, então você só passa frio na rua mesmo – na verdade, você corre risco de passar calor durante o inverno porque tem lugares que deixam a calefação super alta. Já no verão, praticamente todo lugar tem ar-condicionado.

Outra característica marcante do clima de Madri é que ele é MUITO seco. No verão, você não sua, mas sente uma sede absurda e a pele fica péssima – assim como no inverno. Quase nunca chove e, como boa paulistana que ama e odeia SP, eu sinto uma saudade imensa daquele cheiro de chuva e escutar trovões. Em três anos morando aqui, acho que houve só umas três tempestades.

No fim, tudo o que em algum momento é visto como vantagem, em outros parece desvantagem. Quando chega abril, por exemplo, você não aguenta mais frio e daria tudo por um dia de muito calor; enquanto em agosto, naquelas noites em que não se pode dormir devido ao calor extremo, dá vontade de voltar pro inverno rapidinho.

Quando as pessoas perguntam qual a melhor época para vir a Madrid, eu sempre digo que é durante a primavera ou o final do verão- começo do outono, quando o clima é agradável (exceto se você tem alergia, porque aí a primavera é um festival de espirros!). Nesse post, vou tentar descrever o clima mês a mês para que cada um possa escolher o que mais gosta.

Janeiro  – o ano começa com frio e temperaturas que ficam entre os 5 e 13 graus. A sorte de Madri é que, mesmo no inverno, costuma fazer sol, então não há problema para os turistas que vêm pra cá nessa época e têm medo de enfrentar frio + chuva.

Árvores secas e muito frio!

Árvores secas e muito frio!

Fevereiro – é o mês mais frio do ano. Nesse ano, nevou umas duas vezes, mas nevar em Madri é pouco comum e a cidade fica meio caótica, com muito trânsito e atrasos no transporte público. A temperatura está sempre abaixo dos 10 graus, mas quase nunca abaixo dos 3, 4 graus. A desvantagem de vir nessa época, para quem não está acostumado com muito frio, é que os dias são curtos e isso pode afetar o seu humor, já que o dia só está claro por volta das 8h30 e às 18h já está bem escuro.

Neve em Navacerrada, a uma hora de Madrid.

Neve em Navacerrada, a uma hora de Madrid.

Março – as temperaturas sobem um pouco, mas ainda faz bastante frio. O problema (para quem mora aqui) é que quando chega essa época você já está sonhando com dias de calor, rs! As temperaturas seguem baixas, no máximo, 8/10 graus. Embora nesse ano, tenha feito um pouco mais de calor no meio do mês.

20140309_150145

Qualquer sol é motivo para ir pro parque e se esquentar

Abril – Esse mês é uma incógnita. No meu primeiro ano aqui, em 2012, abril foi um mês com temperaturas agradáveis, por volta dos 12-14 graus durante o dia e um pouco mais frio durante a noite.  Mas nos últimos anos o frio continuou em abril e até nevou umas duas vezes. Isso porque, na teoria, a primavera começa nessa época. Em abril chove um pouco, mas nada demais.

Madrid chuvosa

Madrid chuvosa

Maio – as temperaturas começam a subir e, durante o dia, pode chegar aos 18, 20 graus. Além disso, as árvores ficam carregadas de flores e a alergia ao pólen afeta 11 de cada 10 pessoas que moram nessa cidade.

20140501_174013

Alguém aí falou em sol?

Junho – finalmente o calor aparece, de dia e à noite. As piscinas públicas costumam abrir entre o final de maio e o começo de junho, todo mundo passa a desfilar na rua de camiseta, short e chinelo e você descobre que o inverno engorda. Nesse ano, o clima não estava muito estável no começo de junho e fazia fresco durante a noite.

Telas para proteger os pedestres do sol intenso no centro de Madrid

Telas para proteger os pedestres do sol intenso no centro de Madrid

Julho – Verão! Muito calor! Muito mesmo, com as temperaturas chegando na casa do 40! A cidade muda de cara, todo mundo quer sentar nas terrazas (áreas externas) dos bares, os cinemas a céu aberto começam a funcionar, os shorts ficam cada vez mais curtos, os festivais tomam conta do país e o tinto de verano volta com força total. Para quem mora aqui, julho costuma ser um bom mês, mas para os turistas eu não recomendo tanto porque o calor intenso dá uma desanimada. Mas, se você vier nessa época, busque um hotel com ar-condicionado, ou você corre o risco de ter sérios problemas pra dormir.

Ruas vazias às 16h da tarde!

Ruas vazias às 16h da tarde!

Agosto – Lembra o calor de julho? Ele piora um pouquinho! Agosto é o mês das férias e Madrid fica vazia de “locais”, porque todo mundo vai pra praia ou pra um lugar mais fresco. Não se surpreenda se até aquele bar que você tanto sonhou em ir está fechado porque tem vários lugares que simplesmente fecham durante uma ou duas semanas. As férias são sagradas! Para quem vem, vale a mesma dica de julho: procure um hotel com ar-condicionado e, além disso, beba muita água e evite sair no horário entre às 14h e às 17h – se você sair, você vai entender porque existe a “siesta”. A vantagem de julho e agosto é que os dias são bem longos: às 7h já está claro e o sol só se põe lá pelas 22h da noite.

Mês mais quente em Madrid e época das festas típicas

Mês mais quente em Madrid e época das festas típicas

Setembro – Pouco a pouco, o clima vai mudando. Os dias ficam mais curtos, as noites passam a ser mais frescas, as folhas começam a cair e, quando você se dá conta, o outono já chegou. E é um alívio enorme para quem já estava cansado do calor, como sempre acontece comigo. As temperaturas podem chegar (ou até superar) aos 30 graus no começo do mês, mas já no finalzinho ela cai e fica em tono aos 18-22.

20130906_205237

Outubro – meu mês favorito. É em outubro que o outono ganha cara, com as ruas cheias de folhas secas e o clima mais fresquinho – eu adoro! As noites costumam ser mais frias, então quem vem nessa época já pode trazer roupas mais grossas – mas nada muito exagerado. Durante o dia, o clima costuma ser agradável: dá para ficar de calça jeans e uma blusinha fina de manga comprida.

DSCN0166

Retiro durante o inverno

Novembro – Dias mais curtos e frios. Para quem gosta, como eu, é uma época deliciosa! Os restaurantes já preparam o cardápio de inverno, a cidade ganha decoração natalina e a temperatura fica na casa dos 10, 12 graus.

Dezembro – Passar o Natal com frio tem seu encanto. No ano passado, até caiu uma neve fininha por cinco minutos… quem vem nessa época deve se preparar com roupas mais grossas e acessórios – luva, cachecol, touca. Já o Ano Novo sem calor é bem estranho e, para quem estava acostumada com sol e praia, o Reveillón daqui é bem diferente! Ainda assim, muita gente faz botellón na rua, mesmo com temperaturas por volta dos 4, 6 graus. O bacana é todo mundo de ressaca tomando chocolate quente e churros no dia 01º de manhã, porque só assim dá pra esquentar um pouco. Para quem estuda, há um período de férias entre o Natal e o dia 06 de janeiro, quando se celebra o Dia de Reis – responsáveis por trazer os presentes para as crianças.

Chocolote com churros da Valor

Chocolote com churros da Valor

Anúncios

28 Comentários

  1. flavia · · Responder

    Oi, já tem neve na serra em novembro???

    1. Flávia, difícil dizer com 100% de certeza, mas normalmente já tem neve no final de novembro, mas a estação só costuma abrir mais tarde.

  2. José · · Responder

    Excelente artículo, só duas pequenas matizaçoes: o mes mais frío do ano fica normalmente da mitade de dezembro á mitade de janeiro, e o mais quente sempre da mitade de julho à mitade de agosto… Cumprimentos pelo seu Blog 😉

    1. Oi, José

      Obrigada pelo comentário. Poxa, eu acho que faz mais frio em janeiro e fevereiro que dezembro. Em relação ao calor, agosto é o pior mês, mas julho também já está bem quente. Pelo menos é o que vi por aqui nesses três anos que estou em Madrid.

      Um abraço!

  3. Olá
    Tenho lido sb se vestir em camadas. Vc acha que as camisetas de poliamida para colocar embaixo da roupa são suficientes? E os pés, botas sem pele aguentam o clima de Madrid em inicio de janeiro? Obrigada.

    1. Oi, Ligia

      Tudo bem? Olha, aqui em Madri faz frio, mas também não é tudo isso. Para os pés, uma meia mais quentinha funciona ou, em um dia mais frio, meia calça e meia por cima. Uso botas normais, nunca de pele. Sobre a camiseta de poliamida, pode ser uma boa. Eu, particularmente, não uso porque não sinto necessidade. Às vezes uso segunda pele, mas é bem raramente. Em Madrid, a temperatura não costuma ficar abaixo dos 4 graus. Já se for para outras partes da Europa, aí vale mais a pena. De qualquer forma, acho que é melhor comprar aqui do que aí porque certamente será mais barato.

  4. Ligia · · Responder

    Muitíssimo obrigada. Depois de Madrid sigo para Andaluzia. Outra coisa, vc acha uma boa comprar aqueles casacos impermeáveis forrados com pena de ganso? Se sim, onde é melhor procurá-lo? Obrigada mais uma vez. Abraços

    1. Ligia, acho que nem precisa! Aqui quase nunca chove, rs! Mas se você decidir comprar, eu recomendaria a Decatlon, que é quase sempre a opção mais barata! 🙂

  5. É que sou super friorenta! Muito obrigada por tudo. Abcs

    1. Ah, a Dacatlon daqui, que é mais barata que daí. Isso sim, traga ou compre aqui luvas, cachecol e uma touca, isso sempre ajuda! E tome um chocolate quente com churros pra esquentar.

  6. Osvaldo Martinez · · Responder

    Larissa, pretendo morar em Madri com minha família, definitivamente, uma vez que o Brasil está se deteriorando com a atual política e seus governantes. Somos brasileiros e também temos nacionalidade espanhola, ou seja, somos espanhóis. Você poderia me ajudar informando quanto se paga pela compra de uma casa ou apartamento com três dormitórios e quanto se precisa em dinheiro para se viver de forma simples, sem luxo, com duas crianças na escola e como é a saúde, etc. . Obrigado pelas informações que puderem nos ajudar. Osvaldo.

    1. Oi, Osvaldo. Tudo bem? Uma pena que o motivo para vir para cá seja esse, mas entendo sua posição. Gostaria apenas de ressaltar que a corrupção entre os governantes na Espanha também vem preocupando muito e que os espanhóis estão bastante insatisfeitos e decepcionados com seus políticos, por isso, não espere nada muito diferente do Brasil nesse aspecto.
      Em relação à compra da casa, isso varia muito de acordo com a cidade em que você pretende morar. Os centros urbanos são sempre mais caros. Minha recomendação é consultar os sites de compra e aluguel, como o Idealista ou o Fotocasa. Em relação à escola e saúde, a maioria das famílias de classe média por aqui usa a educação e saúde pública, que é gratuita (ou melhor, você paga por esses serviços com seus impostos). Hoje em dia também há muitas escolas “concertadas”, que são privadas, mas subsidiadas pelo governo.

      Não sei se isso te ajuda muito, mas minha recomendação é focar um pouco mais para poder encontrar custos de vida próximos à realidade do lugar em que vão morar e que se encaixem ao seu orçamento. Boa sorte!

  7. Osvaldo · · Responder

    Obrigado pelas “dicas”. Vou acompanhar os sites e, também, seu blog que é muito interessante. Na metade deste ano estarei aí na Espanha com minha família. Se precisar algo por aqui estarei à disposição. Atenciosamente, Osvaldo.

    1. Obrigada, Osvaldo! E boa sorte no processo. 🙂

  8. Renato Teixeira · · Responder

    Olá adorei seu blog! Vou para Madri em Abril dia 21 a 28 e estou sem saber o que levar, roupas para frio ou roupas mais leves. Imaginei chegando com roupas para frio e estar fazendo calor kkkk ou ao contrário. Levo um pouco de cada? O que acha?

    1. Oi, Renato! Abril é um mês meio chatinho porque o clima ainda não está definido. Já tivemos anos em que chegou a fazer muito frio e outros mais quentes. Como você vem no fim do mês, o mais provável é que durante o dia faça um tempo agradável (20, 22 graus) e à noite faça um pouco mais fresco (uns 15 graus). Não precisa vir com uma mala enorme, com casaco, luva, cachecol… de calça jeans e uma blusa mais quentinha para as noites já dá para ficar numa boa. Mas minha dica é dar uma olhada na semana anterior à viagem para não ter surpresas!

  9. jhwnnyevk · · Responder

    Ola boa noite, eu pretendo me mudar para Madrid mais penso muito em relacao a trabalho e apartamento para alugar que ta muito dificil de arrumar..voce teria uma ideia de apartamento pelo centro de Madrid proximo mais ou menos da Plaza Mayor?

    1. Oi! Sites como o Idealista e Fotocasa te permitem fazer as buscas por bairro. Com certeza, você encontra muita coisa lá! 😀

  10. […] açúcar que tem uma uva varia de acordo com a fotossíntesse e é por isso que a Espanha, sendo um país com tanto sol, têm uvas tão doces. Alguns países têm que incluir açúcar no vinho, o que não acontece por […]

  11. […] costumam acontecer por aqui só durante o verão. Além disso, eu amo a alegria que há nas ruas em maio, quando o calor volta e as pessoas estão super contentes. E também adoro quando o frio começa, em novembro, e eu posso […]

  12. Boa tarde Larissa, vou com meu marido para Madri entre os dias 12 e 20 de dezembro de 2015. Como moramos numa cidade quente, estou com um pouco de medo do frio madrilenho rs. Vc poderia me dizer qual tipo de roupa e sapato devemos levar e qual seria mais ou menos as temperaturas para essa época do ano? Parabéns pelo blog e obrigada por nos ajudar.

    1. Oi, Anna! No próprio post você encontra as informações relativas à temperatura, que costuma ser entre 5 e 8 graus nessa época do ano (com dias um pouco mais quentes ou frios). Sobre a roupa, recomendo o kit completo: botas, segunda pele, meia-calça, cachecol, luvas e touca. Não é nada de outro mundo, mas para quem não está desacostumado o melhor é se prevenir!

  13. Ana Paula Bahia · · Responder

    Olá, pretendo estar em Madri em meados de janeiro de 2016. Duvidas: você sabe quando abre a estação de esqui navacerrada? Esta época do ano já está aberta? E se estiver, lá alugam as roupas térmicas para brincar na neve como em Bariloche? Sabe quanto custa?

    Obrigada.

    1. Oi, Ana Paula! A data de abertura da estação varia de acordo com a quantidade de neve que cai… pode ser em novembro ou bem ao final de dezembro, mas em meados de janeiro já deve estar funcionado, sim. Sobre roupas términas, não sei. Tente ver no site deles: http://www.puertonavacerrada.com/ 😀

  14. Fernando · · Responder

    Bom dia Larissa.
    Vou para Madrid no mês de Janeiro dia 14/01/2016 gostaria de saber sobre a média da temperatura nesse periodo e também em relação ao meio de transporte de MADRID para BARCELONA, ou seja, é mais vantagem em termos de preços ir de TREM DE ALTA VELOCIDADE ou de AVIÃO ?

    1. Oi, Fernando. A média de temperatura na segunda quinzena fica entre os 5 e 10, 12 graus. Sobre a forma mais vantajosa de ir a Bcn, eu prefiro o trem por já te deixar numa região mais central e não ter que ir à estação uma hora antes; mas às vezes o avião é bem mais barato. Você tem que ver o melhor custo/benefício. Sobre o trem de alta velocidade Madrid-Bcn falei nesse post: http://estoesmadridmadrid.com/2015/02/27/trem-madri-barcelona-ave/

  15. […] curtir muito, especialmente na praia. Os madrileños costumam sair da cidade nessa época porque o calor é insuportável, mas, para aqueles que ficam ou que vêm justo nesse mês, há várias atividades […]

  16. […] madrileños saem da cidade. Setembro é, para mim, um dos meses mais legais para estar em Madrid, pelo clima e por essa sensação de início de “ano” e novos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: